Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Junho de 2024, as 04:59:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 41 42 [43] 44 45 ... 59   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Baby Wonder  (Lida 521387 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #630 : 29 de Fevereiro de 2012, as 06:56:10 »

Bom, por incrível que pareça, montei novamente (utilizei borns) e não é que o bicho falou? Som bonito, gostei bastante, está com um pouco de ruído quando o pot de tom está no máximo, mas ainda não aterrei os dois potenciômetros.

Fiz as medições:

EF 94
0
0
0
5,4
125,4
42,5
0

EL 90
0
12,4
0
5,4
317
315
0

Nos filamentos deu 5,4



Você está com 317V na EL90?!?!?! Deveria ser  a metade disso! Que transformador de força está usando?
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #631 : 29 de Fevereiro de 2012, as 10:38:37 »

Bom, por incrível que pareça, montei novamente (utilizei borns) e não é que o bicho falou? Som bonito, gostei bastante, está com um pouco de ruído quando o pot de tom está no máximo, mas ainda não aterrei os dois potenciômetros.

Fiz as medições:

EF 94
0
0
0
5,4
125,4
42,5
0

EL 90
0
12,4
0
5,4
317
315
0

Nos filamentos deu 5,4



Você está com 317V na EL90?!?!?! Deveria ser  a metade disso! Que transformador de força está usando?

o do baby wonder da altana...

e as outras medidas estão de acordo?

-----
estou arriscando a válvula?
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012, as 13:54:10 por diegofirmino » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #632 : 29 de Fevereiro de 2012, as 17:03:46 »

Tá tudo errado! Não deveria ter nenhuma tensão acima de 150V no circuito! Impressionante não ter explodido nada até agora. Veja se você mediu certo. O filamento tem que medir em AC e o resto em DC.

Você pode ter ligado o transformador de forma errada. Quais as cores do primário que está usando e em que tomada você ligou?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #633 : 01 de Março de 2012, as 20:16:43 »

Realmente, eu estava medindo errado!  Toma na Cabeça
Novamente:
EF 94
0
0
0
0
80,8
34,1
0

EL 90
0
6,2
0
0
147,5
147
0

Descobri que a EF 94 estava com mal contato no soquete, quando toquei nela o bichinho falou. Qual a especificação do soquete para aquele layout 1.6 do plautz?
Registrado
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #634 : 01 de Março de 2012, as 21:33:43 »

Soquete 7 pinos, para válvulas. Aí você vai dizer se quer montar sobre ou sob o chassis. Quanto ao material, cerâmica é uma boa pedida. Na Altana tem.
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 185
-Recebido: 170



WWW
« Responder #635 : 01 de Março de 2012, as 23:31:27 »

Dá uma checada nas soldas do soquete. O mal-contato pode tanto ser por problema do soquete como pode ser alguma solda ruim.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #636 : 01 de Março de 2012, as 23:35:56 »

Depende do layout... se não me engano, para o Baby Wonder existe dois layouts, feito pelo Plautz, cada um usa um um modelo de soquete, então veja primeiro o layout que você está utilizando primeiro. Quando eu vi o documento, ele estava organizado de modo prático, mostrava o layout e o respectivo soquete que seria usado! Só por esta característica que você disse eu não conseguirei respondê-lo!

Abraço!
Registrado
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #637 : 02 de Março de 2012, as 09:27:05 »

O layout que utilizei foi o 1.6 do plautz. Na época não especificava o soquete então comprei um e tive que mexer nos terminais p/ encaixar e não ficou tão legal.

A solda está boa, é o soquete que não está bom.

e essas medidas estão de acordo?
outra coisa que notei é que o pot de tonalidade não está muito atuante..
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 185
-Recebido: 170



WWW
« Responder #638 : 02 de Março de 2012, as 23:03:13 »

O layout que utilizei foi o 1.6 do plautz. Na época não especificava o soquete então comprei um e tive que mexer nos terminais p/ encaixar e não ficou tão legal.

A solda está boa, é o soquete que não está bom.

e essas medidas estão de acordo?
outra coisa que notei é que o pot de tonalidade não está muito atuante..

O link pra última versão do PDF do Baby Wonder tá AQUI

Compara sua placa com os layouts das páginas 4 e 6. Em ambas tem uma foto do tipo de soquete adequado à placa.
Seria bom ter umas fotos da placa pra gente ver se não tem mais algum problema!

Quanto ao controle de tom, ele realmente não altera muito o som. Testei o Baby Wonder que o Fernando (fovb) tinha montado, e percebi isso. Também achei ele um pouco agudo demais... mas tenho uma mod simples que faz o bichinho soar melhor (pra mim).
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #639 : 02 de Março de 2012, as 23:35:21 »

...mas tenho uma mod simples que faz o bichinho soar melhor (pra mim).

Se "faz o bichinho soar melhor", não poderia dizer aqui qual é essa modificação?

Uma recomendação é no C4 - 1nF,  trocar por 2,2nF.
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 185
-Recebido: 170



WWW
« Responder #640 : 03 de Março de 2012, as 00:09:31 »

...mas tenho uma mod simples que faz o bichinho soar melhor (pra mim).

Se "faz o bichinho soar melhor", não poderia dizer aqui qual é essa modificação?

Uma recomendação é no C4 - 1nF,  trocar por 2,2nF.

Essa é metade da minha mod hahaha

A outra metade é trocar o cap de 2,2nF do projeto original por 10nF.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #641 : 03 de Março de 2012, as 00:55:06 »

Ah, sim...! Então fica:
C2 - 2N2 10nF
C4 - 1nF 2,2nF
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #642 : 03 de Março de 2012, as 01:48:27 »

vou testar essas mods, gostei do som agudinho, mas pode ser que fique legal mais opções... uma chave pode ajudar exemplo

agora só vou ver a questão do soquete quando for colocar no chassi...
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #643 : 29 de Março de 2012, as 21:15:26 »

Bom, acabei de montar um Baby Wonder... Sem novidades até aí. Fiz com calma e o bicho funcionou de cara. Também, o documento é excelente! O texto, os diagramas, o layout, tudo!

De cara montei com um diferencial por pura curiosidade: o transformador de saída usado foi o que tirei do meu Epi Valve Jr (uma espécie de P1, ótimo pra aprender a mexer com single ended e mods). Ele é um transformador de 7.5K no primário, com GAP. Apesar de tê-lo trocado no Valve Jr por um Lynx, bem superior e de 5K no primário, ele não é de todo mal... Minha única crítica ao BW era a falta de graves. Com o transformador que usei a resposta de graves já melhorou, mas ainda ficou caída...

Comecei a modificar alguns valores de componentes até chegar a um resultado que achei até o momento bem satisfatório. Primeiramente o resistor R1. Usei o valor de 1M e a guitarra, ligada direto no amp, passou a ter um som mais "vivo". Depois desconectei o pot de filtro e sobre isso só tenho uma coisa a dizer: não tirem esse potenciômetro dali!!! Depois experimentei alguns valores maiores e achei que 4n7 ou mesmo 10nF ficam bem mais interessantes.

Mas ainda sentia uma falta de graves. mesmo levando em conta a potência do amp, deveria haver mais corpo de graves para que o BW não ficasse parecendo uma coisa de brinquedo e sim um bom amp de estudo ou mesmo para gravações. Decidi então aplicar a mod no capacitor de desacoplamento de grade, de 2n2 para 10nF. Ainda nào testei outros valores, mas a coisa já andou mais um pouco para o lado do interessante... Após isso mudei o valor do capacitor C3 de 10n para 47nF. desse momento em diante um sorriso brotou: a guitarra estava com um corpo de graves considerável.

Possivelmente ainda irei fazer algumas experiências com essa pequena maravilha, mas já fiquei extremamente feliz com esse primeiro resultado. Devo também fazer as medições de tensào pra saber como andam as coisas. Muitas idéias me passaram pela cabeça tocando com o bebê maravilha, e foi prazeroso ouvir o timbre gostoso que ele proporciona. Uma das coisas que imaginei é que este pequeno gigante poderia ser a semente de um amp híbrido, usando a idéia de reamplificar a saída dele com um power mais robusto solid state. Próximo projeto, quem sabe?

-----
Fotinho:



Interessante observar que, mesmo sem nenhum cuidado em blindar o circuito, ainda assim o mesmo apresentou um nível de ruídos muito baixo!
« Última modificação: 29 de Março de 2012, as 21:38:09 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #644 : 29 de Março de 2012, as 22:18:12 »

ótimas experiências, hein.

Será possível chavear esses capacitores? p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) gostei do som "low" agudinho dele t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado
Páginas:  1 ... 41 42 [43] 44 45 ... 59   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal