Pior que continuo com dificuldade para interpretar porque não conpreendi.
Olha a imagem em anexo.
A confusão pode se dar por conta dos fabricantes colocarem os números de referência diferentes.
Números de referência, neste caso, são os números 1, 2 e 3 que identificam,
no datasheet apenas, os terminais do componente. Isso é para facilitar a identificação quando estamos com a peça na mão.
Na parte da esquerda da imagem (BC556; BC557), o transístor é visto com os terminais para cima e o lado chato para a esquerda. Já na parte da direita o transistor é visto de frente e com os terminais para baixo.
Se você imaginar as duas imagens na mesma posição, verá que, como disse o Adiel, apenas a base mantém o mesmo número de referência nos dois casos, estando o coletor e o emissor invertidos um em relação ao outro. Mas, mesmo assim, quem é coletor continua sendo coletor, e quem é emissor continua sendo emissor.
Sinceramente não creio que exista transistores com terminais trocados. Primeiro que, para isso acontecer, algo muito sério teria que ocorrer com as máquinas que preparam as pastilhas de waffles (não são biscoitos!) para que a inversão acontecesse. Segundo que, em sendo assim, seria um lote de alguns milhões de peças. E, havendo isso, a fábrica prontamente iria anunciar.
Isso, claro, estamos falando de peças originais. No caso de falsificadas, pode-se esperar qualquer coisa.
Acredito que algumas confusões ocorrem também pelo fato de não haver um padrão, para os fabricantes, em colocar as imagens, números de referência, ou ajudas visuais, todas da mesma maneira.
O fato de inverter o transistor e funcionar em algumas montagens acho que se deve mais a sorte / característica do circuito do que qualquer outra coisa.
Falo isso com um exemplo recente: montei uma fonte com 3 saídas (5V e +/- 12V). Por um descuido meu (ajudado por uma biblioteca meia boca no eagle), os reguladores de 5V (7805) e 12V (7812) foram soldados com a entrada e a saída invertida. Ou seja, a tensão entrava na saída e saía na entrada....
Ao ligar e medir a fonte, a saída de 5V estava correta (5.04V), mas a saída de 12V não (9.05V). A saída negativa estava correta também (-11.97V).
Retirei o 7812 e medi novamente a saída de 5V, que continuava com 5V. Mas a saída de -12V agora passou a fornecer -9V.
Retirei o 7805 e a saída negativa passou novamente a fornecer -11.97V.
Ao olhar a placa ví o erro. A solução foi soldar o 7805 e 7812 pelo lado cobreado da placa: como fiz o layout com uma área de cobre na placa para servir de dissipador, de modo que o regulador fosse montado deitado, somente o fato de soldá-lo pelo lado cobreado já "desinverteu" as coisas e a fonte passou a funcionar corretamente.
Um forte abraço a todos.