Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 23:20:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de construção de um combo para teclado  (Lida 18621 vezes)
dritav
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 56

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 3



« : 04 de Junho de 2011, as 12:58:58 »

Pessoal, seguem as fotos do meu combo para teclado que já estou montando há algum tempo.
Ele é composto pela fonte e amplificador do projeto do Cogumelo, baseado no TDA 7294, e o pré clean do site (versão 1.5), com uma pequena modificação no layout para expandir o tamanho, e inclusão de um jack p10 na entrada.
Agora estou na fase de montagem da caixa, que está sendo feita com compensado de 15mm.
O próximo passo será a montagem do chassi, onde ficarão acomodadas as placas e o transformador. Esta semana vou procurar a chapa e algum lugar que faça a dobragem. Estava pensando em fazer da mesma forma que o Edmilson Targino fez no seu projeto. Se alguém puder passar a espessura ideal da chapa e o tipo de material, já agradeço.
Abraços.
« Última modificação: 04 de Junho de 2011, as 13:00:41 por dritav » Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #1 : 04 de Junho de 2011, as 13:19:23 »

está ficando muito bom

uma opiniao,, faça 2 prés,, para as duas saidas do teclado!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 05 de Junho de 2011, as 09:19:41 »

Para que seriam os dois prés se o combo não será estéreo?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
dritav
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 56

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 3



« Responder #3 : 05 de Junho de 2011, as 10:41:14 »

Eu até pensei em fazer 2 prés, não para ligar as duas saídas do teclado, mas para futuramente ligar um segundo teclado. O problema é que teria que fazer um circuito para mixar os sinais das saídas dos prés para a entrada do power, o que acho que não é complicado, mas atrasaria ainda mais a finalização do projeto, além do fato que eu pretendo comprar uma mesa de som de 8 canais, o que já seria suficiente para fazer a ligação de um segundo teclado na entrada do combo.

Registrado
t2guitarra
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 393

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11



« Responder #4 : 05 de Junho de 2011, as 10:46:56 »

fico legal em mano parabens!
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #5 : 11 de Junho de 2011, as 11:35:46 »

dritav.
Tenho duas observações à fazer:

Para obter um resultado sonoro ideal vindo do teclado, é muito interessante; que sejam colocadas duas caixas de saída em sistema estéreo; onde dois amplificadores se fazem nescessários: um para o canal (L) outro para (R).

Como o teclado já é um pré amplificador, com controle de tonalidades, você faz o ampli que está faltando, com o que iria gastar para fazer o pré. Usando apenas um pot duplo de volume para os amplificadores.

É isso que diferencia o amplificador de teclados para os amplificadores de outros instrumentos.

Espero ter ajudado.Abraços.
Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #6 : 11 de Junho de 2011, as 12:04:18 »

Esse pré é para guitarra, não seria melhor buscar um pré para Teclado ou para Voz? Teria mais resultado
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #7 : 11 de Junho de 2011, as 12:32:08 »

dritav.
Tenho duas observações à fazer:

Para obter um resultado sonoro ideal vindo do teclado, é muito interessante; que sejam colocadas duas caixas de saída em sistema estéreo; onde dois amplificadores se fazem nescessários: um para o canal (L) outro para (R).

Como o teclado já é um pré amplificador, com controle de tonalidades, você faz o ampli que está faltando, com o que iria gastar para fazer o pré. Usando apenas um pot duplo de volume para os amplificadores.

É isso que diferencia o amplificador de teclados para os amplificadores de outros instrumentos.

Espero ter ajudado.Abraços.

não sabia dessa... mas os teclados não tem saída mono?
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #8 : 11 de Junho de 2011, as 14:23:26 »

Geralmente são estéreo, Flavio.
Registrado

flaviobei
Visitante
« Responder #9 : 11 de Junho de 2011, as 15:45:23 »

Geralmente são estéreo, Flavio.

vivendo e aprendendo...sempre
Registrado
dritav
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 56

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 3



« Responder #10 : 11 de Junho de 2011, as 18:18:37 »

Olá pessoal,
Estive lendo as respostas acima e posso dizer que quanto à opção de fazer 2 amplificadores, por enquanto, está descartada, pois teria que refazer o gabinete para usar 2 falantes, o que certamente ficaria bem maior, e eu quero um combo compacto para ficar fácil de transportar para ensaio. O teclado possui saída estéreo em 2 jacks p10 (um pra cada canal) então é só ligar um dos canais. É claro que ligando em estéro ficaria mais interessante, mas por enquanto vai ficar mono, pelas razões que expliquei acima. Quanto à utilização do pré clean que foi desenvolvido para guitarra, posso dizer que o resultado com teclado foi excelente, com respostas precisas nas três faixas de controle, e, a maioria dos teclados, assim como o meu, não possuem controle de tonalidade, então é necessário um pré com controle de tonalidade. O maior diferencial para quem vai utilizar o amplificador com teclado é utilizar um tweeter para reproduzir os agudos. No meu caso usarei um ST200 da selenium. Quanto ao andamento do projeto, já comprei a chapa e mandei dobrar. Vou ver se amanhã consigo fazer a furação. Abraços
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #11 : 12 de Junho de 2011, as 07:31:27 »

dritav.
Volto a insistir:
O teclado [mesmo não possuindo controle de tonalidade] é fiel ao tom aplicado e "basta apenas" um bom amplificador para reproduzir o som produzido por ele.
Agora, se teu objetivo é encrementar! Fica à critério.

Assim que terminar, poste resultados. OK?

Boa sorte.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 12 de Junho de 2011, as 10:13:14 »

Discordo, um controle de EQ é sempre benvindo, principalmente porque essa estória de alta fidelidade é mais um conceito que uma realidade. Além disso, trabalhando com outros instrumentistas, pode-se querer que o teclado se sobressaia ou mesmo dê espaço (subtraindo alguns dB's de certa faixa de frequência) para se adequar ao som do grupo. Mais uma coisa é que, se as gigs ocorrem em diferentes lugares, onde a monitoração soa diferente, ou mesmo se esse combo irá ser usado para monitoração apenas ou endereçado diretamente ao público, sem ir para um PA, o EQ irá ajudar a adequar o som final do(s) teclado(s) ao ambiente. Aliás, nào custa nada ter uma saidinha de linha, de repente uma XLR também, para ligar direto em mixers. De qualquer forma a EQ nesse tipo de amp é para ser usada para ajustes e normalmente nào será usada de forma extrema.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #13 : 12 de Junho de 2011, as 10:25:59 »

Eu estou curioso pra ver ese projeto pronto.

A muito que tenho vontade de montar um ampli pequenino pra eu usar em ensaiar e pequenos shows...

Ja comecei várias vezes... só não consigo terminar... rs
Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #14 : 12 de Junho de 2011, as 12:10:29 »

Geralmente os teclados vem com as duas saidas L & R, ou seja você pode ligá-lo em mono ou estéreo.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.063 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal