Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 16:32:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Black Special  (Lida 11188 vezes)
Rafael O Leite
Visitante
« : 17 de Julho de 2011, as 12:03:50 »

 Uma adaptação da Red Special de Brian May. Para aqueles que desejam fazer uma guitarra diferente, ao estilo Brian May, sem contudo copiá-lo plenamente. Meu projeto mescla o que vejo de mais interessante na Red Special com a expressão colonial de algumas LesPauls populares.
« Última modificação: 17 de Julho de 2011, as 12:08:13 por Rafael O Leite » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 17 de Julho de 2011, as 13:34:59 »

Parabéns, mas pelo que entendi seu projeto é além de "neck thru body", até as "asas" do corpo fazem parte da mesma peça de madeira, é isso?

Legal, mas nem a Red Special, que tem o braço mais tosco que já vi, nem a Les Paul tem esse preciosismo todo. Se for bem sucedido imagino que o sustain dessa bichinha deverá ser pra lá de absurdo!

Vai precisar de uma senhora peça de madeira, heim? Qual madeira tem em mente?

 Bravo Bravo Bravo
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #2 : 17 de Julho de 2011, as 15:01:35 »

Essa eu quero ver pronta!
Sempre fui louco pela guitarra do Brian May!
Vai fundo. To torcendo!

abraço,
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #3 : 17 de Julho de 2011, as 15:27:02 »

parabens pela iniciativa!

estou louco pra me aventurar na construção de uma guitarra, quem sabe aconpanhando o seu projeto eu não tome coragem  Grin
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #4 : 17 de Julho de 2011, as 16:45:36 »

Ta parecida com a do Andreas Kisser que foi feita pelo Luthier Murilo
caça no vocêtubo que tem videos do planejamento e contrução
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
mganzer
Visitante
« Responder #5 : 18 de Julho de 2011, as 10:38:23 »

Parabéns, mas pelo que entendi seu projeto é além de "neck thru body", até as "asas" do corpo fazem parte da mesma peça de madeira, é isso?

Legal, mas nem a Red Special, que tem o braço mais tosco que já vi, nem a Les Paul tem esse preciosismo todo. Se for bem sucedido imagino que o sustain dessa bichinha deverá ser pra lá de absurdo!

Vai precisar de uma senhora peça de madeira, heim? Qual madeira tem em mente?

 Bravo Bravo Bravo

eu entendi do contrário, me pareceu braço colado, com a ponta justamente em baixo do captador do braço, como as LP mais antigas... é isso?
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #6 : 18 de Julho de 2011, as 11:27:08 »

Tenho a minha disposição Cedro e Jacarandá da Bahia ( nota: caído naturalmente, sou honesto). Pretendo iniciar a construção dentro de um mês e meio (nas férias), até lá estarei juntando ferramentas e opiniões relevantes. Minha intenção é fazê-la realmente em uma peça só, sem dispensar um tirante no braço. Conforme sugestão do dignissimo Alex Frias (que fez um ótimo pedal Brian May), farei uma reavaliação da largura do braço.
Críticas são sempre bem vindas, pretendo falsear o projeto até limite.

-----
Cris tem razão. Estou me sentindo o Nino do Castelo Ratimbum (se for da época de vocês).
A guitarra do cara tem muita semelhança com a que idealizei, ficaria muito feliz se achasse uma daquela pra comprar ( e se tivesse grana, é claro).

Bem, meu projeto inicial se contrasta da dele por ser uma guitarra sólida, braço não-independente e um pouquinho mais largo, também a simetria do corpo. Fiquei muito feliz de ver uma guitarra tão bonita, me estimulou bastante valeu!

http://www.youtube.com/watch?v=ll1ZSkMhAMM
« Última modificação: 18 de Julho de 2011, as 11:58:15 por Rafael O Leite » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 18 de Julho de 2011, as 13:46:28 »

Então na verdade você irá esculpir essa guitarra!

Acho extremamente louvável que tenha resolvido ir atrás de um "shape" que tanto o agrade esteticamente como em termos de "tocabilidade", em vez de cegamente copiar algo. As cópias mais próximas da Red Special, na minha humilde opinião, não são nenhuma moleza pra se tocar, mas há várias idéias brilhantes na construção daquela danada. Com certeza o bom sustain mais os sons diferentes das combinações em série dos pickups, mais o treble boost e o VOX AC-30 ajudaram a criar um dos timbres mais pessoais e interessantes de guitarra do século passado.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #8 : 18 de Julho de 2011, as 13:53:42 »

Alex, quais são os pontos negativos com relação à tocabilidade da Red Special (ou seus clones)?

 
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 18 de Julho de 2011, as 14:15:20 »

O braço para mim é "o" ponto negativo. Claro que gosto é gosto, mas um dos motivos que me levaram a vender minha Gibson Special Faded SG foi o braço. O shape é mais para um massivo D shape, como de violões de nylon. Eu sou fã confesso de C shaped e V shaped. Mas também pela quantidade de "gordura" deixada na madeira, muito "tacape" para o meu gosto. E o mesmo acontece com a RS, porém ela é mais C shaped, só que tem gordura demais, é coisa de cada um, mas já notei que a preferência é por braços mais magrinhos, vide as guitarras que mais são ofertadas no mercado!

Uma coisa: ajunção de corpo e braço, quando existe, claro, é um determinante no som do instrumento e não exatamente em seu sustain... Ou seja, se curtem o som da RS, braço parafusado é o canal.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #10 : 18 de Julho de 2011, as 18:39:49 »

Rafael O Leite

você tem as medidas do projeto ai?

Abraço!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #11 : 18 de Julho de 2011, as 18:42:28 »

O braço para mim é "o" ponto negativo. Claro que gosto é gosto, mas um dos motivos que me levaram a vender minha Gibson Special Faded SG foi o braço. O shape é mais para um massivo D shape, como de violões de nylon. Eu sou fã confesso de C shaped e V shaped. Mas também pela quantidade de "gordura" deixada na madeira, muito "tacape" para o meu gosto. E o mesmo acontece com a RS, porém ela é mais C shaped, só que tem gordura demais, é coisa de cada um, mas já notei que a preferência é por braços mais magrinhos, vide as guitarras que mais são ofertadas no mercado!

Uma coisa: ajunção de corpo e braço, quando existe, claro, é um determinante no som do instrumento e não exatamente em seu sustain... Ou seja, se curtem o som da RS, braço parafusado é o canal.

Valeu pelas informações, Alex, mas deixe-me colocar uma legenda aqui para ficar mais fácil...    Cheesy
Registrado

Rafael O Leite
Visitante
« Responder #12 : 18 de Julho de 2011, as 19:22:00 »

Cris, fiz meu desenho no Google Sketchup. Ainda tenho de criar uma conta na Google mas até amanhã disponíbilizo-o para o armazém 3D com nome de Black Special, me baseei nas medidas do desenho de um outro cara que fez o da Red Special. Acredito que estejam precisas, da pestana à ponte tem ~61cm-
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #13 : 18 de Julho de 2011, as 19:33:29 »

tenho vontade fazer uma RS
só que versão guitarra baiana  Tongue
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #14 : 18 de Julho de 2011, as 19:42:15 »

Pelo menos vai dar pra tirar uns "solinhos" Tongue

-----
http://www.youtube.com/watch?v=xlGu51uqNgQ  Cry     Onde é que a gente compra uma ferramentinha dessa? Cry

-----
Já disponibilizei o molde no armazém 3D da Google Sketchup
« Última modificação: 18 de Julho de 2011, as 22:00:57 por Rafael O Leite » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal