Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Julho de 2024, as 09:50:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: duvida blindagem guitarra???  (Lida 100608 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #30 : 03 de Agosto de 2010, as 20:44:08 »

Quanto às madeiras, nào sou luthier e minha limitada experiência é apenas tocar instrumentos prontos, trocando os pickups aqui e ali. Mas aí creio que seja um assunto bem mais extenso e complexo...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #31 : 03 de Agosto de 2010, as 21:38:10 »

Hummm...
Já apareceu uma ressalva. Então não você concorda tanto assim.
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #32 : 03 de Agosto de 2010, as 22:15:14 »

Tiarlei,

Não leva a mal não, mas eu realmente acho que há certos "refinamentos" que não passam de mitos. Por exemplo o cara que diz que há uma diferença entre o som de um pedal alimentado com bateria comum de zinco ou com bateria alcalina.

Pode ser que por obra de algum acaso uma lâmina causou um efeito estranho em uma blindagem. Mas vc deve considerar que essa lâmina vem default em milhões de stratos asiáticas e ninguém mais que eu tenha conhecimento teve esse problema. Eu particularmente, se o escudo não tem a lâmina, coloco-a imediatamente. E creio que 100% dos luthiers que fazem blindagens fazem o mesmo.

E as madeiras. Uma strato feita de mogno terá som de strato e uma LP feita de ash terá som de LP, não tenha a mais pálida dúvida. E muito possivelmente ninguém vai notar a diferença.
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #33 : 03 de Agosto de 2010, as 23:10:42 »

Tranquilão.

Mais pelo jeito você é bem cético heim.
Concordo que existem muitos mitos por ai. Só que nem tudo o é.
E, na verdade, o que tenho falado (madeiras e tal) não é do que ouvi, e sim do que tenho experimentado (e tenho feito algumas experiências).
E as diferenças são altas, e tem explicação concreta e nada subjetiva.

Agora, falando só da blindagem: nem todo luthier usa  esse método. Inclusive, um dos melhores entre os que conheço, não faz assim nas stratos.
E nas que fiz usando esse método teve o resultado que mencionei. A razão não sei (serviço mal feito talvez), mas aconteceu. Tanto que em uma de minhas guitarras fui obrigado a mudar o método, porque não estava aguentando mais o som que ela tinha adquirido.
Estou falando, nesse caso, de uma guitarra que usei durante alguns anos e que conhecia muito bem sua sonoridade.

Fiz, ainda, algumas experiências com madeiras e captadores e pude constatar, por exemplo, que um mesmo captador soou com diferenças grandemente notáveis em guitarras com madeiras distintas.
E digo que não só a madeira, como também o tratamento a ela dispensado (ou não), acabamento, e até a forma do corpo pode (ou não) influênciar na sonoridade.
Estou dizendo que muda. Não que vai ser pior ou melhor.
Muito menos estou dizendo que um instrumento caro tenha, obrigatoriamente, que soar melhor que um baratinho (aqui podem haver surpresas).

Enfim..
Agradeço a paciência.
Até mais.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2010, as 23:13:18 por Tiarlei Crist » Registrado
maioli
Visitante
« Responder #34 : 04 de Agosto de 2010, as 14:26:48 »

hehehe "cético" é o meu nome do meio.

O método científico cartesiano é uma mãe carinhosa para os céticos e uma madrasta para o empirismo.

Para saber qual o efeito de modificação em um sistema sonoro, não dá pra confiar na memória. Ela é uma P%$@ traidora e engana a gente. Não tem como comparar o que vc ouviu hoje com o que ouviu ontem, nem 2 horas atrás.

Só gravando o antes e o depois em um sistema padrão que permita a comparação posterior. Foi assim que eu descobri que uma blindagem não afeta o timbre, mas que pode remover até 20dB ou mais de sinal espúrio que fica exatamente na faixa que nós chamamos de agudos. Tanto que para moderar o ruído de strato com distorção, é comum se fechar o tone completamente.

As leis da física também não mentem. Se a gaiola de faraday não está fechada, não tem blindagem. Se vc não usa lâmina no escudo, vai ter que fechar de outro jeito ou o sistema é inócuo.

Nós humanos somos falhos. Queremos que uma fender strato soe obrigatoriamente melhor que uma shelter, ou que uma gibson, ou uma PRS, soe maravilhosamente melhor que o machado velho que temos em casa. Ou queremos acreditar em um cara que diz que uma guitarra dos anos 60 feita de alder soa melhor que uma nova feita de ash por causa da madeira (e por isso aceitamos pagar o dobro). Assim como acho que se enquadra nessa mesma categoria a afirmação que um dado sistema eletromecanico completo (caps, fios, pots, cordas, braço, ponte, tudo) soa diferente em uma guitarra com corpo de madeira diferente mas de qualidade equivalente. Só acredito vendo e ainda assim, através da gravação, que não mente.

Graças a Deus podemos debater ciência assim, com todo o respeito.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, as 14:31:07 por maioli » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #35 : 09 de Agosto de 2010, as 18:41:52 »

A psicoacústica é um conhecimento complicado. Vou dar uma olhada no livro Física e Pscicofísica da música para ver se há alguma resposta objetiva para esse tipo de questão... huahauhauhauua
Registrado

Guitar Craft
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #36 : 09 de Agosto de 2010, as 20:55:43 »

Sim, psicoacústica nào é uma matéria muito simples, mas fascinante. Mas há bastante informação aproveitável pela rede.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
afonsolirio
Visitante
« Responder #37 : 27 de Agosto de 2010, as 15:46:36 »

Dae pessoal...
Gostaria de pedir uma ajuda quanto a esse esquema de blindagem da minha Les paul. É o seguinte:
Comprei um humbucker Cabrera Rock Pró pra botar a ponte, gostei do captador, bem gudo e timbre definido pacas, muito bom mesm, o problema é que tem um chiado bem forte quando seleciono ele, maior aindo do que no do braço(acredito que seja por trablhar com frequências mais altas). Tentei blindar com papel aluminio a tampa e os lados da cavidade onde ficam os potenciometros, mas não adianta o chiado nos dois caps continuou. será que é a blçindagem ou tenho que refazer toda a eletrica da guitarra?
O antigo humbuker que era da LP eu botei na ponte da minha strato, e o humbucker da strato não dá nenum chiado, ficou muito bom, já os humbucker da LP se eu ligar no meu Amplificador, com a mesma configuração que eu tava tocando na strato, dá uma baita dum chiado.

Gostaria que me ajudassem, pois domingo tenho gravação com a minha bada e não sei o que faço... Cry

Flw pessoal...
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #38 : 27 de Agosto de 2010, as 16:15:03 »

Geralmente guitarra de humbucker não tem e não precisa de blindagem. Vamos diferenciar. Vc tem chiado (shhhhhh) ou zumbido (hummm)? Alguma coisa se altera quando vc toca nas cordas, peças polares do captador ou jack de saída? Alguma coisa se altera ao acionar os controles de volume e tom?
Registrado
afonsolirio
Visitante
« Responder #39 : 27 de Agosto de 2010, as 17:25:09 »

quando eu vou fechando o pot do volume ele vai diminuindo, mas ainda continua bem forte, vou ver se gravo o som pra v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) verem com que é o chiado...

flw...

Mensagem Mesclada
Essas gravãções eu fiz em linha, o chiado nah parece ser tão forte, mas no amp é mais forte ainda...
Cheguei a conclusão de que o chiado do do braço é bem aceitavel, bem pouco mesmo, mas o da ponte é insuportavel.
Obs: O do braço possui niquel cover, o da ponte não...(Não sei se influencia no som ou na captação de ruidos)
Em ambas as gravações eu começo com o humbucker do braço depois passo para o da ponte...


Som Clean:
http://www.4shared.com/audio/Kbb_8gUP/chiado.html

Som com distorção:
http://www.4shared.com/audio/zUDsc6cB/chiado_com_distoro.html

v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) e seus bons ouvidos podem me dizer:
Porque esse maldito chiado?Huh?Huh??

Obs: Não é cabo e nem o amp, pois com o humbucker da strato nah acontece esse zumbido...
Desde já agradeço...

Mensagem Mesclada
Blindei tmbm com papel aluminio a cavidade onde fica o captador, prendi um condutor no papel aluminuo e aterrei e nah adiantou, continua o mesmo chiado...
Mas tem uma coisa que eu percebi, quando ta selecionado o captador da ponte se eu tirar a mão da guitarra o som não aumenta, continua o mesmo ruido, parece que quando eu seleciono o humbucker da ponte ele tira o terra, inclusive o das minhas mãos na guitarra, muito estranho, o que pode ser?Huh?Huh?
« Última modificação: 27 de Agosto de 2010, as 21:12:12 por afonsolirio » Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #40 : 28 de Agosto de 2010, as 01:41:19 »

Citar
parece que quando eu seleciono o humbucker da ponte ele tira o terra, inclusive o das minhas mãos na guitarra, muito estranho, o que pode ser?

Ligação errada, solda fria (ou inexistente) ou defeito no captador (curto talvez).
« Última modificação: 28 de Agosto de 2010, as 01:42:58 por Tiarlei Crist » Registrado
igoraraujo
Visitante
« Responder #41 : 28 de Agosto de 2010, as 03:18:50 »

Cara, eu levei minha guita pro Vinicius da KA Luthieria e ele blindou (tinta condutiva) que é uma beleza rs
Se você estiver em SP, leva lá pra ele, ou dá uma ligada. Inclusive ele enrola captadores.
Ainda não peguei minha strato, mas já vi a blindagem e ele mesmo ficou impressionado com o resultado.
Inclusive, recomendo pra quem está em SP. Eu mesmo sempre tive problemas com luthier exatamente por causa do preço... mas
ficou tão em conta que levei as duas  Tongue

Eu ia levar no Edmar Luighi e o luthier (acho que Francisco) disse que não adianta blindar guitarra com single e que
ia blindar com papel aluminio  Lips Sealed  Embarrassed  Huh?  Shocked  Cry
Fiquei meio cismado... acabei não levando lá... antes quando era o Paulo (careca rs) que atendia eu levava e gostava muito do serviço... apesar de caro rs

Agora, se for outro problema que não seja blindagem... pode ser algum fio partido (internamente) ou problema no captador.
Cuidado com o fuça fuça rs tenta analisar antes de abrir cap, puxar fio, estica, roda... porque o que pode ser um simples mal contato, pode virar uma dor de cabeça  Batendo Cabeça
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #42 : 29 de Agosto de 2010, as 00:35:34 »

Zumbido e não chiado.

Está com falta de terra. Blindagem é total perda de tempo. Se vc seguiu um esquema de ligação confiável e tem certeza que a ligação está correta, melhor acionar a garantia.
Registrado
Super_sadia
Visitante
« Responder #43 : 28 de Setembro de 2010, as 16:38:18 »

Renascendo o tópico
vou tentar fazer novamente a blindagem por tinta condutiva novamente, agora que sai de férias (desempregado Embarrassed ) vou ter tempo para me dedicar .. só uma dúvida, tem que misturar um pote inteiro de grafite com um pote inteiro de verniz ?
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #44 : 09 de Outubro de 2010, as 23:54:39 »

Bem, acho que aqui eu posso ajudar mais que no caso dos amplificadores valvulados ehhe...

Como eu estava dizendo, eu faço manutenção em guitarra. Não me considero um luthier, mas aprendi com os melhores daqui (inclusive sou da terra do que faz as guitarras baianas de Armandinho, o Elifas).

Bom, vamos ao que interessa: Maioli tem razão em muitas coisas! Grave para comparar. Não tem como avaliar pelo que se lembra.

Outras eu concordo com você, até porque eu fiz um teste de gente grande. Comprei uma guitarra que todos condenam, mas que tem madeira em cedro. Bom... tudo que você poderia imaginar de errado tinha nela. Massa na madeira, pintura grossa com tinta a óleo, ponte reta, etc... Lembrando que a ponte reta não é um erro, desde que seja calculado corretamente.

O que eu fiz: Primeiro gravei como ela era antes. Desmontei toda (toda mesmo), removi a pintura (levei quase 4 dias completos) para depois lixar e usei goma laca e verniz nogueira (vou mostrar como ficou a pintura aqui... pela manhã se eu lembrar eu posto as fotos). O objetivo era deixar envelhecida, semi-fosca e com proteção na madeira. Como os captadores eram humbuckers, eu não blindei, apenas troquei fiação e potenciômetros, jacks, etc. Coloquei um roller nut nela, mas vou colocar uma ponte com roller tmb, ajustei o ângulo da ponte, que aumentou cerca de 10 graus e troquei as tarrachas além de regular o braço. Galera, eu não tenho a gravação aqui, mas com os captadores originais (que são uma porcaria). Não faz vergonha nenhuma entregar a um músico famoso tirar um som e nem em colocar do lado de minha tagima T0 black series feita a mão (isso mesmo) com um JB na ponte e um hotrails no braço (não com relação ao timbre), mas ficou muito, muito boa mesmo.

Madeira influencia, mas como o maioli disse... depende de vários outros fatores. Só a tinta que tinha, fazia parecer que a madeira estava abafada, sem vibração completa... como se tivesse uma almofada em cima dela. Vou trocar os captadores dela e correr para o abraço. Na Strato que regulei hoje (uma strinberg de um cara aqui iniciante), com madeira wafer (placas finas coladas). A guitarra tinha tanto ferrugem que estava com partes verdes, o som era nojento de tanto ruído. Utilizei ácido muriático em peças de metal que não eram galvanizados e lavei com sabão neutro o resto. Hidratei o braço, regulei ele, oitavas e o principal... usei papel alumínio no escudo e na madeira (uma entrando em contato com a outra) e tudo aterrado em star ground. Se vocês ouvirem a guitarra ligada no amplificador, vocês não acreditariam. Coloco o volume de meu valvuladinho (que deu trabalho de fazer, mas me deu orgulho graças ao forum aqui).... não tem um ruído sequer (caso você toque o metal para aterrar, claro)! Isso ajuda em captadores single e acredito que só nessas condições.

Experimente dar uma lida em livros de luthieria, acompanhar o trabalho dos caras (como eu já fiz muito aqui) e perguntar as coisas. Aqui a galera manja muito e se você realmente quiser aprender, basta mostrar que tem interesse em entender e abrir os ouvidos que eles te ajudam e todos saem ganhando.


« Última modificação: 26 de Dezembro de 2011, as 11:07:44 por designermx2 » Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal