Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 06:29:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sugestão fonte para power  (Lida 69328 vezes)
designermx2
Visitante
« Responder #90 : 28 de Novembro de 2011, as 17:34:23 »

Caraca, esse tamanho minúsculo ? Pelo que estou vendo é menos da metade de um mouse!

Meu velho, primeiro meus parabéns, segundo chama ele de Bilezinho que acho que é o termo mais apropriado!

Isso realmente deixou agente com água na boca. Isso deixaria o amp infinitamente mais leve e com custos reduzidos pelo que tou vendo. Sei que ainda há muita estrada, mas já dá para imaginar o que pode se tornar(pedais valvulados pequenos e alimentados com fontes tradicionais, etc...).

« Última modificação: 28 de Novembro de 2011, as 17:40:43 por designermx2 » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #91 : 28 de Novembro de 2011, as 19:28:07 »

 Eduardo, muito legal o seu circuito por usar da simplicidade e de componentes que geralmente vão para o lixo!!! Muito interessante, uma alternativa muito mais apresentável que o esquema com dois transformadores invertidos, e bem mais em conta também.
 Uma única observação é sobre o conversor step-down para os filamentos, não seria melhor a alimentação vir da alimentação principal? De 18v? Digo isso porque talvez o conversor boost não consiga alimentar o step-down e a tensão caia...

 E a montagem do Eduardo está muito melhor que a minha hahaha, digamos que eu sou um pouco mais bagunceiro !  Cheesy A coisa engraçada é que não levei nenhum choque do circuito enquanto testava, mas acho melhor ao pessoal não brincar com alta tensão nessa bagunça, de verdade !!!


Um abraço!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #92 : 28 de Novembro de 2011, as 21:05:57 »

Oi Ledod

A ideia é esta mesma. Usar um conversor buck e um booster, os dois alimentados pela mesma fonte de 12V ou mais. Elevar para depois derrubar fica ineficiente, para dizer o mínimo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #93 : 29 de Novembro de 2011, as 15:24:20 »

 Ahh sim, olhei apenas o circuito que postou que a entrada era cerca de 350v e saída em 6,3 por alguns amperes.


Um abraço!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #94 : 29 de Novembro de 2011, as 17:03:38 »

Oi Ledod

Pretendo usar algo desse tipo quando fizer um conversor como o seu. A intensão é criar um circuito chaveado isolado e regulado que entra a tensão da rede e sai algo como 250V regulados. Daí usaria um buck para derrubar para 6,3V. Seria mais eficiente ter duas saídas no transformador, mas não é muito simples regular duas tensões saindo do mesmo conversor, por isso acho mais fácil regular a alta e então derrubar, mas isso é outro projeto. O conversor Black e o Bilé são o primeiro passo nessa direção.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #95 : 30 de Dezembro de 2011, as 16:04:36 »

Olá.

Como sou recente aqui no HM, eu estou lendo os tópicos do forum um a um. Aqui, novamente, me deparei com o assunto " fontes chaveadas ", já discutido em outro tópico e no qual até já me pus à disposição para ajudar...

Lendo o presente tópico, sinto-me obrigado a novamente dar minha opinião : uma fonte chaveada não é algo trivial para implementar ( nem as lineares, com transformador em 60 Hz, o são ). Mas, vamos lá :

a) Rebaixar a tensão a transformador e depois elevá-la para 200...300 V é inviável. Como li antes, é pisar no freio e no acelerador ao mesmo tempo. Uma fonte chaveada para amplificador deve retificar a rede diretamente e dali obter as tensões de +B e filamento.

b) Conversores buck e boost ? Nada disso, a única maneira razoável é usar flyback ( até 100...150 W ) ou half-bridge ( > 150 W ). Nenhuma configuração sem transformador vai permitir uma solução elegante para o problema, até porque é necessário o isolamento da rede...

c) Circuitos " simplesinhos " com transistores discretos ? Para um funcionamento seguro - que garanta que o circuito não vai explodir na primeira queda de luz - é necessário utilizar circuitos integrados dedicados para fonte chaveada. O UC3842 e o TL494 são excelentes e abundantes nas sucatas; custam cerca de R$ 1,00. Para quê ficar inventando a roda ?

d) O desenvolvimento de uma fonte chaveada é demorado, especialmente se o montador não tem fundamentação e instrumentação suficiente. Após conseguir resolver os problemas relacionados com  os transistores chaveadores, o transformador, os diodos e a filtragem, é necessário fazer a fonte operar de modo estável. Isso necessita conhecimentos da Teoria de Controle e, às vezes, estabilizar a fonte é mais difícil do que construir todo o resto...

Eu aconselharia a experimentar com os circuitos flyback já consagrados - dá para experimentar com o circuito da fonte stand-by das fontes ATX, que proporcionam 15 a 20 W, ou com os circuitos de fonte dos monitores de computador. Uma fonte de monitor 14" proporciona 70 W e uma de monitor 17" cerca de 120 W. Basicamente, é só alterar o lado secundário do transformador mudando o número de espiras e o divisor de tensão ligado ao TL431 que controla a tensão de saída. E tudo isso é disponível " de grátis " como sucata...

Boas entradas a todos, e sucesso nas montagens.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2011, as 16:53:50 por a.sim » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #96 : 30 de Dezembro de 2011, as 20:15:34 »

Oi A.sim

Este é um tópico antigo, onde estavamos discutindo possiblidades diferentes para uma fonte. A discução migrou para o outro quando o Ledod conseguiu um protótipo funcional.

Já ficou óbvio faz tempo que fonte chaveda não é algo trivial, mas fonte linear também não é. Nos meus projetos dificilmente acerto no primeiro transformador. Normalmente funcina bem no segundo e algumas vezes só no terceiro.

Por que você não posta um esquema de flyback que o pessoal possa usar? Algo pequeno que tocasse uma 12AX7 já seria de grande utilidade para muita gente aqui no fórum! Precisaria fornecer 12V para filamento e 250V para placa. Alguma sugestão?

Abraços

Eduardo

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #97 : 30 de Dezembro de 2011, as 21:41:29 »

Olá, Eduardo :
 
Oi A.sim
Por que você não posta um esquema de flyback que o pessoal possa usar? Algo pequeno que tocasse uma 12AX7 já seria de grande utilidade para muita gente aqui no fórum! Precisaria fornecer 12V para filamento e 250V para placa.

Para uma 12AX7 seriam necessários apenas 5 W. A Schatz produz transformadores com essa potência por apenas R$ 24,00. Vale a pena a incomodação ?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #98 : 31 de Dezembro de 2011, as 01:28:12 »

a.sim... posso te dar um monte de motivos pra explicar porque vale a pena.
Para aprender, ter um projeto inicial para fontes mais robustas, diminuir peso, diminuir tamanho, que no caso de um pedal é fundamental, e por ai vai.
Também entendo que você trabalha com isso, que é seu ganha pão, e entregar o jogo aqui é duro. Mas se posso te dar um conselho de amigo, quando tiver que dizer não, não ofereça um produto da sua empresa em seguida. Pode pegar mal.
Continue com as sugestões que você tem dado. Pelo que pude perceber, você entende muito do assunto. Se não pode passar um projeto inteiro, direcione o pessoal pro caminho correto.
E seja bem vindo.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #99 : 31 de Dezembro de 2011, as 08:55:29 »

a.sim

O interessante de pequenas fontes para uma 12ax7 (sem transformador), como as que vemos em outros foruns, é a possibilidade de colocá-las em um pedal. Por menores que sejam os transformadores, é sempre um desafio colocá-los em caixas préfabricadas. Existem muitos exemplos de projetos por ai com SMPs usando 555, que certamente não vão ganhar um concurso da melhor fonte do mundo, mas que se adequam ao propósito. Bem melhor que usar um transformador.

kem

Veja bem, isto não é uma crítica, continue manifestando sua opinião.

Eu nas não vejo como uma opinião, bem argumentada, seguida de um oferecimento comercial, possa ser mal vista aqui. Aqui temos muitos usuários altamente informados. Uma opinião que simplesmente vise vender um produto, sem que ele se adeque a solução, não irá muito adiante. Além disso, é muito melhor para nós, sabermos das possibilidades comerciais do que vivermos desesperados procurando onde vende, quanto é, etc.

Outra vantagem é ter um cabal aberto diretamente com o fornecedor.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
a.sim
Visitante
« Responder #100 : 31 de Dezembro de 2011, as 09:40:59 »

Olá, hgamal :
Eu nas não vejo como uma opinião, bem argumentada, seguida de um oferecimento comercial, possa ser mal vista aqui. Aqui temos muitos usuários altamente informados. Uma opinião que simplesmente vise vender um produto, sem que ele se adeque a solução, não irá muito adiante. Além disso, é muito melhor para nós, sabermos das possibilidades comerciais do que vivermos desesperados procurando onde vende, quanto é, etc.

Outra vantagem é ter um cabal aberto diretamente com o fornecedor.

Obrigado pelas palavras. Nós da Schatz temos ajudado os handmakers a executarem seus projetos fornecendo transformadores, sugestões e até consultoria técnica ! Participar do HM é mais uma iniciativa na direção de ampliar esse auxílio, permitindo que a arte handmade se expanda cada vez mais, que é o que está fazendo com que a eletrõnica ressurja como um hobby saudável.

Eu fiquei tão sensibilizado que irei projetar a fonte sugerida acima. Aguardem os resultados para os próximos dias.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #101 : 31 de Dezembro de 2011, as 10:10:02 »

Oi A.sim

Para uma 12AX7 seriam necessários apenas 5 W. A Schatz produz transformadores com essa potência por apenas R$ 24,00. Vale a pena a incomodação ?

Claro que vale a pena! Além dos argumentos que o Kem colocou, sobre quebrar o paradigma, e do Haroldo sobre o tamanho da peça, um transformador convencional com primário 127/220 e saída 12V 150mA mais 250 3mA não existe pronto no mercado e quem fabrica cobra mais que 24 reais para fazer um.

Não é a toa que eu postei um video sobre como adaptar transformadores convensionais para usar com esses prés tão populares que usam apenas uma 12AX7. Isso é algo que tem procura! Vai facilitar a vida de muita gente.

Fico feliz em saber que vai criar uma fonte simples para uso com uma única válvula. Este é o espírito do fórum. Se me permite alterar um detalhe, talvez seja mais interessante deixar os filamentos em 6,3V por 600mA pois assim possibilita o uso da mesma fonte com outras válvulas como 6SN7, 6FQ7, EF86, EF184, as russas 6N2P-EV, etc.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #102 : 31 de Dezembro de 2011, as 10:36:36 »

Olá, Eduardo :

Citar
Claro que vale a pena! Além dos argumentos que o Kem colocou, sobre quebrar o paradigma, e do Haroldo sobre o tamanho da peça, um transformador convencional com primário 127/220 e saída 12V 150mA mais 250 3mA não existe pronto no mercado e quem fabrica cobra mais que 24 reais para fazer um.

12 V 150 mA + 250 V 3 mA  = 3 W . Esse custa menos de R$ 24,00. É só encomendar que em dez dias está na mão do colega. Eu, por outro lado, acho " anti-ético " deixar que um eventual interessado ( ou " necessitado " ) precise ficar perambulando pela net à procura de uma solução que eu tenha já pronta e resolvida. A propósito, eu demorei vários dias até ligar o seu nome à loja que administras. Isso poderia ter custado bons negócios a nós dois...

Citar
Fico feliz em saber que vai criar uma fonte simples para uso com uma única válvula. Este é o espírito do fórum. Se me permite alterar um detalhe, talvez seja mais interessante deixar os filamentos em 6,3V por 600mA pois assim possibilita o uso da mesma fonte com outras válvulas como 6SN7, 6FQ7, EF86, EF184, as russas 6N2P-EV, etc.

Sem problemas; anotado. 6,3 V 600 mA + 250 V 10 mA. A propósito, posso conseguir lá na loja os soquetes que gostaria, " dentro do espírito do forum "  Grin
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2011, as 10:42:57 por a.sim » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #103 : 31 de Dezembro de 2011, as 10:46:31 »

Oi A.sim!

Sem problemas; anotado. 6,3 V 600 mA + 250 V 10 mA. A propósito, posso conseguir lá na loja os soquetes que gostaria, " dentro do espírito do forum "  Grin

Depende! Wink Posso conseguir esta fonte no "espírito do fórum"?  Cheesy

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #104 : 31 de Dezembro de 2011, as 10:55:35 »

Sem problemas; anotado. 6,3 V 600 mA + 250 V 10 mA.
Poxa... mais um pouquinho no filamento dava pra empurrar o 5150 do Nevio  Sad
Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal