Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 20:08:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 16 17 [18] 19 20 ... 59   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Baby Wonder  (Lida 547018 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #255 : 28 de Julho de 2011, as 13:31:45 »

Oi Rafa

Ficou ótimo seu vídeo! Quando o cara toca de verdade, qualquer coisa soa bem! Parabéns pela conquista!

Plautz, é nesse ponto que a gente tem que chegar!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Blues
Visitante
« Responder #256 : 28 de Julho de 2011, as 13:46:35 »


Já que o Sr.BigLouis foi muito rápido na compra do transformador (acho "transformador", uma intimidade que ainda não tenho.) do Rafammbass, vou continuar precisando de uma indicação para a compra de um... A Lider orçou meu pedido em 99,00 Reais. Como as soluções apresentadas aqui, para a fonte, estão bem abaixo, continuo procurando.

Alguem tem uma dica? (Estou no RJ)

Boas escalas e boas soldas à todos,

Registrado
plautz
Visitante
« Responder #257 : 28 de Julho de 2011, as 13:49:50 »

Parabéns Rafa.

Eduardo,

Eu vou mexer no meu, estive meio enrolado mas acho que hoje sai alguma coisa (nem que seja outro choque) Smiley.

Abraços.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #258 : 28 de Julho de 2011, as 13:55:00 »

Oi Plautz

Se for enrolado em serviço, tudo bem! Isso é bom sinal!

Um choquinho de vez em quando faz bem pro reumatismo! Cheesy
(os apilcultores falam um disparati parecido!)

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #259 : 28 de Julho de 2011, as 14:23:17 »

Hoje chega a placa para o protótipo que montarei do Baby Wonder... bem como para o Champ...

To animado
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #260 : 28 de Julho de 2011, as 19:04:28 »

Acho que todos aguardam ansiosamente seus testes...  Legal! e também um big kit dos dois  Tongue.
Registrado

Guitar Craft
plautz
Visitante
« Responder #261 : 28 de Julho de 2011, as 19:27:51 »

Pois então.

Mexi e remexi no meu e nada, continua um ruído infernal, que o Eduardo já viu.

Mesmo seguindo as dicas dele, continua na mesma.

Como suspeito do layout que fiz, vou corroer uma nova placa (layout novo) e montar (provavelmente no sábado) e volto a postar os resultados.

Eu sei. Válvulas x PCI, uma briga eterna.

Abraços.
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #262 : 28 de Julho de 2011, as 19:41:46 »

Gostei dessa ideia do Big Kit.
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #263 : 28 de Julho de 2011, as 20:32:38 »

A placa chegou aqui hoje e, mesmo tendo o layout sido feito por mim, fiquei impressionado com o tamanho... rs...

Pequeno demais... tomara que funcione a contento...
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #264 : 29 de Julho de 2011, as 20:03:18 »

Boas novas senhores.

Vamos à novela.

Montei o novo layout e, ao ligar, o mesmo ruído chato apareceu.

Ok, a primeira providência foi cortar uma trilha de terra para verificar se era loop de terra. Explicando: sempre faço com a trilha de terra dando volta na placa, pois no IALL3.5 o ruído só sumiu dessa maneira. Assim, é mais fácil cortar a trilha do que precisar e não tê-la.

O ruído diminuiu bastante, mas ainda aparecia.

Curtei a entrada e o ruído sumiu... Ótimo. Não era loop de terra.

Mas com a entrada em aberto o ruído voltava.

Então apelei e liguei pro meu Personal Valvulêitor Resolvêitor, também conhecido como HGamal e ele me perguntou: O alto falante está aterrado?

Merecendo ficar em regime de leite na veia durante anos, respondi que não. E, ao aterrar o alto falante, todos os problemas se acabaram-se e o Baby Wonder pôde falar à vontade sem chorar...

Em anexo foto da proto-valve-amp com ele montado.

Em relação aos transformadores, o da extrema esquerda (fios verdes) é o dos filamentos. O central (maior) e o da extrema direira, em cima, é para os 110V (isolando a rede elétrica), e o menorzinho, à esquerda embaixo, é o de saída.

Vou alterar o layout um pouco, pois o resistor de 5W ainda está no tamanho incorreto, bem como a posição de algumas trilhas ficaram apertadas (tive que desbastar um pouco com a dremmel).

Assim que terminar posto os arquivos: um pdf e os arquivos do Kicad para quem quiser brincar (sim, estou portando todos os meus layouts para o Kicad).

Agradecimentos especiais ao Eduardo, pela gentileza em todo o trajeto e fornecimento das peças, e ao Haroldo, por me aguentar tanto.

Abraços.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #265 : 29 de Julho de 2011, as 23:55:22 »

Conforme prometido, em anexo PDF para montagem e arquivos do Kicad.

Eduardo, confere para ver se está tudo ok com o pdf, por favor.

Abraços a todos.

Edit: Novo PDF e arquivos do Kicad na Página 23.
« Última modificação: 31 de Julho de 2011, as 17:11:32 por Plautz » Registrado
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #266 : 30 de Julho de 2011, as 00:01:45 »

Como sempre, belíssimo trabalho!!!!

Muito obrigado por compartilhar, e a lista de montagens aqui vai aumentando  Grin

Um abraço!
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #267 : 30 de Julho de 2011, as 00:15:26 »

Plautz, é difícil ficar quieto quando você posta um trabalho desse, um PDF prontinho e mastigadinho. Tem que ser muito entusiasta pra fazer um "servicinho" assim, como sempre, você está de parabéns! A comunidade te agradece por tal trabalho. Por isso tenho votos de que tua carreira como confeccionador de circuitos-aspirante a juiz (ou delegado)-bebedor de chopp-comedor de sushi etc prospere cada vez mais! Parabéns!  Legal!

Eu mesmo montei o Baby e fico também muito agradecido ao Eduardo, que poderia estar curtindo a vida nas Bahamas ou outro paraíso caribenho e se presta a ajudar um bando de amadores amantes da velha eletrônica de estado não-sólido. Obrigado, mais uma vez, chefe!  Legal!


Provocando um pouco (já fiz isso ao mestre via MP), fico pensando em alguns pontos, cujo conhecimento limitado me impedem de dar uns pitacos. Mas, ao desenvolver o IALL 3.5 (que eu também montei, obrigado Haroldo!), o projetista enfatiza que o transformador de saída deve ser com lâminas de GO e GAP de ar. Sinceramente, comprei o transformador de saída do Alex Frias, então não cheguei a discuitir o ponto com o Sr. Gilberto na Líder (onde eu compro os transformadores) e não sei se o transformador do IALL 3.5 tem o GAP de ar (as lâminas são mais escuras do que o normal, então deduzo que devam ser de GO) e acabei mandando fazer o transformador lá com eles.

A impedância no primário que pedi foram de 5.000Ω, com o secundário em 4Ω e 8Ω. Não especifiquei GAP nem GO. O som sai, o transformador não esquenta (é para até 5W) e tudo parece funcionar bem. Achei esse transformador barato até demais e até penso em usá-lo num projeto de Champ com 6V6....

Enfim, qual é a grande sacada do GO e do GAP? Qual é a necessidade?

Se o Eduardo me permite, ele me diz que há uma grande discussão em torno do GAP, mas segundo ele o GO aumenta a eficiência do transformador.

Então, novamente, qual é a grande sacada do GO e do GAP? Qual é a necessidade? QUAL É A DIFERENÇA EM TERMOS SONOROS QUE ISSO ME TRAZ? (Estou estudando e pesquisando ao mesmo tempo em que escrevo, não estou dando uma de folgado.)

Abraços a todos!

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #268 : 30 de Julho de 2011, as 00:45:22 »

rafammbass... quantos dinheiros custou esse transformador?
A Lider tem um transformador pronto de 5k para 4/8ohms. Mas é para distribuição de audio (pegeui a informação com eles, mas que pelo que sei, funciona num ampli valvulado de 5W - talvez não com a mesma qualidade de um proprio).
Eu to pesquisando sobre transformadores, e achei isso aqui (espero não ser muito grande, nem sei o quanto tem de verdade, mas me pareceu coerente):

Citar
Os modernos gurus da amplificação valvulada estabeleceram como regra geral que os amplificadores de guitarra precisam de transformadores de saída especiais, com as seguintes características:

a. Enrolamento entrelaçado. O enrolamento entrelaçado é tido pelos gurus como sendo mais eficiente no acoplamento, permitindo um maior rendimento do transformador e apresentando um timbre superior ao transformador de enrolamento separado. A verdade mais comum, porém, é que o enrolamento entrelaçado entre primário e secundário ajuda muito a reduzir a indutância de fuga, o que garante uma melhor resposta das altas frequencias, ou melhor, uma menor atenuação das altas frequencias. Como a guitarra apresenta resposta cadente a partir dos 5KHz, pode-se garantir que, mesmo com os harmônicos, o espectro de audio poderia ser limitado um pouco abaixo dos 20KHz o que garante que não há necessidade de se utilizar os caríssimos transformadores de HI-FI.

b. Isolamento em papel entre o enrolamento primário e secundário. O argumento aqui é que o isolante de papel é mais fino que o de plástico e permite uma maior aproximação entre as espiras dos enrolamentos, favorecendo a conversão sem perdas de potência no enrolamento entrelaçado. Tanto o papel quanto o plástico (no caso, filme de PVC) são isolantes e quem já viu isolantes de papel e de plástico pode jurar que este último é bem mais fino. Lembro ao leitor que tanto o papel quanto o plástico são completamente transparentes ao magnetismo, portanto apenas uma distância bem maior que a espessura do isolante entre os fios dos enrolamentos é que poderia interferir em timbre ou potência. A vantagem evidente do papel sobre o plástico é que o papel suporta muito melhor as altas temperaturas (quase nunca presentes em transformadores de audio) e eu mesmo nunca vi um único fabricante de transformadores de audio que não utilize isolante de papel no entrelaçamento. O papel utilizado para transformadores é especial para essa aplicação e é encerado.

c. Ferro de grão-orientado. Mais conhecido como GO, tem maior densidade, o fluxo magnético é incrementado e o resultado é uma maior indutância de primário, diminuindo a atenuação dos graves. Também diminui a indutância de fuga, o que garante menor atenuação dos agudos. Como um aumento na densidade do ferro diminui a distorção do transformador em altas correntes, com a melhora da resposta de frequência, estes transformadores foram adotados pelo mundo dos audiófilos, o mundo HI-FI.

d. Bobina de papel melhora o timbre. Isso sim é uma grande bobagem que dispensa comentários.

Na  verdade, se você for projetar um transformador para, digamos, duas 6L6 a 45W (típico Bassman ou JTM45), utilizando-se de laminação e fio de bitola padrões para essa faixa de potência e resistência de placa, dificilmente não conseguirá um transformador que atenda de uns 85Hz até uns 14KHz (A indutância do primário, a fuga de indutância e a capacitância da fiação vêm de brinde nessas medidas e dentro da tolerância). Isso é mais do que suficiente para garantir um bom timbre.  

O que a maioria dos gurus não leva em conta é que os velhos amplificadores considerados modelos de timbre (anteriores aos anos 70) eram feitos sem uma indústria específica para amplificadores de guitarra. Isso significa que os fabricantes entravam em contato com diversos fornecedores de transformadores que atendessem as especificações básicas para um par de 6V6 (por exemplo) e simplesmente compravam do que melhor desconto lhes desse para um lote de algumas centenas ou milhares de unidades.  Nada de Grão Orientado, nada de "mas e a resposta em frequência?" e menos ainda "qual o ponto de saturação do núcleo?".  
Outra prática bastante comum foi adotar transformadores desenhados para uns 15W para um amplificador de 22W com duas 6V6 (ainda o mesmo exemplo). Por que isso? Porque o preço era menor, evidentemente; além de que os projetistas tinham como certo que ninguém iria operar esses aparelhos com o volume no 10, simplesmente porque o som era "distorcido, horrível"; nem imaginavam que exatamente isso é que transformaria o Rockn'Roll.
A real vantagem de se utilizar um transformador de saída levemente subdimensionado é que o núcleo satura mais facilmente e essa distorção, ao contrário do que muitos afirmam, faz - sim - parte da história do Rock.

Fonte.
« Última modificação: 30 de Julho de 2011, as 01:01:54 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
plautz
Visitante
« Responder #269 : 30 de Julho de 2011, as 00:56:29 »

Junior_01 e Rafa,

Obrigado pelas palavras. Isso sim é que incentiva.

Kem,

Quando citar de outros sites, por favor coloque a fonte, ok?

Agora, eu não me lembro exatamente com quem conversei sobre o responsável pelo site em questão, mas uma conclusão chegamos: ele é um idiota que fala muita bobagem. (Idiota por não responder com fundamentos técnicos perguntas à ele dirigidas).

Não quero dizer que o que está aí escrito é bobagem, até porque não tenho conhecimento técnico para isso. Mas essa foi a conclusão de uma conversa minha com essa pessoa que esqueci.

Abraços.
Registrado
Páginas:  1 ... 16 17 [18] 19 20 ... 59   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal