Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Novembro de 2024, as 02:48:31

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: TremeKay  (Lida 44408 vezes)
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #30 : 19 de Junho de 2011, as 14:47:37 »

Nos dois datasheets, o número 2 identifica a base.  Em um deles, o número 3 identifica o emissor, enquanto no outro é o número 1.  Com o coletor é a mesma coisa.  Faça um desenho da peça (você mesmo) e pegue um na sua mão, com uma lupa, se necessário, vai ajudá-lo a compreender.  Escreva o nome de cada terminal (emissor, base e coletor) no seu desenho, e confira com os dois datasheets.

Essa informação deveria estar na área de iniciantes, peço perdão aos moderadores.

Você deve ter em mente as FUNÇÕES dos terminais, os números são apenas referências.
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, as 14:56:11 por Adiel » Registrado

plautz
Visitante
« Responder #31 : 19 de Junho de 2011, as 15:12:36 »

Pior que continuo com dificuldade para interpretar porque não conpreendi.

Olha a imagem em anexo.

A confusão pode se dar por conta dos fabricantes colocarem os números de referência diferentes.

Números de referência, neste caso, são os números 1, 2 e 3 que identificam, no datasheet apenas, os terminais do componente. Isso é para facilitar a identificação quando estamos com a peça na mão.

Na parte da esquerda da imagem (BC556; BC557), o transístor é visto com os terminais para cima e o lado chato para a esquerda. Já na parte da direita o transistor é visto de frente e com os terminais para baixo.

Se você imaginar as duas imagens na mesma posição, verá que, como disse o Adiel, apenas a base mantém o mesmo número de referência nos dois casos, estando o coletor e o emissor invertidos um em relação ao outro. Mas, mesmo assim, quem é coletor continua sendo coletor, e quem é emissor continua sendo emissor.

Sinceramente não creio que exista transistores com terminais trocados. Primeiro que, para isso acontecer, algo muito sério teria que ocorrer com as máquinas que preparam as pastilhas de waffles (não são biscoitos!) para que a inversão acontecesse. Segundo que, em sendo assim,  seria um lote de alguns milhões de peças. E, havendo isso, a fábrica prontamente iria anunciar.

Isso, claro, estamos falando de peças originais. No caso de falsificadas, pode-se esperar qualquer coisa.

Acredito que algumas confusões ocorrem também pelo fato de não haver um padrão, para os fabricantes, em colocar as imagens, números de referência, ou ajudas visuais, todas da mesma maneira.

O fato de inverter o transistor e funcionar em algumas montagens acho que se deve mais a sorte / característica do circuito do que qualquer outra coisa.

Falo isso com um exemplo recente: montei uma fonte com 3 saídas (5V e +/- 12V). Por um descuido meu (ajudado por uma biblioteca meia boca no eagle), os reguladores de 5V (7805) e 12V (7812) foram soldados com a entrada e a saída invertida. Ou seja, a tensão entrava na saída e saía na entrada....

Ao ligar e medir a fonte, a saída de 5V estava correta (5.04V), mas a saída de 12V não (9.05V). A saída negativa estava correta também (-11.97V).

Retirei o 7812 e medi novamente a saída de 5V, que continuava com 5V. Mas a saída de -12V agora passou a fornecer -9V.

Retirei o 7805 e a saída negativa passou novamente a fornecer -11.97V.

Ao olhar a placa ví o erro. A solução foi soldar o 7805 e 7812 pelo lado cobreado da placa: como fiz o layout com uma área de cobre na placa para servir de dissipador, de modo que o regulador fosse montado deitado, somente o fato de soldá-lo pelo lado cobreado já "desinverteu" as coisas e a fonte passou a funcionar corretamente.

Um forte abraço a todos.
Visitante
« Responder #32 : 19 de Junho de 2011, as 16:30:37 »

Ok.

Muito obrigado Adiel e Plautz.

Devido à minha ingnorância não havia percebido que em um deles o transistor está de cabeça pra baixo (como a imagem da esquerda do Plautz), onde estava meu erro de interpretação.

Pesso desculpas por tomar o tempo de vocês.

-----
Inclusive já atualizei e também troquei o Q1, como sugestão do Adiel.

Até.
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, as 17:28:50 por Tiarlei Crist » Registrado
xandaum
Handmaker

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46

« Responder #33 : 01 de Julho de 2011, as 08:07:22 »

Por isso é muito importante ter em mãos o esquema do projeto durante a montagem. Lá tem a simbologia especificando Coletor, base e emissor. Eu uso mais o esquema para identificar problemas Cheesy

Em alguns projetos mais elaborados, nos layouts de montagem vejo a indicação de C, B e E nos transistores!

De repente seria uma boa, todos, especificarem os símbolos nos projetos futuros? Wink
« Última modificação: 01 de Julho de 2011, as 08:08:58 por xandaum » Registrado
Juninho
Visitante
« Responder #34 : 15 de Julho de 2011, as 23:08:18 »

Olá pessoal!

Acabei de terminar a montagem do Tremekay e testar o projeto. Caramba, curti muito o efeito!
Funcionou perfeitamente e ele é bem legal, so ficou um duvida que é em relaçao as ilhas pro led. Bem, o led nao funcionou e com ele e sem ele o efeito fuinciona normalmente. Então pra que serve?
Visitante
« Responder #35 : 15 de Julho de 2011, as 23:46:23 »

Só tem uma ilha para o led que é onde deve ficar seu "positivo" sendo o "negativo" soldado em qualquer ponto de terra.
A única função desse led é mostrar que o efeito está acionado ou não.

Até mais.
Visitante
« Responder #36 : 16 de Julho de 2011, as 01:12:11 »

Só tem uma ilha para o led que é onde deve ficar seu "positivo" sendo o "negativo" soldado em qualquer ponto de terra.
A única função desse led é mostrar que o efeito está acionado ou não.

Até mais.

já que essa ilha é para o positivo do led, entao o que se liga no CTRL? eu imaginei que fosse o negativo do led.

e qual a vantagem em instalar um circuito semelhante ao millenium para chave dpdt?
Visitante
« Responder #37 : 16 de Julho de 2011, as 01:59:41 »

CTRL (control) será ligado na dpdt.

e qual a vantagem em instalar um circuito semelhante ao millenium para chave dpdt?

Serve apenas que que você ligue e desligue um led junto com acionamento do efeito.
Handmaker

Obrigado

« Responder #38 : 31 de Julho de 2011, as 22:15:05 »

Cleiton Carvalho
Montei sim. Ta no set inclusive.

Adiel
Obrigado.
Essas sugestões vão ajudar bastante, mas até então não se percebe nenhum tipo de ruído.

Herberthpv
Valeu.

Targino
Beleza.
Depois diga pra gente.

Rikrdo
O "chaveamento" do led é feito pela Decennium do Adiel. Também esse led pisca de acordo com a velocidade do efeito.
Uma resalva é que o led  pode diminuir muito o brilho em velocidade máxima, dependendo do caso.

Até mais.

ÓTIMO efeito. Achei melhor que o LUNE,  soa mais enfático e é muito brilhante e clean. E não tem 1.000.000 de pots.
Usei Millenium pois não consegui êxito com a Decenium...na realidade nunca consegui...deve ser praga! Grin

É FATO. O led indicador de velocidade APAGA com o pot de velocidade no máximo! ruim isso Embarrassed
Alguém já teve alguma idéia?
Visitante
« Responder #39 : 31 de Julho de 2011, as 22:32:36 »

Usei Decennium e led difuso amarelo 5mm e não chega a apagar quando no máximo.
Mas diminui bem o brilho.
DIY Freak

Obrigado

« Responder #40 : 01 de Agosto de 2011, as 00:51:17 »

O LED teria que estar entre R17 e o emissor de Q5.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2011, as 00:53:07 por Adiel » Registrado

xandaum
Handmaker

Obrigado

« Responder #41 : 02 de Agosto de 2011, as 16:02:24 »

O LED teria que estar entre R17 e o emissor de Q5.

Cheesy...tá escrito no layout de montagem! Esse é o led da Decennium...mas e o lance do led de velocidade que apaga com o pot antes mesmo de chegar a 100% Roll Eyes Huh?

O que que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) acham disso?
Visitante
« Responder #42 : 02 de Agosto de 2011, as 16:27:53 »

xandaum
Acho que o Adiel quis dizer algo como cortar a trilha que liga R17 ao emissor de Q5 e interliga-los com o led. O + do led iria no R17 e o - no emissor de Q5.
Adiel me corrija se estiver errada minha interpretação.
Fora isso realmente o led diminui o brilho (usei led de 5mm alto brilho vermelho) mas não chega a apagar com pot no maximo.
DIY Freak

Obrigado

« Responder #43 : 02 de Agosto de 2011, as 21:45:54 »

Rikrdo, é isso mesmo.  Acho que talvez dessa forma funcione como foi projetado de início.  Se for um LED de alto brilho, pode usar 10K ao invés de 4K7, também.
xandaum
Handmaker

Obrigado

« Responder #44 : 03 de Agosto de 2011, as 06:41:23 »

É...realmente boa idéia. No projeto original estava assim, como frisou o Adiel! Nem me liguei nisso.
h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) a noite faço a alteração.
Tks! Legal!
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: