Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Fevereiro de 2025, as 00:18:24

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Black Ice Overdrive  (Lida 15134 vezes)
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« : 08 de Junho de 2011, as 17:29:45 »

Alguém ja usou???

São na verdade 2 diodos schottky de baixa voltagem colocados no lugar do capacitor de tom para "clipar" o som...
Pelo que eu li teriam que ser esses diodos em especifico para poder clipar o sinal de baixa voltagem que sai dos captadores (mesmo assim precisa de captadores com mais de 10K de impedancia).
I don't want to die young...
I want to diode!
anaksun
Visitante
« Responder #1 : 08 de Junho de 2011, as 18:25:05 »

Black Ice Overdrive

Notas sobre instalação
O Black Ice e um circuito de distorção passiva  que simula o overdrive de um amplificador valvulado. Este circuito passivo não irá adicionar ganho, . A distorção e proxima  a feitas por valvulas , não e uma  distorção pesada por saturação de sinal em  amplificadores de alto ganho.

Para que este circuito passivo  faça seu trabalho, os captadores devem ter uma resistência de pelo menos 10K ohms. Guitarras com captadores com uma resistência menor  não irá "produzir " o efeito do  Black Ice no  clip do sinal. O Black Ice deve ser usado apenas com captadores de  alta impedância , circuitos ativos e de baixa impedancia não são indidicados ( vai saber o porque).

O padrão de instalação

Notas Especiais sobre Controles Tone e fiação
O fabricante recomenda um potenciômetro de 250K ohms logaritimo para o Black Ice. Em outras palavras, nà posição dez horas, o controle de tonalidade não está afetando o tom da guitarra de forma alguma. Em zero, o capacitor está permitindo "sangrar" agudos  até o terra. Ao ligar o Black Ice em um potenciometro simples , basta simplesmente substituindo o capacitor do tone pelo Black Ice (EZ Instale Versão 1), o circuito de overdrive vai trabalhar para trás (10 = zero overdrive, 0 = total overdrive). A maioria dos diagramas nesta ficha técnica são projetados de modo que na posição 0 = zero de distorção e 10 = full-on.

Nota : e necessario blindagem da canoa, caso contrario haverá o famoso "hum).

Diagramas de Fiação
Volume e Master Black Ice: Útil para Telecaster, Les Paul Junior e outros instrumentos de apenas dois controles.

Modo 2.

NOTA: Esta ligação irá adicionar o overdrive com o potenciometro girado no sentido horário - 10. Use um potenciometro de 250K ohm para o controle de Black Ice.

Master Volume, Master Tone & Black Ice: Útil para Stratocasters e outros instrumentos com três controles.

Usando uma chave Push/Pull ( sempre achei cara )

modo 2

Típo Fender Stratocaster :

Típo Gibson Les Paul .

Gibson Les Paul Fiação # 2: permite o controle de volume independente de cada captador .
[/img]http://www.stewmac.com/freeinfo/i-5065/5065_5.gif[/img]

Dados extraídos do próprio fabricante.
Qualquer erro de tradução avisar por favor.
Bem o preço e salgado, mas segundo pesquisas poderia ( creio que não testaram ) usar qualquer diodo schottky  de baixa voltagem .
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #2 : 08 de Junho de 2011, as 18:59:25 »

Eu nunca levei fé nisso, a ideia é boa, mas não deve dar um som muito bom.  Mas é um recurso, numa emergência.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #3 : 08 de Junho de 2011, as 21:33:17 »

A pergunta é... onde achar esses diodos?!? Ou substitutos...
I don't want to die young...
I want to diode!
rafammbass
Visitante
« Responder #4 : 09 de Junho de 2011, as 00:04:28 »

Na boa, o som disso aí é meio desprezível... Tem tantos projetos MONSTROS no site que dá até se vergonha em se preocupar com um negócio desses...
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #5 : 09 de Junho de 2011, as 00:30:34 »

Com captadores potentes realmente funciona, melhor do que eu esperava, admito. Acho esse tipo de idéia interessante e louvável... nào vejo por que das críticas... Huh?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #6 : 09 de Junho de 2011, as 00:35:31 »

Também acho que todo recurso é válido, sem preconceitos.  Só não coloquei em uma guitarra minha porque não achei diodos adequados, ainda.  
rafammbass
Visitante
« Responder #7 : 09 de Junho de 2011, as 01:19:38 »

Na guitarra, http://www.youtube.com/watch?v=awCcC6U-5K4

No Baixo, http://www.youtube.com/watch?v=7aU7gt9e_Aw

Um cara que testou alguns diodos, http://www.thegearpage.net/board/showpost.php?p=889974&postcount=6

Um par desse (http://www.smallbearelec.com/Detail.bok?no=509) deve resolver.

Mesmo assim, não me impressiona. (o MONSTRO impressiona!)
Handmaker

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46

« Responder #8 : 09 de Junho de 2011, as 06:44:56 »

Na guitarra, http://www.youtube.com/watch?v=awCcC6U-5K4

No Baixo, http://www.youtube.com/watch?v=7aU7gt9e_Aw

Um cara que testou alguns diodos, http://www.thegearpage.net/board/showpost.php?p=889974&postcount=6

Um par desse (http://www.smallbearelec.com/Detail.bok?no=509) deve resolver.

Mesmo assim, não me impressiona. (o MONSTRO impressiona!)

Eu que o diga... Evil
Toda vez que piso nele...me assusta um pouco! Mas estou me acostumando Grin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #9 : 09 de Junho de 2011, as 07:18:06 »

The Monster strikes again!
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #10 : 09 de Junho de 2011, as 10:58:18 »

Veja bem, o interessante da idéia é criar o efeito sem uso de alimentação de qualquer tipo, está aí o inusitado da coisa. Isso nem é novidade, mas acho que é sempre benvindo esse tipo de coisa até pra se aprender o simples, porém limitado, uso de certas idéias. Há alguns pedais, inclusive, que são feitos dessa forma, Cave Pedals, mas são muito limitados e se apresentam com um marketing bem duvidoso...rs
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
biglouis
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309

« Responder #11 : 09 de Junho de 2011, as 11:40:34 »

A um tempo atrás ví uma marca de pedais que só fabrica pedais passivos... não lembro o nome agora... rs... era meio bizarro...
Visitante
« Responder #12 : 09 de Junho de 2011, as 12:07:42 »

Galera

Há alguns anos atraz encontrei um tópico falando sobre isso no orkut, esse black ice nada mais é do que 2 diodos de germânio... fiz alguns testes com diodos de silício e germânio, mas achei tudo muito sem graça, um overdrivezinho... e só pra captadores de alta saida.

Cuidado com essas coisas ditas não só no orkut mas na internet em geral.

Pelo que eu li são diodos schottky e não silício ou germânio. A estrutura do primeiro difere do segundo.

Mas também, não é lá essas coisas, embora seja interessante, como o Frias falou.

Abraços.
Visitante
« Responder #13 : 09 de Junho de 2011, as 12:49:43 »

Você leu isso onde? Ahhh deve ter sido no catálogo hermes...
Não entendi, dá pra desenhar?

Mas se você fizer uma busca no  Procure por "Black Ice Overdrive" irá ver o que disse.

Abraços.
Visitante
« Responder #14 : 09 de Junho de 2011, as 16:17:37 »

eu tinha uma revista daquelas do tempo do "epa", uma eletrônica popular ou antenna, nao lembro... que trazia um "circuito distorsônico" para ser ligado antes do controle de tom de qualquer preamp. Nada mais era que dois diodos de germânio, tipo detector, ligados em paralelo e em "contrafase" entre si. A mesma ideia do black ice. Como esses diodos começam a clipar em torno de 300 mV, basta o sinal ser mais forte que isso e vai rolar a distorção. Logo, pode ser schottky, ou de germânio, ou se o captador for muito, muito forte mesmo, pode ser até silício.
  Imprimir  

Ir para: