Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Outubro de 2024, as 19:39:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 29 30 [31] 32 33 ... 59   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Baby Wonder  (Lida 547659 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #450 : 10 de Outubro de 2011, as 23:25:45 »

Boa noite moçada! Este é o meu primeiro post, e deixo meus parabéns à todos que contribuem no forum!

Montei o Baby Wonder com transformadores comprados na Lider, tudo funcionou perfeitamente, o som ficou ótimo, sem "hum"...

Só que o transformador de alimentação esquenta demais! Não chega a soltar fumacinha, mas não dá para encostar a mão nele. A peça parece ser igual à que a Lider fornece (ou forneceu) à Altana, com primário 115/127/220V e secundários 6,3/127V. Veio com uma etiqueta "15W" colada.

Isso é normal? Alguém há experimentou problema semelhante? Se não é normal, o que posso ter feito de errado, uma vez que o amp funciona direitinho?

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda!

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #451 : 11 de Outubro de 2011, as 09:10:04 »

Tem alguma coisa em curto. Não é para esquentar tanto. Verifique a direção dos diodos.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #452 : 11 de Outubro de 2011, as 10:55:40 »

Obrigado, Eduardo.

Mas se tivesse algum diodo invertido daria curto no secundário do transformador, não? E a fonte sem carga funciona direitinho, com +B de +/- 170VCC, e o transformador não esquenta.

Imagino que não deva ser um curto, mas "alguém" drenando mais corrente do que deveria...

Existe algum roteiro de verificação ("troubleshooting") que poderia ser usado para tentar achar o defeito? Se existir, imagino que isso poderia ajudar outros iniciantes como eu...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
fovb
Visitante
« Responder #453 : 11 de Outubro de 2011, as 12:09:25 »

Meu Baby Wonder pronto.

Homenagem mais do que merecido ao Eduardo Smiley

Gabinete emprestado de um cubinho Onner, falante Eminence...

Apenas um adendo, fiz o furo pra colocar uma chave de stand by, mas não instalei nada lá, como posso acioná-la?







Comparando com o resto da família (tamanho não é documento)



Abraços a todos e mais uma vez obrigado ao amigo Eduardo pelo belissimo projeto!

Registrado
plautz
Visitante
« Responder #454 : 11 de Outubro de 2011, as 12:14:01 »

Lindo!

Parabéns.

Quanto à chave de stand by, é só ligar em série com a alta tensão (127V). Assim, ao ligar a chave geral, apenas os filamentos estarão alimentados. Após algum tempo, liga-se o stand by para a alta tensão.

Por favor me corrijam se estiver errado, pois o projetista é o Eduardo.

Abraços.
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #455 : 11 de Outubro de 2011, as 12:15:48 »

Valeu tiaguera, esqueci de falar que as placas e peças vieram de você Smiley Sorry Brow

Esqueci também de colocar uma foto da parte interna, que tá uma bagunça, mas como tá muito bom o som, vou deixar assim mesmo   Evil

Me inspirei nas matrizes tridimencionais do Adiel hahaha

Registrado
plautz
Visitante
« Responder #456 : 11 de Outubro de 2011, as 12:19:12 »

Obrigado, Eduardo.

Mas se tivesse algum diodo invertido daria curto no secundário do transformador, não? E a fonte sem carga funciona direitinho, com +B de +/- 170VCC, e o transformador não esquenta.

Imagino que não deva ser um curto, mas "alguém" drenando mais corrente do que deveria...

Existe algum roteiro de verificação ("troubleshooting") que poderia ser usado para tentar achar o defeito? Se existir, imagino que isso poderia ajudar outros iniciantes como eu...

Que eu saiba o único roteiro de verificação é ir analisando por estágios e testando cada um individualmente.

Se a fonte funciona direito em aberto, logo o problema (muito provavelmente) não é dela.

Como foi feita sua montagem? Ponto a ponto ou com a placa do PDF que postei?

Se foi feita com a placa, verifique se não há curtos entre as trilhas dos filamentos e os terminais 1 / 7 das válvulas (as trilhas ficaram próximas às ilhas eu sei. Já tem um pdf novo saindo).

Um teste que você pode fazer para saber se tem esse curto: ligue tudo sem as válvulas. Se o transformador não esquentar pode ser curto por ai (nos terminais das válvulas) ou válvulas defeituosas.

Já se o transformador esquentar sem as válvulas, alguma coisa está errada na montagem ou algum componente está alterado / defeituoso.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #457 : 11 de Outubro de 2011, as 13:55:20 »

Como foi feita sua montagem? Ponto a ponto ou com a placa do PDF que postei?

Um teste que você pode fazer para saber se tem esse curto: ligue tudo sem as válvulas. Se o transformador não esquentar pode ser curto por ai (nos terminais das válvulas) ou válvulas defeituosas.

Já se o transformador esquentar sem as válvulas, alguma coisa está errada na montagem ou algum componente está alterado / defeituoso.

Plautz, a montagem foi ponto a ponto (com barra de terminais montada numa placa de fibra de vidro).

Vou rever tudo hoje à noite e tentar achar alguma coisa fora de lugar.

Achei num post antigo do Eduardo um comentário sobre regulação do secundário 6,3V por saturação do núcleo. Pela teoria, um núcleo saturado esquenta, não é mesmo? Será que pode estar aí o "x" da questão?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
plautz
Visitante
« Responder #458 : 11 de Outubro de 2011, as 14:10:59 »

Não sei nada sobre transformador esquentar por saturação de núcleo, nem me lembro de ter lido isso.

O que posso afirmar é: o transformador não esquenta. E ele já tem a saída de 6,3V para os filamentos, não sendo necessária regulagem.

