Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 03:16:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diferença entre fabricantes de válvulas.  (Lida 25762 vezes)
FESTER
Visitante
« : 27 de Junho de 2011, as 08:19:30 »

Bom dia galera!

Estava pensando nos pinos e marcas de válvulas, e gostaria de saber se tem diferença, por exemplo, se é diferente a construção de uma valvula (ordem dos pinos) quando se muda o fabricante.

Ex.: Para a válvula 12AX7
 
->Marca X, ordem dos pinos: 1,2,3,4,5,6,7,8 e 9;

->Marca Y, ordem dos pinos (equivalentes à marca X): 1,3,4,2,5,6,8,9 e 7.

Isto acontece, ou é padrão que todas as marcas devem fabricar uma válvula com a mesma ordem de pinos?


Aproveitando o tópico, quais marcas são as melhores no quesito de qualidade e durabilidade?

Li em um outro lugar que as Eletro Harmonix é uma das melhores fabricantes de válvulas, por isto só compro (se possivel) desta marca, estou fazendo bem?



Aproveitando novamente, fiz esta pergunta em um outro tópico meu,  porém ninguém soube me responder, “alguém tem algum livro ou site que ensine como funciona uma válvula.”


Obrigado galera, e desculpem fazer tantas perguntas num post só.

xD
Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #1 : 27 de Junho de 2011, as 10:21:52 »

Amigo onde voce viu inversão dos pinos  7 e 9 ?

Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 27 de Junho de 2011, as 10:30:13 »

Olá Fester

Estava pensando nos pinos e marcas de válvulas, e gostaria de saber se tem diferença, por exemplo, se é diferente a construção de uma valvula (ordem dos pinos) quando se muda o fabricante.

Ex.: Para a válvula 12AX7
 
->Marca X, ordem dos pinos: 1,2,3,4,5,6,7,8 e 9;
->Marca Y, ordem dos pinos (equivalentes à marca X): 1,3,4,2,5,6,8,9 e 7.

Isto acontece, ou é padrão que todas as marcas devem fabricar uma válvula com a mesma ordem de pinos?

Isso não acontesse. Toda 12AX7 é intercambiável. Existem organismos internacionais que normatizam essas convensões. O que existe são uns comerciantes russos que dizem que a 6n2p-ev é equivalente a 12AX7, mas não é. A pinagem é outra, portanto não é equivalente.

Aproveitando o tópico, quais marcas são as melhores no quesito de qualidade e durabilidade?
Li em um outro lugar que as Eletro Harmonix é uma das melhores fabricantes de válvulas, por isto só compro (se possivel) desta marca, estou fazendo bem?

As válvulas da Electro Harmonix tem uma sonoridade que muitos apreciam, mas são as campeãs em problemas. Tenho clientes reclamando mais das Electro Harmonix que das Chinesas. Em termos de durabilidade as chiensas ganham, mas o som da EH é melhor. Resta saber se vale a pena pagar mais por uma EH só pelo som, sabendo que há outras no mercado com boa qualidade e bom som.

Aproveitando novamente, fiz esta pergunta em um outro tópico meu,  porém ninguém soube me responder, “alguém tem algum livro ou site que ensine como funciona uma válvula.”

Visite meu site www.nartlof.com e baixe os livros sobre válvulas.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
FESTER
Visitante
« Responder #3 : 27 de Junho de 2011, as 10:58:16 »

Eduardo, tem as valvulas da JJ, elas são boas tambem? Em comparação com as EH, são mais duráveis e com qualidade sonora boa?

Você pode me listar as marcas que você utiliza e julga ser melhor em durabilidade e custo.

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Eduardo.


Amigo onde voce viu inversão dos pinos  7 e 9 ?



Não vi isto em nenhum lugar, estou apenas perguntando se isto é possível de acontecer.

xD
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 27 de Junho de 2011, as 11:35:15 »

Oi Fester

As JJ são válvulas muito boas, mas só devem ser usadas em cabeçotes. Em combos elas dão problema, principalmente as de potência.

O que existe de melhor em fabricação atual são as Svetlana com o logotipo =C=. Essas são boas mesmo, mas tome cuidado! Você vai achar em lojas como a Multcomercial válvulas da Svetlana com o logotipo =S=. Essas são feitas na China.

Existe uma empresa chamada New Sensor nos EUA que é um grande distribuidor de válvulas. Há vários anos eles distribuiam os produtos da Svetlana e registraram o logotipo =S=. Em russo, Svetlana se escreve  Светлана e o logotipo é =C=. Daí eles registraram a grafia ocidental e hoje vendem válvulas chinesas com o logotipo =S= e o nome Svetlana, mas são falsas!

Esta mesma empresa é dona das marcas Mullard e Tung-sol. Essas marcas eram excelentes em 1960, mas as fábricas fecharam em 1980 e a New Sensor comprou os direitos de uso das marcas. Novamente colocam esses logotipos em válvulas chinesas e vendem gato por lebre.

Por isso tome cuidado com o que você compra por aí para não levar ouro-de-tolo para casa!

Grande abraço

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #5 : 27 de Junho de 2011, as 11:45:31 »

Fester
vou aproveitar que você abriu o topico e vou fazer uma pergunta "equivalente"

eu gostaria de saber não sobre a diferença na contrução de uma marca para outra
mas sim na diferença de timbre de uma 12AX7 de uma marca para outra,
em questão de valvulas de "pré" como saber que ela ta gasta e é hora de trocar?

Abraço!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #6 : 27 de Junho de 2011, as 12:34:13 »

Eduardo faltou falar sobre as Sovtek (ou seriam Sovtreko ??)  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 27 de Junho de 2011, as 13:09:08 »

Oi Bossman

As Sovtek são peças de amor e ódio. Há quem adore e quem deteste. Do ponto de vista técnico, elas são bastante duráveis, apesar da construção nem sempre muito estética. Pessoalmente eu não gosto do som delas. Quem toca pesado já gosta.

Chris, o que você está pedindo é equivalente a passar por meio de palavras o cheiro da maçã. Sem dúvida existe uma diferença óbvia de timbre entre as válvulas de diferentes fabricantes. Eu já ouvi várias, mas não saberia descrever.

Eu considero que a escolha da válvula é uma questão pessoal. Tome por exemplo o André, que aparece no vídeo tocando o Baby Wonder. Ele e o pai, Valdir, tem cada um o seu próprio amplificador Carvin Legacy. Os amplificadores foram comprados no mesmo dia e tinham o mesmo som. Um belo dia trouxeram as peças para a loja e fizemos uma degustação de válvulas. O André saiu com cinco 12AX7 da Ei no pré e quatro EL34 da Shuguang (chinesas) no power. O Valdir pegou duas Miniwatt, uma Tesla, duas RSD no pré e no power colocou 4 EL34 da Svetlana =C=. Os amplificadores hoje soam completamente diferentes!

Como pode ver, tudo é válido! Algumas são boas em canal limpo, outras são melhores no sujo, mas o gosto do freguês é que manda!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
FESTER
Visitante
« Responder #8 : 27 de Junho de 2011, as 14:42:17 »

Eduardo, você mora aqui em são paulo capital? Você dá cursos de amplificadores valvulados, ou curso do gênero? Sou apaixonado por válvulas, estou começando agora no mundo dos amplificadores valvulados, estou me preparando para construir um JCM-800, tenho tudo menos os transformadores... que estou para comprar...

Lendo em outros tópicos, vi que muitos de vocês recomendam contruir um amp. mais simples para pegar o jeitão da coisa... mas o ruim é começar de baixo e gastar uma pancada nos transformadores para serem utilizados em um amp. de 7w... Vontade não falta de montar um HI-Octane, ainda mais com um tuto bem mastigado como esse que está disponivel aqui no site.

Enfim, voltando ao curso de valvulado. Eu gostaria muito de fazer um curso que me ensinasse mais teoria do que prática, já que prática tenho um pouco...
tudo bem que para chegar a um nível igual ao teu Eduardo, me levará anos de experiencia, choques e tapas na cara UAHSAUSHASUHS....
Gostaria de aprender como posicionar um resistor, um capacitor etc... para poder explorar o máximo de uma valvula ou mais de uma...

Você me entende?

Você me passou o link do seu site, mas como não manjo muito de ingles para ler os livros que você disponibiliza, creio que será muito estressante para eu.


Enfim, novamente, você realiza algum tipo de curso?

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Eduardo.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #9 : 27 de Junho de 2011, as 15:09:10 »

Oi Fester

Infelizmente não dou cursos e o grosso do que existe sobre válvulas está em inglês.

Comece com algo pequeno. Todos os que começaram com algo grande deram com a cabeça na parede. O kit de transformadores para um EALL 3.5 fica baratinho. Só com o choque para um JCM800 você monta um amp inteiro!

Eu falo isso sempre, mas ninguém me escuta Sad

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #10 : 27 de Junho de 2011, as 16:28:31 »

Eduardo
obrigado por responder
tenho um v-twin da mesa boogie com valvulas 12ax7wa da sovtek e acho o timbre meio abafado pra som limpo
que marca você me aconselha para um som mais aberto?
eu pensei em arriscar nas groove tubes mas acho mais valido a tua opinão do que meu palpite,
isso acho que é mais facil pra você responder.
Abraço!
« Última modificação: 27 de Junho de 2011, as 16:30:05 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
FESTER
Visitante
« Responder #11 : 27 de Junho de 2011, as 16:36:03 »

Eduardo,

Lendo nos tópicos, vi que o Hi-Octane é uma réplica do JCM 800 em termos de ganho, só que um pouco mais turbinado no drive.... Juntando isto, com outro tópico que tinha como tema, alternativa para transformador do power.... É possivel montar o Hi-octane com esta alternativa, já que alguem disse que o esquema proposto dava no máximo 15w de potencia???
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #12 : 27 de Junho de 2011, as 20:39:50 »

Oi Chris

Qualquer marca vai ter som mais aberto que as Sovtek. Elas são o que há de mais grave em sonoridade. Por isso que toca baixo ou rock pesado gosta tanto delas.

A Groove Tubes são válvulas chinesas com o logotipo dos caras. Não tem nada de especial além da fama. Eles apenas fazem o serviço de casamento, coisa que não é nenhum segredo industrial. Se for para pegar GT, pega uma chinesa legítima que sai mais barato e dá na mesma.

Som aberto mesmo tem as Ei Yugoslavia. São peças muito boas.

Lendo nos tópicos, vi que o Hi-Octane é uma réplica do JCM 800 em termos de ganho, .... É possivel montar o Hi-octane com esta alternativa, já que alguem disse que o esquema proposto dava no máximo 15w de potencia???

Fester, você está viajando. O Hi-Octane não tem nada haver com o JCM800. São projetos distintos. O Hi-Octane dá 5W no máximo. Você está confundindo as coisas. Procure concentrar-se em um assunto pois acho que está misturando coisas que leu e fazendo uma salada de informação na cabeça. Isso é normal quando se fica entusiasmando com um projeto, mas não é produtivo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
yuri1
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


Hey..Mother Foca.


« Responder #13 : 27 de Junho de 2011, as 22:12:36 »

Que topico bonito einh...fazia tempo que nao entrava por aqui...mas esse topico foi muito bom...

Eduardo voce é o cara...

Diga ai considera um projeto de 30w grande para comecar, tava afim de comecar com VOX a 30, o unico pro desse projeto eh que nao eh tao dissiminado na net teria que aprender muito ate la..

Mas nao tenho pressa nao...
O que me diz...

Quanto as valvulas as explicacoes foram boas, o que me diz dos transformadores...qualidade do transformador influencia muito, dmais, ou mais ou menos.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #14 : 27 de Junho de 2011, as 22:49:53 »

O Yuri
vo
Eu sempre prego que o primeiro valvulado de alguém deve ser um single end, tipo o IALL3,5. Mas o VOX AC30 é um clássico e não tem muita complexidade. Mesmo assim acho que deveria fazer um pequeno para sentir o gosto.

Qualidade é tudo! O áudio se estraga uma vez só. Basta um componente ruim no amplificador e a caca está feita. Um resistor em mal contato, uma válvula ruim, um soquete frouxo, um capacitor com fuga ou um transformador mal enrolad tem o mesmo peso. O componente no qual você economizar será o culpado pelo som roco, rachado, morto, ruidoso ou sem cor que o amplificador pode produzir.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal