Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 02:37:26

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto CNC  (Lida 34200 vezes)
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« : 20 de Julho de 2011, as 14:33:07 »

Vejo muita gente aqui no forum falar sobre CNC, e mesmo eu adoraria ter uma aqui, home made, claro...
Será que a gente não consegue fazer um projeto (ou 2 - 1 para corpos e braços de guitarra e outro para bobinadeira de trasnformadores e captadores)?
Eu não tenho experiencia com CNC, mas já vi que tem gente aqui que tem...
Quem puder ajudar...
I don't want to die young...
I want to diode!
rafammbass
Visitante
« Responder #1 : 20 de Julho de 2011, as 14:33:54 »

Eu encaro
http://buildyourcnc.com
DIY Freak

Obrigado

« Responder #2 : 20 de Julho de 2011, as 14:42:34 »

Pode-se acrescentar um outro projeto... para se fazer PCIs...
Acho que para começar seria o ideal...

-----

Kem, o problema seria o custo que não seria lá dos mais amigáveis. Em torno de 5 a 7 dinheiros pra se fazer uma CNC decente.
Por R$5.000 sei onde fazem tudo e me entregam pronta... Ja configurada...
« Última modificação: 20 de Julho de 2011, as 14:56:43 por kem » Registrado

I want to diode!
leehfreire
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1

« Responder #3 : 20 de Julho de 2011, as 14:58:31 »

A desse cara aqui tava ficando por isso... Só que também é de primeira qualidade
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #4 : 20 de Julho de 2011, as 15:29:43 »

As vezes, fazer alguma coisa "home made", nem sempre significa ficar "mais barato".
E sim, as vezes entra a questao de a propria pessoa ter feito...
Observemos isso ao montarmos uma guita... dependendo da madeira, dos captadores, das ferragens... pode ficar mais caro que uma que ja tenha o mesmo setup...
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #5 : 20 de Julho de 2011, as 16:50:04 »

... sobre esse assunto que começou lá na "black special", se eu chegar ao ponto de gastar tanto, deixo o handmade de lado. Mas se desejarem fazer algo pro nosso bolso, tenho inicialmente o conceito de que seriam necessários os seguintes passos: Entender o sistema da impressora ploter, adaptar o sistema para a movimentação de uma tupia, ter condições de controlar a velocidade, pois madeira duras (no caso de luteria, se é que é possível) seria necessário um trabalho lento. Precisaria-se ainda do controle de curso para ajustar a profundidade ex: um furo mais raso, poderia ser a "imprensão" de um segundo desenho com a profundidade ajustada para não avançar muito.  Isso seria uma senhora gambiarra! A longo prazo não duvido da possibilidade de materializá-la.      Pra minha necessidade atual, de cortar com precisão o formato de uma guitarra, estou pensando apenas em montar um motor em um virabrequim improvisado, pra fazer subir e descer com precisão, uma serrinha  ( dessas de arco de serra). Nesse caso eu poderia serrar a madeira com grande previsibilidade...  Acompanharei as idéias desse novo projeto... Sugiro apenas que utilizem recursos fáceis de encontrar e de se adaptar às eventuais mudanças de tecnologia. Abraço. Sucesso!

-----
Errata... Impressoras não fazem o desenho livre, elas seguem uma programação tipo varredura. Caiu meu conceito inicial. Não tenho a técnica.
« Última modificação: 20 de Julho de 2011, as 17:55:37 por Rafael O Leite » Registrado
leehfreire
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #6 : 20 de Julho de 2011, as 18:45:31 »

Sobre o que eu postei mais cedo... Ficaria em torno de 5 a 7 dinheiros, porém uma do nivel de uma de 15 a 17 dinheiros industrializada...
Mas com certeza a galera se unindo aqui sai alguma coisa muito boa e não tão cara
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #7 : 20 de Julho de 2011, as 18:51:25 »

Posso agora estar falando besteira, entao corrijam...
Aquelas maquinas de bordar, nao fazem o bordado (impressao) por varredura como as impressoras laser ou jato de tinta.
Elas bordam uma figura, depois outra...
Se for baseados em uma dessas?
yuri1
Freqüente
**

Obrigado

Hey..Mother Foca.

« Responder #8 : 20 de Julho de 2011, as 20:59:28 »

GrAmorin o principio seria o mesmo, porem para uma cnc de grande porte o controlador eh diferente, a eletronica eh de menos, vale mais a pena comprar a eletronica pront, pois tem um otimo custo beneficio, no forum cnc mania tem um pessoal que ja fez alguns, eu mesmo ja tive vontade de fazer, por 5k se monta um otimo cnc, da para aumentar ou diminuir custos no projeto...

O que envolve um projeto cnc>

Controladores, parte eletronica, custo sai uns 300 reais.

Transformador e motor de passo.

Estrutura mecanica.

Nesses dois ultimos eh onde se gasta mais.

Estudando um pouco sobre materiais descobri que da para utilizar plasticos como pvc e poliuretano reforcados em boa parte da estrutura de projetos desse tipo de engenharia.

uns 5k se faz uma OTIMA CNC...mas fica a pergunta, sera que voce utilizaria tanto assim...um pessoal de SP fez um hackerspace, um espaco para as pessoas construirem coisas poucas e falarem de computador...

Sera que nao seria a hora de os handmades fazerem um handmadespace, um club onde onde as pessoas bancariam e teriam acesso a esse tipo de ferramenta mais cara... mas isso ja eh assunto para outro post.
DIY Freak

Obrigado

« Responder #9 : 20 de Julho de 2011, as 21:24:19 »

Tem essa aqui no ML, razoavelmente perto de casa... R$7.400,00.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193198132-fresa-router-cnc-3-eixos-alta-preciso-imperdivelconfira--_JM
Completa, até com computador.
Sai mais barato fora do ML e sem CPU.
Eu acho que com calma deve dar pra fazer uma mais em conta... Mas tem que se saber exatamente o que tem que ser feito... Numa hora dessas o que custa mais caro são os erros...

Rapida busca:
Motor de passo 12KGF.CM: R$300,00 3 peças: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186232013-motor-de-passo-eixo-z-eixo-x-eixo-y-router-cnc-_JM
« Última modificação: 20 de Julho de 2011, as 21:31:09 por kem » Registrado

I want to diode!
leehfreire
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #10 : 21 de Julho de 2011, as 00:37:49 »

Deve também ser levado em conta se a CNC aguenta o que a gente precisar, senão não adianta nada, eu quero não quero fazer bordado em madeira pra minha mãe o resto da vida e não poder fazer corpos de guitarra
DIY Freak

Obrigado

« Responder #11 : 25 de Julho de 2011, as 02:40:54 »

Bom... no final acho que não é de interesse de muita gente uma cnc...
Eu gostaria de saber o que fazer... Tipo um projeto ja com tudo o que precisa fazer, comprar, etc...
Tem muita informação na net, mas precisa pesquisar muito, e to podendo tomar mais tempo com outro projeto...
Se alguém quiser dividir esse tempo comigo (cada um pesquisa uma parte) to nessa...
I want to diode!
Balen
Visitante
« Responder #12 : 25 de Julho de 2011, as 11:56:16 »

Eu gostaria de saber o que fazer... Tipo um projeto ja com tudo o que precisa fazer, comprar, etc...
Tem muita informação na net, mas precisa pesquisar muito, e to podendo tomar mais tempo com outro projeto...
Se alguém quiser dividir esse tempo comigo (cada um pesquisa uma parte) to nessa...

A questão é que tem muita opção pra fazer a máquina, o que vai te "direcionar" são seus objetivos com a CNC (realização pessoal, hobby, uso profissional) e, principalmente, seu orçamento.

recomendo uma olhada nesse fórum: http://www.guiacnc.com.br/

Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12

« Responder #13 : 25 de Julho de 2011, as 14:39:42 »

Ainda não ví um tutorial com tudo pronto e mastigado, mas já pesquisei muito sobre esse assunto.

Acho que poderia começar pela parte eletrônica que são os drives dos motores, a opção mais barata que encontrei foi a CNC3AX, tem muita informação sobre essa placa na net. Até modificações na alimentação dos fets para conseguir maior rendimento.

Eu estou nessa.....vou comprar os motores e montar a parte eletrônica, se conseguir fazer com que funcione vou partir para o projeto da estrutura.
Americana-SP
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #14 : 25 de Julho de 2011, as 15:24:15 »

mrmagoo, a parte eletronica vem meio que pronta né?!?
E a parte estrutural?!? Eu tenho mais receio é dessa parte. Pena que você mora em Americana. Se fosse SP ou Santos, podiamos combinar de fazer juntos.
A sua ideia é para cortar corpos e braços também?
Temos que estabelecer medidas minimas para a area util da CNC.
Acho que o comprimento tem que ser o de um braço de baixo + 5~10cm (também não vamos chegar ao preciosismo de querer fazer corpo/braço de uma peça só né?!?). Lateral acho que 50~60cm da conta. Profundidade uns 10cm.
Quanto maior a area util maior o custo.
I want to diode!
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: