Ninguém respondeu o que foi perguntado.
Há padrões sim.
Não tenho, nem sei, todos de cabeça, mas a espessura do material (fibra ou fenolite) e a espessura do cobre acredito serem os mais importantes. O fato de empresas que confeccionam placas terem esses pontos como parâmetro de cobrança me faz pensar assim.
Na espessura, por exemplo, temos placas desde 0.5mm até 3.2mm de espessura.
Na espessura do cobre, temos desde 35µm até 140µm (micrômetros).
Ainda, há a questão da temperatura. As consideradas padrão são para utilização até 140º, e as consideradas para altas temperaturas até 170º.
Claro, quanto maior os parâmetros, maior o custo da placa. Mas isso em empresas sérias. Tem empresa que só quer saber se é fenolite ou fibra.
O fato da fenolite ser mais fácil de furar se deve ao fato de que o fenolite é um composto de camadas celulose impregnada com resinas fenólicas (sintéticas). Quando o calor é aplicado juntamente com a pressão ocorre a polimerização, que aglomera as camadas, formando uma massa sólida.
Ou seja, mal comparando, é papelão prensado com resinas sob alta temperatura.
Já a fibra de vidro, segundo a wikipédia, é:
...um material composto da aglomeração de finíssimos filamentos de vidro, que não são rígidos, altamente flexíveis. Quando adicionado à resina poliéster (ou outro tipo de resina), transforma-se em um composto popularmente conhecido como fibra de vidro, mas na verdade o nome correto é PRFV, ou seja, "Polímero Reforçado com Fibra de Vidro".
O PRFV tem alta resistência à tração, flexão e impacto, sendo muito empregados em aplicações estruturais. É leve e não conduz corrente elétrica, sendo utilizado também como isolante estrutural...
Acho que dá para perceber o porque é mais complicado furar fibra do que fenolite (e porque as brocas duram menos com fibra).
Não é que as placas de fibra são melhores ou piores.
Particularmente, para protótipos eu uso fenolite pois o custo é mais baixo, as brocas duram mais e não dá muito trabalho.
Já para montagens finais, normalmente uso fibra de vidro.
O problema de comprar placas com camadas mais ou menos finas é porque simplesmente os comerciantes não querem saber disso. Querem saber do menor preço. E placas com menos cobre custam mais barato.
Abraços.