Isto é, se o transformador for o mesmo que o Eduardo vende.

Liga sem as válvulas  vê o que acontece.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #459 : 11 de Outubro de 2011, as 18:07:58 »

Oi Fovb

Seu Baby Wonder ficou lindo! Adorei!

Só um detalhe, meu sobrenome é Foltran. Quando fui registrar o domínio para meu site, já tinham pego, daí escrevi ao contrário e ficou Nartlof! Mas pode deixar assim mesmo! Acho que vou adotar o pseudonimo!

Finck, se você comprou os transformadores direto com a Lider, confira bem se estão todos em ordem. No lote que eu encomendei para distribuir pro pessoal do forum, tive que mandar alguns de volta por erro de montagem.

No PDF que o Plautz publicou tem a tensão esperada nos pinos das válvulas. Confira se suas tensões estão corretas. Guie-se pelo PDF do Plautz.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #460 : 11 de Outubro de 2011, as 18:13:24 »

Valeu, vou fazer isso!

Finck

-----
Eduardo, testei as tensões em relação ao terra, ficaram assim:

EL90
1 - 0
2 - 4,8
3 - 4,5 (se eu desligar o +B vai para 6V)
4 - 0 (está aterrado)
5 - 120
6 - 115
7 - 0

EF94
1 - 0
2 - 0
3 - 4,5 (mesma coisa, desligando +B vai para 6V)
4 - 0 (aterrado)
5 - 71,5
6 - 20,7
7 - 0

E notei que o transformador só começa a esquentar acima do normal quando eu plugo a guitarra e aumento o volume. Por isso e pela leitura da tensão nos  filamentos, estou chegando à conclusão que o culpado é o próprio transformador, que não está segurando a carga, sobreaquecendo e derrubando as tensões.

Transformador malvado!

Vou tentar usar um trafinho 6,3V separado para alimentar os filamentos, e deixar esse da Lider só para o +B.

Por outro lado, se alguém enxergar mais algo de estranho nas leituras, por favor avise!

Abraço

Finck
« Última modificação: 11 de Outubro de 2011, as 23:44:50 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #461 : 12 de Outubro de 2011, as 06:36:41 »

Valeu, vou fazer isso!

Finck

-----
Eduardo, testei as tensões em relação ao terra, ficaram assim:

EL90
1 - 0
2 - 4,8
3 - 4,5 (se eu desligar o +B vai para 6V)
4 - 0 (está aterrado)
5 - 120
6 - 115
7 - 0

EF94
1 - 0
2 - 0
3 - 4,5 (mesma coisa, desligando +B vai para 6V)
4 - 0 (aterrado)
5 - 71,5
6 - 20,7
7 - 0

E notei que o transformador só começa a esquentar acima do normal quando eu plugo a guitarra e aumento o volume. Por isso e pela leitura da tensão nos  filamentos, estou chegando à conclusão que o culpado é o próprio transformador, que não está segurando a carga, sobreaquecendo e derrubando as tensões.

Transformador malvado!

Vou tentar usar um trafinho 6,3V separado para alimentar os filamentos, e deixar esse da Lider só para o +B.

Por outro lado, se alguém enxergar mais algo de estranho nas leituras, por favor avise!

Abraço

Finck

Pelo que você disse, to achando que esse transformador tá fraco hein...
Mede a corrente que a parte de alta tensão tá consumindo. Se estiver dentro dos 50mA que a descrição do transformador diz ser o máximo, então é erro de construção mesmo. E mede a corrente nos filamentos também!
Depois disso, aí sim você faz o teste com um transformador separado pros filamentos, e refaça os testes de medição de corrente.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2011, as 06:41:10 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #462 : 12 de Outubro de 2011, as 08:56:55 »

Oi Finck

De fato existe algo errado com a montagem como um todo. A tensão de placa da EL90 está muito baixa. Deveria ser algo como 150V. A tensão no pino 2 deveria ser de pouco mais de 6V.

Existem 2 possibilidades:

1-O transformador deve ter problemas ou foi mal especificado.
2-Algum componente está com problemas. Pode ser algum capacitor em curto na fonte.

As válvulas estão se portando bem, já que pelas tensões dá para ver que não há excesso de corrente em nenhuma delas.

Cabe sempre lembrar que o pino 7 da EL90 deve ficar aberto!

braços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #463 : 14 de Outubro de 2011, as 11:59:11 »

Finck, quando você encomendou o transformador na Lider, lembrou de avisar que o enrolamento de 127V seria retificado?
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #464 : 14 de Outubro de 2011, as 17:07:42 »

Oi, Eduardo:

Na verdade eles tinham o transformador pronto. Eu perguntei sobre o projeto que eles haviam feito para a você (Altana) e eles tiraram uma peça da gaveta e me venderam. Minha intenção era pegar um contigo, mas com os Correios em greve e a curiosidade me comendo pelas pernas, eu não resistí...

Com relação às correntes, eu medí, não chegou a dar 40 mA no secundário 127V.
No momento desta medida eu estava alimentando os filamentos com um transformador separado, ou seja, o da Lider estava alimentando apenas o +B. e ainda assim esquentou bastante.

Não aguentei e abri o danado. A construção me pareceu bem feita, enrolamento impregnado, papel decente, e os fios esmaltados não parecem ter bitola inadequada.

Só me passa pela cabeça que pode haver algum curto ou fuga interna.

Só por curiosidade: Quais são as resistências DC típicas nos transformadores que você fornece, para eu comparar com o que eu tenho em mãos?

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 ... 29 30 [31] 32 33 ... 59   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal