Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 12:34:54

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Osciloscópio para pc  (Lida 17683 vezes)
filhipi
Visitante
« : 06 de Julho de 2011, as 20:09:27 »

Ontem estava navegando pelo mercado livre a procura de osciloscópios economicamente viáveis e me deparei com uma opção "digital". Um osciloscópio que é ligado à entrada de da placa de som e faz as leituras por software. O preço é bem convidativo, uns R$ 49,00. Mas, alguém já experimentou esta ferramenta, será que ela oferece leituras confiáveis?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #1 : 06 de Julho de 2011, as 20:29:57 »

Algumas coisas a leitura é boa, outras nao posso afirmar.
O software que aconpanha o vendido no mercado livre é o Visual Analyser.
http://www.sillanumsoft.org/download.htm
O hardware que acompanha, consiste em resstores e capacitores, na minha opiniao nao vale apena comprar.
Existem outros softwares tambem, como o Digiatl Osciloscope da BIP LABS.
http://www.electronics-lab.com/downloads/pc/002/index.html
Ambos gratuitos.

Depois tem uns melhores, como o PicoScope, considerado profissional, porem o preço..., mas ainda compensa se comparado com um osciloscopio de bancada.
filhipi
Visitante
« Responder #2 : 06 de Julho de 2011, as 20:35:16 »

Hum, GrAmorin, e será que existe um esquemático da parte de hardware desse aparelho? No pisotones vi um artigo interessante de um gerador de funções que parece poder ser ligado ao computador e lido por estes softwares de osciloscópios. O problema é que é vendido na forma de kit....
 Link: http://www.pisotones.com/GF/GF.htm
Visitante
« Responder #3 : 06 de Julho de 2011, as 20:47:29 »

Osciloscópios que usam a placa de som do PC ficam limitados à própria amostragem da placa de som.

Após muitas pesquisas (e três diferentes montados) eu finalizei este aqui.

É mais do que suficiente para as aplicações que usamos aqui no Handmades (pedais / amplificadores).

Abraços.
Visitante
« Responder #4 : 06 de Julho de 2011, as 20:52:53 »

Eu já havia visto este tópcio, Plautz. Há alguma previsão se vocês vão preparar um kit???
Visitante
« Responder #5 : 06 de Julho de 2011, as 21:19:07 »

Eu já havia visto este tópcio, Plautz. Há alguma previsão se vocês vão preparar um kit???

Estou conversando com o Fovb sobre isso.

A idéia era lançar o produto final, mas enfrentei muitas dificuldades na confecção da caixa, de modos que vou verificar a possibilidade de vender as principais peças (µControlador gravado, LCD, potenciômetros, bobina, etc) como um kit. Seguindo esse caminho, a placa muito provavelmente será feita pelo TiagoJoy (que está testada e funcionando).

A maior dificuldade neste caso é encontrar um bom fornecedor de LCD.

Vou mantê-los informados, tanto neste quanto naquele tópico.

Abraços.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #6 : 06 de Julho de 2011, as 21:28:55 »

Plautz, você tem alguma ideia do custo aproximado de tal kit?
plautz
Visitante
« Responder #7 : 06 de Julho de 2011, as 21:37:37 »

Plautz, você tem alguma ideia do custo aproximado de tal kit?

Não faço a mínima idéia, infelizmente.

Tudo depende do fornecedor do LCD.

Tirando as ofertas do eBay que rolam de vez em quando (mas ai o problema é a demora) eles custam, aqui, em torno de R$ 70,00.

Fora isso tem o µControlador, por volta de 20 reais, mas em branco, sem gravar.

Então, chutando alto (pro pessoal se assustar e depois ficar alegre com um "desconto"), acho que, com todas as peças, algo em torno de R$ 250,00 a R$ 300,00: placa do Tiago, todas as peças (inclusive com o µControlador gravado e testado), sem a fonte, e um manual de montagem que irei criar.

Acho que é isso.

Abraços.
Visitante
« Responder #8 : 06 de Julho de 2011, as 21:51:20 »

Na Sure Electronics tem o display gráfico com fundo azul e letra branca por US$16,90 http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=132

Esses tempos tava o verde em promoção, se eu não me engano era uns 10 dólares, com frete grátis...

Quanto a demora, comprei um Pickit2 nesse site e demorou pouco menos de 1 mês pra chegar.
Visitante
« Responder #9 : 06 de Julho de 2011, as 22:02:59 »

Na Sure Electronics tem o display gráfico com fundo azul e letra branca por US$16,90 http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=132

Esses tempos tava o verde em promoção, se eu não me engano era uns 10 dólares, com frete grátis...

Quanto a demora, comprei um Pickit2 nesse site e demorou pouco menos de 1 mês pra chegar.

O preço está excelente, e pelo que ví é compatível com o projeto.

O problema é justamente essa demora, que deverá ser verificada.

Mais uma coisa a conversar com o Fovb.

Abraços.
Visitante
« Responder #10 : 06 de Julho de 2011, as 22:31:42 »

Agora achei o verde http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=1146 , continua por 10 dólares "free shipping".

Segundo está na descrição usa o controlador ST7920, mas quem comprou está dizendo que usa o KS0108B
Esse KS0108 que é o mais comum (e que seria compatível com o osciloscópio), certo?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #11 : 06 de Julho de 2011, as 23:34:06 »

Osciloscópios que usam a placa de som do PC ficam limitados à própria amostragem da placa de som.
Esse é o grande problema.
Estes tipos de osciloscopios só medem a metade da sample rate da placa.
Outra coisa, por exemplo, se for fazer o ajuste de bias, tipo do CE-2, nao sei se este tipo de osciloscopio faz.
emaniox
Visitante
« Responder #12 : 06 de Julho de 2011, as 23:52:03 »

Pelo o que eu vi, grande parte das placas de som onboard tem como taxa de amostragem superior a 40kHz com resolução de 16 bits, permitindo assim a leitura de sinais até 20kHz com menos do que 0.002% de erro (o ruído seria o limite de precisao, na pratica), sendo assim muito úteis. O projeto proposto, pelo tradutor do google, está limitado a 10kHz, já que a taxa de amostragem é de 20kHz.

Um projeto melhor utilizaria a interface USB para permitir uma maior taxa de transmissão de dados.

Flw.
Visitante
« Responder #13 : 07 de Julho de 2011, as 00:08:19 »

Agora achei o verde http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=1146 , continua por 10 dólares "free shipping".

Segundo está na descrição usa o controlador ST7920, mas quem comprou está dizendo que usa o KS0108B
Esse KS0108 que é o mais comum (e que seria compatível com o osciloscópio), certo?

Se for compatível mesmo pode ser usado no projeto alterando-se a placa. As conexões dele são diferentes em relação à pinagem e a localização.

Qualquer LCD gráfico de 128x64 com controlador KS108 / 107 (ou 100% compatível) pode ser usado, de preferência com a pinagem na seguinte ordem (e localização embaixo do display):

1 - VSS
2 - VDD
3 - VO
4 - R/S (ou D/I)
5 - R/W
6 - E
7 - DB 0
8 - DB 1
9 - DB 2
0 - DB 3
11 - DB 4
12 - DB 5
13 - DB 6
14 - DB 7
15 - CS1
16 - CS2
17 - Reset
18 - VEE
19 - Led + (Backlight)
20 - Led - (Backlight)

Esse é o grande problema.
Estes tipos de osciloscopios só medem a metade da sample rate da placa.
Outra coisa, por exemplo, se for fazer o ajuste de bias, tipo do CE-2, nao sei se este tipo de osciloscopio faz.

Então, esse que montei faz. E bem. Smiley

Pelo o que eu vi, grande parte das placas de som onboard tem como taxa de amostragem superior a 40kHz com resolução de 16 bits, permitindo assim a leitura de sinais até 20kHz com menos do que 0.002% de erro (o ruído seria o limite de precisao, na pratica), sendo assim muito úteis. O projeto proposto, pelo tradutor do google, está limitado a 10kHz, já que a taxa de amostragem é de 20kHz.

Um projeto melhor utilizaria a interface USB para permitir uma maior taxa de transmissão de dados.

Flw.

Se o intuito é ter um equipamento fixo, um osciloscópio para PC é uma boa alternativa, desde que, como você disse, seja USB e tenha um bom projeto.

Se, ao contrário, o foco é ter algo portátil, existem duas opções:

1) DSO Nano. Excelente, com apenas um ponto extremamente desfavorável (apesar do preço atrativo, em torno de US$ 60,00): o conector para a ponta de prova. Ô coisa vagabunda! Fizeram um primor de projeto e usaram um conector de (*@¨(*¨)_%#, que solta toda hora!

2) Esse projeto que montei. Uma das vantagens dele é que a programação pode ser alterada por quem quiser (desde que saiba programar, claro), além de ser extremamente fiel (chegamos a testá-lo lado a lado com um velleman do Haroldo).

É isso.

Abraços.
Visitante
« Responder #14 : 07 de Julho de 2011, as 00:10:31 »

Como muitos no fórum, vou aguardar ansioso a disponibilização do kit!
  Imprimir  

Ir para: