E aí pessoal! Estou postando meu primeiro projeto. Quando comprei minha guitarra, isso no final de 2010, estava na seguinte situação: tinha a guitarra, mas não tinha cubo muito menos pedais de efeitos, e não sabia tocar :' . De início tinha que fazer algo para aumentar o ganho do sinal da guitarra (pré amplificador) e isso é fácilmente resolvido através de um amplificador operacional, usei TL082. Mas queria também algum pedal de efeito pra guitarra, de preferência alguma distorção. Achei na internet um projeto interessante e resolvi montá-lo juntamente com o TL082. Utilizando uma porta lógica NAND(4011), flip-flops TIPO D(4013) e uma chave bilatel CMOS(é um CI com nome CD4066), fiz uma lógica para acionar ora o sinal limpo(utilizando o TL082) ora o sinal com distorção Fuzzy(que pequei na internet o circuito). Quando ligo automaticamente fica o som limpo, se pressionar o push bottom aciona-se a distorção. Para acomodar tudo utilizei uma carcaça de driver de DVD de PC(tudo no improviso
). Parafuzei um transformador nele para ficar responsável pela alimentação do circuito. Algo interessante também são os LED's. Quando o verde está aceso indica que o som limpo está ativado, e quando o vermelho é a distorção. Aqui vão algumas fotos dele:
A placa de cima contén o circuito responsável pela lógica de seleção e o circuito do TL082; a debaixo é o circuito da distorção:
Agora algumas fotos do pedal aberto:
LED's indicadores de qual linal é ativado:
Outras fotos:
Quaisquer dúvidas ou comentários, serão bem vindos, sintam-se à vontade!
Obrigado pessoal.