Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 01:53:42

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Equalizador em Amplificadores Valvulados  (Lida 11185 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #15 : 10 de Agosto de 2012, as 19:28:19 »

gfr

Oque ocorre se pusermos todos no 10 ? Dá pra você fazer essa simulação por gentileza ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
visioncb
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39

« Responder #16 : 10 de Agosto de 2012, as 19:58:31 »

Segundo esse calculator, lembrando de cabeça...

Esses tonestacks eles tiram um bocado das frequencias médias.. acredito porque as guitarras costumam ter esses médios como frequências predominantes..

Nessa curiosidade, jogando o médios no 10, teria que deixar os controles lá pelo 3, 4, ou então como gfr postou.. deixando o médios no 5 e o resto zerado..

O que é engraçado p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) todo mundo espera que os três no 5 seja a configuração flat
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #17 : 10 de Agosto de 2012, as 20:04:46 »

Posso simular daqui a pouco, não estou com o TS Calculator instalado aqui, esta figura eu catei pelo google. Se a memória não me trai, fica um notch nos médios, mesmo com o botão de médios no máximo.

Uma outra opção que dá uma resposta mais plana, seria usar um potenciômetro com chave no botão de médios, você aciona a chave ele desconecta o pot de médias da terra. Aí não tem perda, pelo contrário, tem uns MESA das antigas que usavam este recurso como "boost". No TS Calculator não dá pra mudar a topologia dos circuitos, mas eu posso simular colocando um valor de vários mega no pot de médios.

-----
Um detalhe, o "James" (que a galera faz confusão com o Baxandall) só fica flat com tudo no 5 se a curva dos potenciômetros (log) for certinha, se no meio a percentagem não estiver cravada vai dar uma variação.

-----
Tudo no 5:

photo hosting

Tudo no 10.

image host

Agudos=0, Médios=10, Graves=0,2 (em zero faltava um tiquinho de graves pra ser flat). Note a perda de mais de 20dB!

upload photo

Botando o pot de médios como 1000 mega pra simular uma chave abrindo a conexão pra terra. Não fica flat, tem um pouco de brilho. Quase benhuma perda. Botando os agudos em zero fica mais flat e tem menos perda ainda (é a segunda curva nesta captura).

picture hosting
« Última modificação: 10 de Agosto de 2012, as 20:54:07 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #18 : 10 de Agosto de 2012, as 23:18:44 »

É gritante como a perda com tudo no maximo do TS Fender é muito maior que do Marshall...
I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #19 : 11 de Agosto de 2012, as 00:11:25 »

Quem poderia imaginar que pra usar um amp. de guitarra em flat fosse necessário estudar a fundo sobre o assunto ?? Muito obrigado por ter feito as simulações gfr.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
visioncb
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39

« Responder #20 : 11 de Agosto de 2012, as 13:54:53 »

Esse programinha é muito útil.. seria muito interessante se dessem continuidade a ele de você modificar os componentes de lugar, ou até mesmo um vst que você injeta um som e ele, em tempo real, modificaria..

Sonhar é bom  Cheesy
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #21 : 11 de Agosto de 2012, as 22:18:10 »

Pra você ver, Bossman, pra timbrar guitarra tem que fazer quase tudo errado...rs Guitarrista
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #22 : 12 de Agosto de 2012, as 10:54:39 »

Esse programinha é muito útil.. seria muito interessante se dessem continuidade a ele de você modificar os componentes de lugar, ou até mesmo um vst que você injeta um som e ele, em tempo real, modificaria..

Sonhar é bom  Cheesy

Oras, sempre se pode improvisar...

Você pode usar um programa de tratamento de áudio que tenha equalizador gráfico (como o Sound Forge, por exemplo), e "copiar" a curva de equalização exibida no programinha do tone stack para experimentar os efeitos...

O programinha permite alterar os valores dos componentes. O que se pode fazer é colocar valores que, na prática, representem a eliminação de componentes. Ou seja, alterar absurdamente o valor dos capacitores para que não influenciem em nada dentro do espectro audível,  e usar resistores de 1 ohm (ou menor, não lembro de o programa permite). Já mudá-los de lugar, acho meio desnecessário, entendo que o programinha tem as as várias arquiteturas testadas e aprovadas.

Abraço

Finck

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: