Esse transformador de 15+15v é realmente necessário? Porque podia puxar uma tensão mais próxima a 15v de algum ponto do circuito do ampli e colocar uns resistores e capacitores pra reduzir a voltagem...
No site da accutronics tem um esquema elétrico de um driver-recovery pra usar num reverb de mola. Vou anexá o pdf aqui embaixo.
A minha dúvida também é: basta esse circuitozinho e ligar o tanque em +-15V?
É, mas nesse caso o reverb deve ser colocado em "paralelo", como nesse esquma da fender:
https://taweber.powweb.com/store/6a14_schem.jpgE não sei se entendi sua pergunta direito Marcel, mas o tanque só tem entrada e saída mesmo, não tem que por nenhuma tensão nele.
Lá no GGG tem um esquema t
b
(moderador, peço que me suspenda do fórum), que usa um TL74, e é bem compacto.
Eu nunca tive a oportunidade de comparar reverb de mola valvulado e solid lado a lado, então não sei se tem muita diferença, o ruim do valvulado é a necessidade de usar um transformador de "saida" parar a valvula, já que a impendancia de entrada do tanque é baixa(entre 8 e 200r), e o uso de dois triodos de uma valvula mais forte(mas dissipação de placa) como a 12AU7, para "empurrar" o tanque, ou um pentodo como a EL84 ou melhor, uma ECL82, que já tem o triodo para o segundo estagio e o pentodo.