Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Outubro de 2024, as 15:29:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 32 33 [34] 35 36 ... 59   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Baby Wonder  (Lida 547595 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #495 : 26 de Novembro de 2011, as 07:40:34 »

Oi Pessoal

Se você tem mulher, aconselho a não montar o baby wonder...

Porque?

E no IALL, se bem me lembro, tem aviso de risco de morte AUHAU

Vamos deixar claro algumas coisas sobre choque elétrico. Primeiro, choque elétrico não é gostoso. Doi! Segundo, quando a voltagem dobra, a energia entregue pelo choque aumenta 4 vezes. Então o Baby Wonder é quatro vezes mais seguro que um amplificador que trabalhe em 300V, mas morde duro! O Plautz que o diga!

Mas quem montar na placa do Plautz seguindo todas as instruções não terá qualquer problema em chegar a um resultado animador!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
jpdiman
Visitante
« Responder #496 : 26 de Novembro de 2011, as 09:16:49 »

Tem alguma manha pra montar, por exemplo: primeiro soldar os componentes na placa e os soquetes, e depois da placa pronta, fazer a ligação dos transformadores e das válvulas?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #497 : 26 de Novembro de 2011, as 12:21:03 »

Quando eu vou montar coisas em placa, não importa o que seja, começo soldando os componentes de menor altura, e vou seguindo a ordem do mais baixo para o mais alto. Assim quando viro a placa as peças não caem. É só essa a dica, fora usar solda boa, passar um bom-bril antes de soldar....

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #498 : 26 de Novembro de 2011, as 14:43:33 »

Refiz a montagem do mey Baby usando placa de circuito impresso.

FUNCIONOU!

Transformador frio, som ótimo, tudo perfeito!

Eduardo, embora eu tenha certeza de que a primeira montagem estava OK (em termos de conexões), e que não havia componentes ruins (aliás, eu reutilizei todos), será que o fato de eu ter feito PTP pode ter causado oscilações (numa frequência inaudível) intensas a ponto de aumentar absurdamente o consumo do circuito, levando a torrar os outros transformadores?

A quem possa interessar: eu queria testar de novo o circuito de qualquer jeito, e não queria comprar outro transformador (gato escaldado). O que eu fiz, e descrevo abaixo, deu certo, mas só recomendo para quem realmente sabe o que está fazendo (trata-se de procedimento arriscado). Entender a parte matemática dos vídeos do Eduardo sobre transformadores para preamplificadores valvulados ajuda:

- Peguei um transformador 12+12V x 3A / 110+110V (duplo primário em desacordo com as normas...)
- Desmontei o transformador todo, tirando as chapas do núcleo e desenrolando o secundário (este já é o segundo deste "tamanho" que eu desmonto, e ambos tinham 56+56 espiras).
- Apliquei uma camada grossa de papel kraft sobre o primário, fixando com cola branca. Deixei secar bem.
- Reenrolei o secundário com 29 espiras (metade de um dos setores do enrolamento original, mais 1 espira para dar uma "folga") usando o mesmo fio que eu tinha tirado (NÃO RECOMENDÁVEL, ideal é usar fio novo, mas eu estava numa situação de angústia). Quem usar fio velho, tente ao menos deixar as espiras um pouco espaçadas entre sÍ, distribuindo 15 espiras por camada, com uma volta de papel kraft entre elas (não dá para garantir a integridade do esmalte do fio recuperado, então é bom evitar contato entre as espiras).
- Refiz as soldas dos enrolamentos, embrulhei a bobina com mais papel kraft, refiz o núcleo.
- Usei um dos "primários" como secundário de alta tensão, ligando apenas um dos enrolamentos na tomada.

Tudo certo, o transformador deu 6,1 V no sec. BT, e 116V no AT. A capacidade de corrente parece ter sido suficiente, tanto que funcionou frio, como eu já disse.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #499 : 26 de Novembro de 2011, as 16:19:59 »

Oi Finck

Eduardo, embora eu tenha certeza de que a primeira montagem estava OK (em termos de conexões), e que não havia componentes ruins (aliás, eu reutilizei todos), será que o fato de eu ter feito PTP pode ter causado oscilações (numa frequência inaudível) intensas a ponto de aumentar absurdamente o consumo do circuito, levando a torrar os outros transformadores?

Oscilações podem fazer a válvula de saída avermelhar a placa, mas torrar transformador é só com curto mesmo. Pode ter certeza que tinha ligação errada, embora você não tenha encontrado. Um terminal longo encostando onde não deve causa muito estrago!

Parabéns pela conquista! E o que você fez com o transformador é algo totalmente válido!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #500 : 26 de Novembro de 2011, as 20:28:14 »

Finck, parabens pelo sucesso.
Mas sobre o transformador, dou um alerta, nao recomendam usar cola branca, dizem que é condutiva.

Sobre montagem, qualquer que seja a montagem, é como o Eduardo mencionou, sempre solde primeiro os componentes menores e de menor altura.
Sempre deixe para soldar fios e peças com fios por ultimo.
Isso ate evita que com o movimento constante da placa durante a montagem, os fios nao se quebrem.
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #501 : 26 de Novembro de 2011, as 21:42:41 »

Obrigado, pessoal!

GrAmorim, a cola branca foi usada em pequena quantidade, só para fixar o papel kraft. Mas na verdade ela NÃO é condutiva depois de seca (é um "plástico", por assim dizer). O problema é que muitas vezes o pessoal não tem paciência de esperar secar, e aí a umidade provoca problemas...

Aos que desdenham o Baby Wonder por sua baixa potência, o ampzinho provou que "se tamanho fosse documento elefante seria dono do circo"...

O volume dele é bem impressionante. Empurrado por algum pedalzinho de boost (eu usei um equalizer), gera um som "puro blues"...

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #502 : 26 de Novembro de 2011, as 23:09:25 »

GrAmorim, a cola branca foi usada em pequena quantidade, só para fixar o papel kraft. Mas na verdade ela NÃO é condutiva depois de seca (é um "plástico", por assim dizer). O problema é que muitas vezes o pessoal não tem paciência de esperar secar, e aí a umidade provoca problemas...



Não! O Eduardo escreveu num post desse ai que a cola branca depois que seca fica condutiva sim! Me lembro até hoje desse post.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #503 : 27 de Novembro de 2011, as 00:53:15 »

Foi por isso que respondi isso no post.
Tambem me lembro do post, que ainda dizia que pode pegar fogo. To certo?
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #504 : 27 de Novembro de 2011, as 01:59:37 »

Foi por isso que respondi isso no post.
Tambem me lembro do post, que ainda dizia que pode pegar fogo. To certo?
Sim! Eu não lembrava dessa parte, mas agora que você comentou eu me lembre que ele escreveu isso sim.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #505 : 27 de Novembro de 2011, as 02:21:30 »

 Grin
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1289.msg21488#msg21488

Realmente ela é condutora mesmo seca, mesmo que em pouca intensidade.
E devemos lembrar que em um transformador tem aquecimento, e quando aquecido, a cola seca pode se tornar liquida de novo, e mais condutora.  Huh?
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #506 : 27 de Novembro de 2011, as 10:30:37 »

Oi Pessoal

O problema com a cola branca é que não é um material apropriado para este serviço. Ok, se usar um pinginho para prender o papel não vai matar ninguém. Mas tem gente que embebe o enrolamento em cola branca para fixar as espiras. Isso é totalmente inadequado. O correto é usar verniz isolante.

A cola branca quando aquecida amolece, carboniza e se inflama. Como engenheiro fui treinado a pensar no que se chama de "Estado Limite Último". Isso implica em criar projetos que apresentam falha segura, ou seja, se o dispositivi falhar, esta falha não ocasionará um efeito em cascata que traga a ruina de mais coisas.

Um exemplo clássico foi o World Trade Center. Quando o edifício ruiu, ele caiu sobre a própria funcação. Imaginem se tivesse caido de lado? Seria um dominó de predios caindo Manhatam a fora!

Se um transformador isolado com verniz falha, ele solta uma fumaça e queima. Um transformador isolado com cola branca solta chamas que incendeiam a casa do incauto, destruindo todos os outros bens que ele possa ter.

O raciocínio é por aí. Eu já enrolei transformador com cola branca e vi a bagaça pegar fogo na minha frente. Mas enquanto houver gente indo escalar o Evereste, mesmo sabendo que a cada cinco um morre na montanha, haverá que contradiga o bom senso.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #507 : 27 de Novembro de 2011, as 12:38:12 »

Nao sei se estou errado, entao corrijam-me.
A cola branca, quando usada sobre as espiras, esta faz um isolamenteo termico, mantendo um provavel aquecimento sobre a bobina, o que faz aumentar mais ainda a temperatura desta, impedindo seu refrigeramento.
Certo?
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #508 : 27 de Novembro de 2011, as 12:53:58 »

Pode até ser. Mas eu precisaria pensar um pouco no mecanismo de resfriamento do transformador. Acho que o grosso do calor é dissipado na superfície externa e chega lá por condução. Será que a cola branca piora esse mecanismo?
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #509 : 27 de Novembro de 2011, as 13:12:02 »

No caso de verniz, ele nao retem o calor.
O papel, é poroso.
Ja a cola branca permanece uma "membrana" semelhante a plastico, o que impede a passagem do aquecimento para fora.
Mantendo assim o aquecimento na bobina.
Registrado

Páginas:  1 ... 32 33 [34] 35 36 ... 59   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal