Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Outubro de 2024, as 20:28:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Estufa secagem pintura  (Lida 8701 vezes)
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« : 05 de Julho de 2011, as 19:46:23 »

Amigos,

alguém sabe, ja fez ou tem informação a respeito de estufa para secagem de pinturas do tipo das nossas queridas caixinhas pros pedais? Pesquisei um pouco mas achei pouca coisa. O que seria ideal para a secagem dessa pintura? Algum tipo de iluminação especial?

abraços

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #1 : 05 de Julho de 2011, as 20:44:44 »

Jorge, estava pensando essa semana sobre um modelo "handmade" com caixa de papelão e papel alumínio. Uma idéia meio maluca mas com fundamento físico e até já usado aqui no Nordeste como uma espécie de fogão ecológico (Veja a reportagem http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL33984-6174,00-FOGAO+ECOLOGICO+COZINHA+COM+A+LUZ+SOLAR.html. Como vivo numa região onde a incidência solar é grande e praticamente durante todo o ano acho que funcionará.
Seria basicamente uma caixa de papelão forrada no interior com papel alumínio e uma tampa de vidro no topo da caixa para impedir a entrada de poeira para não acabar com a pintura, acho uma solução mais acessível e reciclável...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...Apenas uma idéia que farei testes.
Registrado

Long live the King!
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #2 : 05 de Julho de 2011, as 20:50:13 »

Boa idéia, o vídro pode ser substituido por plástico transparente né ?
eu ouvi muito falar que deixar secar qualquer coisa no sol não é bom, isso procede ?
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #3 : 05 de Julho de 2011, as 20:57:18 »

Pensei no plástico também Jones, mas levando a coisa bem a sério em relação a usar mais materiais que possam agredir menos o meio ambiente (Piração né?!..ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ..) Eu fico com o vidro...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...Quanto ao segundo questionamento não sei te responder com firmeza, mas as caixinhas que deixo ao sol nunca apresentaram problemas na pintura.
Registrado

Long live the King!
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #4 : 05 de Julho de 2011, as 21:07:14 »

Muito interessante essa discussão aparecer aqui. Estava esses dias justamente pensando em fazer uma estufa solar baseada nesses fogões solares que são muito usados no piauí, para evitar a queima de lenha.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #5 : 05 de Julho de 2011, as 21:09:15 »

Jairo, acho uma boa opção para nós que temos o Sol como colega o ano todo...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...e o melhor que se trata de energia limpa né...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
Registrado

Long live the King!
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #6 : 05 de Julho de 2011, as 21:15:34 »

Eu sempre sequei minhas pinturas ao sol. O forno solar potencializa bastante a secagem e em regiões com muito sol é muito funcional. A além do mais, o sol é um dos responsáveis pela vida no nosso planeta
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #7 : 05 de Julho de 2011, as 22:41:34 »

Caras,

muito bacana e muito barato também essa idéia ai heim?! Exceto pelo vidro que pode elevar um pouco o valor.
Eu pensava em algo do tipo, usando papel alumínio também. Normalmente eu poderia utilizar de lâmpadas, certo?

Muito obrigado ai pelas idéias.
abraços.
Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
Juninho
Visitante
« Responder #8 : 06 de Julho de 2011, as 01:28:50 »

Ola pessoal, esses dias tambem estava pensando nisso e a minha ideia era de pegar um aquario e na parte superior instalar uma lampada incadescente.
minha duvida: será que esses vidros de aquario suportaria o aquecimento?
Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #9 : 06 de Julho de 2011, as 07:21:58 »

Vidro suporta acima de 100ºC (Se funde a 1000ºC), ele aguenta bem, mas tem opções menos ecológicas e mais rápidas como Usar Lâmpadas ou resistência industrial em uma caixa
Registrado
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #10 : 06 de Julho de 2011, as 08:14:59 »

A idéia do vidro é apenas para evitar a entrada de poeira ou outro material que possa grudar na tinta, pode-se usar aquele plástico que o JONES sugeriu mesmo. Lembrando de deixar uma pequena abertura para favorecer a saída do material que se evapora.
Registrado

Long live the King!
mclasta
Visitante
« Responder #11 : 06 de Julho de 2011, as 08:55:25 »

Pessoal, se não estiver errado, o vidro não tem somente a função de deixar enchergar o conteúdo e evitar poeira.. senão você faria uma caixa de sapato 100% forrada com alumínio...
A idéia do vidro, é que os raios que causam aquecimento e mais um montão deles, como UV, etc.. eles perdem a força/velocidade, ao passar por um meio como nuvens (vapor d'água) ou vidro.. isso significa que ele tem força para passar uma vez, entrendo no ambiente, mas não tem força para sair.. e fica refletindo algumas vezes dentro do ambiente..
É por isso que o nosso carro fica mais quente que o ambiente externo quando no sol.. se a radiação entrasse e saísse.. o carro ficaria no máximo com a mesma temperatura.... vou desenhar uma imagem que ilustra isso..




-----
inclusive, esse é o motivo do efeito estufa...
Os raios que numa atmosfera saudável, entravam, eram refletidos pela terra, e voltavam e saíam em retorno ao espaço.. indo embora... agora ficam presos.. pois quando passam pela atmosfera, cheia de CO2, eles perdem mais força antes, já que o filtro é maior... aí esses raios não têm força o suficiente para nos deixar, acabando por serem reflatidos inúmeras vezes aqui mesmo dentro da atmosfera, ou absorvidos.. ampliando o percentual de energia presente aqui, e consequentemente, nossa temperatura..
Ou vocês pensavam que o CO2 que esquenta a terra? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
é isso que sei pessoal.. ou acho que sei hehe
abraços!
« Última modificação: 06 de Julho de 2011, as 08:59:13 por mclasta » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #12 : 06 de Julho de 2011, as 09:16:36 »

Sua teoria procede mclasta, é um fenômeno popularmente conhecido, "Efeito estufa".

Pessoal tenho algumas sugestões para projeto:

1 - Vários handmakers falaram que secam a pintura com radiação solar, porém ai vem uma pergunta: em recipiente Aberto ou Fechado? Pois como foi levantado o problema de exaustão de gases talvez tera que usar orificios para circulação de ar, no caso natural (nada de circulação forçada, para não tirar o cunho ecológico do projeto).

2 - Para o formato recipiente aconselho que o mesmo seja parabólico (mesmo formato dos fogões e antenas), pois assim raios incidiram com mais potência na pintura.

3 - No lugar de papel aluminio, poderá ser utilizados retalhos de espelhos, facilmente adquiridos (gratuitamente) em uma vidraçaria. Neste caso ajuda o meio ambiente mais uma vez.

Espero que ajude no projeto.

Abraços
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #13 : 06 de Julho de 2011, as 10:55:45 »

Para quem gosta de permacultura, de coisas ecológicas, segue o link para baixar o "manual do arquiteto descalço", do holandês Johan Van Lengen. Várias técnicas de construção seguindo princípios ecológicos são descritos nesse livro. Inclusive, o fogão solar.

http://www.easy-share.com/1904791183/Manual%20do%20Arquiteto%20Descal%C3%A7o.pdf
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #14 : 10 de Julho de 2011, as 13:29:10 »

Lamer,

gostei muito das sugestões e questionamentos.
Acho que no caso da estufa pra secagem é necessário alguma saída sim para os gases.

Achei ótima e muito funcional a idéia do uso de retalhos de espelhos. Ainda esse mês vou juntar todos os materiais e ver que resultado obterei aqui.

abraço galera.

postem mais idéias!

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal