Oi Haroldo
Até agora a página que está corroída a ponto de perder algum texto é a primeira do volume 3. Os demais volumes estão relativamente em bom estado, apesar do papel estar bem frágil. O curso foi impresso em 1970 e o papel jornal não foi feito para durar tanto tempo. Na verdade, ele precisa durar só até o dia seguinte, quando o jornal vira forração de gaiola ou banheiro de gato.
Já faz muito tempo que eu queria escanear o curso. A ideia passou pela minha cabeça a primeira vez em 2001, quando me mudei de apartamento em Campinas. Novamente em 2005 tive que mudar a biblioteca de lugar e o estado do curso não tinha melhorado. Em 2008 meu escâner pifou por falta de driver, frustrando meu plano.
No começo deste mês comprei um multifuncional novo e resolvi por o plano em prática, antes que mais alguma coisa aconteça. Estou bastante contente porque o programa que veio com o aparelho já cria o PDF direto. É só ir dando ENTER e as páginas vão entrando. O que dá mais trabalho é desmontar o volume para poder fazer uma leitura boa. Tentei escanear com eles montados, mas fica muita sombra no centro e perde texto.
Vendo o resultado do PDF, fico feliz e arrependido de não ter feito antes. O original está muito amarelado e é difícil de ler. O filtro do escâner elimina o amarelo do fundo e deixa tudo muito nítido.
Também está sendo um prazer manusear novamente este curso no qual debrucei-me tantas vezes em busca de respostas para minhas dúvidas. O material é ainda melhor do que eu me lembrava.
Estes quatro primeiros volumes deveriam ser lidos por todos, não apenas pelo pessoal dos valvulados. Eles tratam de conceitos básicos de eletricidade e eletrônica que continuam válidos no campo do estado sólido.
Ele é o meu herói!!
Não é para tanto!
Grande abraço
Eduardo