Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 08:27:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Convite para ajuda dos bons em eletrônica - alta voltagem  (Lida 10285 vezes)
designermx2
Visitante
« : 26 de Junho de 2011, as 20:02:21 »

Pessoal, primeiramente agradeço por entrar neste tópico de boa vontade e antecipadamente pela ajuda, dicas e conselhos antes de mais nada.

O objetivo deste tópico é pensar em meios de usar uma alimentação alternativa em nossos amplificadores valvulados (pelo menos testes).

Sei que por ser experimental, não é seguro e precisará de muito cuidado, então, ciente do fato, lá vai a proposta:

Já imaginaram uma alimentação de um transformador de seus 12 a 18v de aproximadamente 3A em um circuito gerador de alta tensão como este:
 http://www.feiradeciencias.com.br/sala03/03_18.asp e depois um circuito que regulasse isso para voltagens de trabalho em válvula?

Vi este ci regulador que pode ajudar no projeto: http://www.dipmicro.com/store/LT3751 .

Seria possível ou seria inviável por qualquer motivo (incluindo falha no sistema e risco de vazamento elétrico no sistema?


Lembrem-se: A idéia pode ser louca, mas não custa perguntar. Várias loucuras sairam da cabeça e viraram projetos viáveis nos dias de hoje!

Abraço a todos.




Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #1 : 26 de Junho de 2011, as 20:44:34 »

Acho que não é vantagem gastar tanto tempo para construir um experimento desse.
Pelo que li, não pode ficar muito tempo ligado.... com um grau de dificuldade desses é mais fácil você aprender enrolar seus próprios transformadores de entrada, do que fazer todos esses procedimentos para chegar no mesmo resultado.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #2 : 26 de Junho de 2011, as 20:48:25 »

Mas será que não pode ficar ligado por usar ele no limite ou porque o sistema em si não aguenta? Pelo que entendi, se usar tudo no máximo , ou seja, 24v com amperagem de 5A, ele não aguenta nem minutos, mas quem sabe uns 12v em 1A? Alguém ai saberia dizer mais detalhes?

Também estou pensando em aprender a enrolar os transformadores, mas mesmo assim, acho que é complicado e melhor comprar pronto (seguindo conselhos daqui do forum). _

Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #3 : 26 de Junho de 2011, as 21:04:51 »

Sem dúvida... comprar é mais cômodo, além de resultado certo.

O que eu quiz dizer é que aprender enrolar transformador é mais útil do que perder tempo com este experimento (na minha opinião).
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #4 : 27 de Junho de 2011, as 01:05:48 »

 Cara, você quer gerar 30.000 volts, e depois regular para 300? Ainda não estudei, mas deve dar para fazer isso com multiplicadores de tensão (diodos e capacitores). Só uma sugestão, vou dar uma pesquisada legal, ver se é viável.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #5 : 27 de Junho de 2011, as 06:41:01 »

Mas não seria isolado, ou seria? para isolar, teria que usar um transformador do mesmo jeito. Acho que o flyback já isolaria por ele mesmo. Multiplicando as tensões com diodos e capacitores, pode não dar para gerar amperagem suficiente. Ou daria? Se der, seria ótimo utilizar um transformador de 127 - 240 ou 240 - 240 que fizesse o isolamento e mantivesse amperagem suficiente quando chegasse em 500v. Isso seria muito bom.
« Última modificação: 27 de Junho de 2011, as 11:13:53 por designermx2 » Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #6 : 27 de Junho de 2011, as 08:09:12 »

designermx2.
Cara, esse sistema de alta voltagem oferecida pela feira de ciências é mais viável para cercas elétricas; por não suportar ligação por tempo indeterminado.
Na cerca elétrica o sistema é intermitente; por meio de relê ou outro sistema relativo.
Outro fator é que gera alta tensão, com baixa amperagem... que talvez [após reduzido] poderá não excitar as válvulas.
 
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #7 : 27 de Junho de 2011, as 09:42:41 »

E esses esquemas de fontes chaveadas? Não funcionaria pelo menos para alimentar os filamentos, vejo nas especificações dessas fontes de pc fornecendo ate mais que 20A em todas as saidas!
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #8 : 27 de Junho de 2011, as 11:09:11 »

Então, foi vendo "o funcionamento" de uma fonte de computador, percebi que ele usa transformadores para aumentar os ciclos da tensão e depois reduzir dando ganho na amperagem pelos reguladores. Lógico que não é um circuito que qualquer padeiro mexe, mas ele funciona em si dessa forma. Imaginei que gerando os 30.000 ou até 15.000, fosse possível gerar até 800v a 250ma. Isso dá para excitar uma válvula tranquilamente. Usando chock e outros recursos, até o transformador de saída também poderia ser alimentado, tudo isso depois de ser bem filtrado. Acho que o projeto sai mais barato que um transformador, além de reduzir o peso do amplificador e quem sabe o tamanho, já que teremos apenas um transformador e 2 choques no máximo. Mas mesmo que não seja suportado, acho que simplificar o sistema usado por fontes de computador como o amigo fallout disse, pode ser usado nos filamentos e tendo dois transformadores (alimentação e audio) , só que com menos custos. Tipo, o transformador em vez de dar seus 500v e 6.3v junto com a do bias, teria só a do bias e da alta voltagem.
« Última modificação: 27 de Junho de 2011, as 11:12:15 por designermx2 » Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #9 : 28 de Junho de 2011, as 00:01:56 »

Sobre a fonte com capacitores e diodos, não dá certo, fiz uma que gerava uns 600V pra mais... O que aconteceu foi o seguinte, quando encostava a ponteira do multímetro no estágio final dos diodos e capacitores para medir tinha algo em torno de 800 e poucos volts, mas instantaneamente caia pra algo perto dos 600V isso com o multímetro, imagina colocando uma carga nela... Essas fontes de capacitores e diodos são funcionais até uma certa tensão( vai depender da tensão de entrada utilizada, tensão do transformador). Creio que até uns 3 estágios de capacitores e diodos são interesantes... Outra coisa a se levar em conta é a corrente que ela fornece na saída, essa corrente não é muito alta não...
Se dei uma viajada, me corrijam!!
Abraço a todos!
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #10 : 28 de Junho de 2011, as 00:19:44 »

E vejamos por outro lado, se fosse possivel as grandes fabricantes ja teria feito. Imagine o quanto elas economizariam.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #11 : 28 de Junho de 2011, as 00:44:27 »

 O problema também é a frequência da onda na saída do transformador. Não adianta tentar retificar um sinal na casa das centenas dos kHz com um 1N qualquer coisa que o diodo não chaveia! A capacitância interna do componente, antes de mudar do estado de conduzindo/não conduzindo já acaba com tudo. Repare bem que não se utiliza em fontes chaveadas transformadores com chapas entrelaçadas, e sim núcleos maciços de ferrite, devido novamente à frequência de operação. Pra retificar isso só com diodos schottky ou os hyper/ultrafast (e olhe lá!!!).
 
 Outro problema é a carga a ser alimentada por tais circuitos! Não dá pra tirar muito como já disseram, a tensão cai mesmo...

 Bem, abri um tópico a umas semanas atrás para a utilização do mc34063 como conversor dc-dc tipo boost. Utilizamos aqui um circuito que carrega dois capacitores de 2700uF a 150v. Para um amplificador não precisamos de tanta capacitância e acredito ser possivelmente viável a construção de uma fonte de alta a partir de um ci desses junto de um mosfet amplifcador. Ainda não tive tempo de mexer com essas coisas... Mas nessas férias com certeza alguma coisa sai.

Um abraço!!
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #12 : 28 de Junho de 2011, as 10:15:35 »

Ledod.
Será muito interessante, quando conseguirmos adicionar na mesma fonte, uma tensão alta com amperagem em torno de 3 a 5 amperes. Né?
Não devemos desistir dessas idéias; tornando-as ideais.

Abraços.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #13 : 28 de Junho de 2011, as 10:33:41 »

Gostei do Juptera. A questão não é que a idéia inicial seja a final! É apenas uma sugestão para que possamos chegar a algo melhor. Antigamente tudo era feito com válvulas e hoje nem temos praticamente nenhuma nos aparelhos. Antigamenet, se dissesse que ia pegar cilício e trabalhar com eles sem usar uma válvula ou que os capacitores e resistores teriam o tamanho de um carrapato iriam dizer o mesmo que estamos vendo aqui. Hoje falam em energia alto-sustentável com eletromagnetismo (tesla tá sendo bem visado), mas antigamente se falava só em energia hidroelétrica, carvão minerál e no máximo heólica ou sollar. Vejam as novas usinas solares como funcionam? As da onda do mar? Tudo isso surgiu de uma idéia e foi aperfeiçoada. Talvez essas empresas não queiram investir tão caro numa tecnologia que as outras não vão gastar e copiariam em semanas.

Agora voltando ao assunto, Ledod, esse sistema com o mc34063 foi imaginado para atender qual demanda? (só por curiosidade, pois estou indo ler seu tópico agora). Alguém imagina um jeito de reduzir aqueles trambolhos sem usar um toroidal e ter o mesmo rendimento?
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #14 : 28 de Junho de 2011, as 10:39:02 »

Ledod.
Será muito interessante, quando conseguirmos adicionar na mesma fonte, uma tensão alta com amperagem em torno de 3 a 5 amperes. Né?
Não devemos desistir dessas idéias; tornando-as ideais.

Abraços.
Para que? Até hoje não vi nem um projeto de amp que exigisse mais de 1A na alta-voltagem, a nao ser que seja um daqueles monstros de 1000w! Só os filamentos que sao "gulosos"  Cheesy
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal