Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
26 de Novembro de 2024, as 01:17:56
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Pedais e efeitos
>
Preamp para voz - Qual o mais simples e eficaz ?
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Preamp para voz - Qual o mais simples e eficaz ? (Lida 14928 vezes)
dreamachine
Visitante
Preamp para voz - Qual o mais simples e eficaz ?
«
:
05 de Julho de 2011, as 22:44:50 »
Olá Pessoal
Primeiramente, como estou começando aqui no forum, queria dar os parabéns a todos pela iniciativa de compartilhar conhecimento que acho das mais nobres e agradecer antecipado pela ajuda que já tive só em ler alguns tópicos.
Como sou iniciante em eletrônica, estou estudando ainda a parte teórica (com o Livro Electronics for Dummies, e através do site
www.eletroalerta.com
que apesar de beeem desorganizado visualmente, tem conteúdos legais para iniciantes) e pretendo começar esse mês a por a mão na massa criando circuitos simples pra poder evoluir nesta área. Sou músico a 5 anos então decidi começar a eletrônica por aí, pela coisa que mais gosto
Já fiz umas adaptações de joysticks usb, transformando-os em pedais para controlar programas MIDI como O Guitar Rig e etc, e funcionou perfeitamente bem, então resolvi começar a me aventurar na area analógica também.
Deixando o blablabla de lado, gostaria de conferir com vocês qual o projeto com melhor custo/benefício/facilidade (rs se é que isso existe) na área de preamps. Vou primeiro fazer o miniFuzz do bertola, pois pelo que andei pesquisando é ganhador do oscar na categoria 'melhor para iniciantes' e logo em seguida pretendo fazer um preamp pra voz. Qual o pessoal experiente me recomenda ? Pensei em usar um pre amp de guitarra, pela faixa de frequência predominante semelhante entre o instrumento e a voz (media e media aguda). Alguém já fez este teste ? Rola legal ou seria melhor um circuito dedicado/adaptado a isso ? O Preamp do Site 1.6 funcionaria legal para esse objetivo ?
Obrigado Antecipado e
Paz e Luz
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82
Re: Preamp para voz - Qual o mais simples e eficaz ?
«
Responder #1 :
06 de Julho de 2011, as 08:58:24 »
Bem vindo, Dream Machine.
Pra começar tenho que dizer que fiquei alguns segundos encarando o seu avatar e lembrando do seriado: Tunel do Tempo. Maneiro.
Obrigado por compartilhar com o pessoal o site. Parece ter bastante coisa pra galera que quer começar no mundo da eletrônica.
Quanto ao pre-amp pra voz: Você quer usar pra gravação? Pra show? Acho que, já que tocas guitarra, pode testar o que você falou pra voz mas não sei se seria ideal mas não gostando, tenho certeza que ficará ótimo na sua guitarra com um bom power ligado e um falante bacana.
Eu não o usaria, com certeza, pra gravação. Na gravação, eu procuro não usar efeito em voz. Talvez uma pequena equalizada mas nunca reverb e nada de mexer demais. Gravaria e depois faria os ajustes no computador. Imagine se você grava algo muito bom na voz. Perfeito na dicção, ótimo na afinação...mas com muito agudo, pouco grave e reverb sobrando....Já era. Tem que pedir pro vocal gravar de novo.
Em shows provavelmente você terá uma mesa pra ligar a voz e ela já tera um pre. Por isso se tornaria dispensável o seu e aí ele sobraria pra guitarra.
Sacou?
abraços,
Roberto
dreamachine
Visitante
«
Responder #2 :
06 de Julho de 2011, as 10:54:31 »
Opa! Meu avatar vem diretamente de "Uma região Além da Imaginação"
Então Roberto,a utilização dele seria primariamente pra gravação mesmo. Tenho um mic dinâmico (shure sm58) que uso pra microfonar instrumentos acústicos ou para gravação de voz e sempre tenho que passar ele pelo canal da minha mesinha de som de 3 canais da Behringer, que tem um preamp embutido, pra conseguir um volume aceitável. O grande problema é que a mesa só tem UM canal com preamp, por isso quando se utiliza voz + violão acústico (sem captação interna) ou quando preciso fazer gravação ao vivo de duas fontes sonoras ao mesmo tempo... aí já viu: um dos canais sempre sai perdendo caso não tenha preamp embutido, como no caso dos violões elétricos.
Eu costumo sempre fazer o processamento de efeitos pra gravação no computador mesmo, que é de fácil modificação sem perder o arquivo original (através de plugins VSTs que simulam efeitos analógicos). Aí sempre dá pra ser experimental a lá vonté
Porém o resultado é sempre mais satisfatório quando se tem um nível de entrada um pouquinho melhor na questão dB-ruído e nela, os preamps embutidos mais baratos como o meu sempre patinam um pouco.
Além disso queria começar a pensar as coisas um pouquinho sem depender tanto do computador, pelo menos no que diz respeito ao volume do sinal original, afinal por mais que os efeitos de ganho e compressão no pc sejam de qualidade aceitável, não se equiparam ao 'real deal' do analógico. Por isso tô pensando em construir um preamp e talvez até um compressor pra utilizar na hora da gravação de coisas acústicas, pra ter um melhor aproveitamento do sinal original. Nada de puxar o gain até o talo nem nada, mas seria legal ganhar alguns dBs de vantagem. Ajustar o volume por plugins até rola, mas tem que rolar também uns filtros pra ele puxar só a fonte sonora e deixar as frequências de room noise em paz, e nisso lá se vai todo o meu CPU trabalhar em uma ou duas faixas... aí embola meu meio de campo
Tava dando uma olhada do tópico do Preamp Handmades 1.6v e postaram até um gráfico da frequência de resposta dos pots de ajuste dele, e parecem ser legais até, me agradou. Acho que vou acabar montando ele mesmo depois do miniFuzz. A não ser é claro que tenha algum outro mais direcionado pra voz, aí posso usar esse pra guita mesmo e o novo pra voz.
Valeu pela resposta, e se alguém mais tiver dicas, agradeço !
Paz e Luz
e um abraço
Visitante
«
Responder #3 :
06 de Julho de 2011, as 11:00:54 »
eu gosto de usar pré amps pra gravação principalmente de voz, dá uma engordada no som, fica melhor. não uso efeitos na entrada, como o roberto citou, você pode perder um take ótimo por culpa de um erro de configuração... mas o pré amp faz uma diferença considerável, hoje to usando um pré amp veinho que tenho e um as vezes o pré da m-audio, que já passa um pano
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #4 :
06 de Julho de 2011, as 18:55:59 »
Acho que voce já enxergou o ponto chave da questão: se o áudio que vai pra ser digitalizado na interface do computador é lixo, será com lixo que irá trabalhar dentro dele. Muito justa sua idéia de optar por um bom pré além do contido em sua "mesinha". A possibilidade do uso de um compressor/limiter no futuro pode ser uma boa adição também.
Minha visão é a de tentar manter o sinal o mais íntegro possível e enriquecer as características "analógicas" mais quentes para que não sejam perdidas totalmente na conversão para o domínio digital. Outra coisa é estabelecer um sinal suficientemente forte para que, sem ultrapassar o "headroom" do seu conversor A/D para não distorcer, seja suficiente para usar o maior número de "bits" possível. Além de apresentar uma relação sinal/ruído mais eficiente.
Eu deixaria a parte de equalização de lado. Acho que certa fidelidade seria mais conveniente. Depois divirta-se com seus milhares de "plugins"! Se a CPU não aguentar, passe alguns canais com efeitos em tempo real, já bem resolvidos, para outras pistas em overdub. E se possível guarde as gravações originais, just in case...rs
-----
Como você tem a sua disposiçào um mic bem "pau pra toda obra" que é o Shure SM58, que é dinâmico e nem precisa de Phanton Power, mas manteria o cabo balanceado do mesmo, creio que o circuitinho abaixo seria um bom exemplo:
http://sound.westhost.com/project66.htm
«
Última modificação: 06 de Julho de 2011, as 19:13:04 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
dreamachine
Visitante
«
Responder #5 :
08 de Julho de 2011, as 21:18:28 »
Fala Alex !
Parece interessante esse projeto ... um pouco demais pra mim no momento, que estou apanhando pra concluir o minifuzz (verrrgooonha
), mas com certeza vou guardar aqui nos favoritos e quando tiver com confiança, vou tentar montar um layout pra ele (daqui uns dois anos acho que consigo
)
Mas era exatamente o que eu tava procurando, valeu cara !
Abraços
e valeu !
Visitante
«
Responder #6 :
24 de Julho de 2011, as 22:48:36 »
Alguem recomenda um pré desses pra usar ao vivo, pra usar junto de um LM3886?
estou montando um equipamento pra vocal e no momento não posso comprar uma mesa com preamp, então faria um desses pra quebrar o galho...
desde já, obrigado.
Freqüente
Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 5
«
Responder #7 :
27 de Julho de 2011, as 00:34:17 »
Olá Dream Machine!
Cara te aconselho algo não hand made então o Mic200 da Behringer é um pré muito bom, um amigo tinha um desses em seu home studio.
Boa sorte e bem vindo ao Hand Mades!
Abraço DEUS abençoe!
Dabreu
Iniciante
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18
David Abreu
«
Responder #8 :
27 de Julho de 2011, as 15:46:12 »
Citação de: Fabio Oliveira em 27 de Julho de 2011, as 00:34:17
Cara te aconselho algo não hand made ...
Estou acompanhando esse tópico, pois outro dia senti falta de um pré decente para mic onde fui tocar, e já estava pesquisando sobre alguns para ver qual se adequaria melhor ao meu uso, e vi esta declaração acima, gostaria de saber o por que do 'não hand made'
Iniciante
Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218
Mateus 11:28
«
Responder #9 :
27 de Julho de 2011, as 16:28:08 »
Também gostaria de saber, porque não handmade?
Visitante
«
Responder #10 :
27 de Julho de 2011, as 16:32:38 »
Também gostaria de saber, porque não handmade? ³
Visitante
«
Responder #11 :
27 de Julho de 2011, as 16:58:32 »
Porque no Brasil ainda se confia bastante no que é Não-handmade, é como Alfaiates, somente quem conhece, valoriza.
Segue aqui um bom preamp pra voz e mic, não queira nada "simples" para economizar, se acha que não está pronto, não tente, estude mais.
Crédito ao site Construasuvideorockola
http://construyasuvideorockola.com/downloads/pretonos.pdf
Visitante
«
Responder #12 :
27 de Julho de 2011, as 17:14:17 »
Também gostaria de saber, porque não handmade?
Afinal de contas este é "o site" e tem uma galera fera demais que sempre ajuda a todos.
Freqüente
Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 5
«
Responder #13 :
28 de Julho de 2011, as 10:55:06 »
Fala pessoal!
Quando sugeri a ele um pré "Não handmade" não quer dizer que não confio em handmade ou etc... meu setup principal foi, por muito tempo, composto apenas de pedais handmade que comecei a fazer quando o Hand era ainda um projeto lá no cifra club.
Apenas sugeri o não handmade pelo que o nosso amigo falou: "Estou apanhando do FUZZ do Bertola" achei que não seria interessante ele encarar um projeto desses, não que ele não vá conseguir fazer, mas pela dor de cabeça que gera e necessidade de um nível maior de conhecimento.
Eu recomendaria depois de você terminar o Fuzz do Bertola fazer outro pedal por exemplo o Rat, TubeScreamer etc... pra ganhar confiança.
Outro detalhe na relação custo/beneficio acho pouco provavel que algum pré que montarmos seja melhor que esse behringer..
Abraço pessoal!!
dreamachine
Visitante
«
Responder #14 :
06 de Agosto de 2011, as 20:05:28 »
Opa, parei de apahar do Fuzz e terminei ele, era (como em 99 % dos casos de minifuzz que não funciona) falta de ler um pouco mais sobre eletrônica em geral e checar todas as ligações e soldas
Legal ver que o tópico tá com mais opiniões e que tem mais gente com essa dúvida. Acho que vou fazer o Pre aqui do site mesmo, já até comprei os componentes e vou mandar ver. Apanhar bastante, mas como gosto de aprender 'sozinho' (claro que com ajuda das infos do pessoal que já fez a mesma coisa antes), acho que esse é o caminho mesmo. Já aprendi coisas legais com o minifuzz do bertola e já to fazendo um som nele aqui. E vou tentar fazer o pré agora, com um pouco mais de capricho e atenção tenho certeza que por mais que demore vai rolar (e handmade claro)
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...