Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 06:26:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sugestão fonte para power  (Lida 69323 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #45 : 18 de Outubro de 2011, as 21:56:51 »

...E para os pobres santistas, ligados ao 220V, as fontes chaveadas operam sempre em 350V. A chave 110/220 que existe na fonte do micro apenas chaveia entre um retificador em ponte ou dobrador de tensão. O bivolt vem de brinde!...
Essa eu não sabia... Muito legal isso.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #46 : 19 de Outubro de 2011, as 20:25:53 »

Oi Kem !

Veja a fonte/conversor DC-DC desse projeto:

http://jjs.at/electronic/class_a_subminiature.html

Queria conseguir umas valvulinhas 6021 ...
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #47 : 19 de Outubro de 2011, as 20:43:34 »

Oi Xformer

É um conversor tipo flyback. O circuito é bem legal, mas dá para melhorar. A regulação da tensão é feita apenas queimando tensão nos zeners. Poderia usar a corrente que passa nos zener para para aterrar o pino 4 do 555. Com isso, sempre que a tensão passar do valor a ser regulado, a oscilação pára. Quando cai, começa de novo.

Abraços

Eduardo

-----
Já estou com um protótipo do conversor buck funcionando. Entra 60V e sai 6,3. O circuito original era para entrada de 14V e saída de 5V.

O circuito está com uma eficiência de 80% e fornecendo 200mA de corrente.

Estou aumentando a tensão de entrada aos poucos para não tomar choque muito forte. A meta é entrar com 350V e sair com 6,3V por 5A.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 20 de Outubro de 2011, as 13:55:42 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #48 : 26 de Outubro de 2011, as 08:40:41 »

Oi Xformer

É um conversor tipo flyback. O circuito é bem legal, mas dá para melhorar. A regulação da tensão é feita apenas queimando tensão nos zeners. Poderia usar a corrente que passa nos zener para para aterrar o pino 4 do 555. Com isso, sempre que a tensão passar do valor a ser regulado, a oscilação pára. Quando cai, começa de novo.

Abraços

Eduardo

-----
Já estou com um protótipo do conversor buck funcionando. Entra 60V e sai 6,3. O circuito original era para entrada de 14V e saída de 5V.

O circuito está com uma eficiência de 80% e fornecendo 200mA de corrente.

Estou aumentando a tensão de entrada aos poucos para não tomar choque muito forte. A meta é entrar com 350V e sair com 6,3V por 5A.

Abraços

Eduardo

Poxa Eduardo, que massa. Já estou imaginando alguns modelos com um transformador menor ou até sem transformador...   Legal! .

Mas só uma dúvida, qual a amperagem máxima desses 350v que poderão ser colocados no circuito?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #49 : 26 de Outubro de 2011, as 09:34:18 »

Mas só uma dúvida, qual a amperagem máxima desses 350v que poderão ser colocados no circuito?

Quantos você quer?
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #50 : 26 de Outubro de 2011, as 11:39:52 »

Essa foi boa. Cheesy

Queria saber se teria um limite para poder usar uns 70ma, porque se houvesse, não daria para montar um blues jr por exemplo.

Seria bom agente saber até quanto poderia usar para não forçar a barra. O limite seria determinado pelos valores do datasheet do transistor regulador ?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #51 : 26 de Outubro de 2011, as 12:11:07 »

Oi Designer

Fontes chaveadas não tem transistor regulador. Elas têm um transistor chaveador, que liga e desliga a força muito rápido. Depois vem um monte de filtros LC para aplainar a onda quadrada que isso gera e transformar em uma linda saída DC.

Comercialmente existem fontes chaveadas de até 10kW, então o limite deve estar por aí. Tudo depende de quanto você quer pagar! Uma coisa é certa: fica mais barato que um transformador.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #52 : 26 de Outubro de 2011, as 12:43:05 »

Você falou uma palavra bonita... BARATA.


Nesse mundo, acho que as coisas mais caras estão entre as válvulas e os transformadores. Reduzindo ou eliminando um deles a coisa já ficará muito boa e viável, além de que pelo que andei lendo, ela é bem estável e silenciosa. Agora vem a pergunta:

Vejo computadores que tem fontes e elas usam chaveamento. Mas o tempo de vida dessas fontes não chegam a 5 anos (sendo otimista). Seria um problema além da fonte ou realmente teríamos esse tipo de problema nos amps valvulados? Falo isso porque nem sempre o barato seria o melhor, a menos que agente analise o custo x benefício.

Se uma fonte de computador fica exposta a umidade, mais tempo ligado e etc influenciam nisso que falei ou não seria o caso?

Essa referência estou dando nas fontes de marca e bem carinhas ( 400, 500, 750w reais).
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #53 : 26 de Outubro de 2011, as 13:25:26 »

Oi Designer

Fontes para computador são o lixo das fontes chaveadas. Uma fonte de 500W reias custa na St Efigênia R$75,00. Uma fonte de 500W da Corsair custa R$200,00. Tenho um servidor na empresa que queimada uma fonte de 500W a cada 3 meses. Coloquei uma 500W Corsair e já faz dois anos que não dá problema.

O segredo é dimensionamento, que é o que estou estudando neste momento. Já tenho funcionando um regulador chaveado que converte 60V em 6,3 com 60% de eficiência. Ainda está ruim, mas funciona!

Mais uns meses e vai ter pedal valvulado aqui no fórum com entrada de 9V a 18V gerando os 6,3 e os 250V necessários para uma 12AX7. Pelo que eu percebi até agora, um transformador de 12V 250mA vai dar conta do recado!

A grande vantagem dos chaveadores é que a energia é usada de forma muito mais eficiente! Por isso dá para usarmos transformadores pequenos sem grande preocupação se a rede é 115, 127, 130, oscilante ou o que seja. O chaveador resolve tudo modulando a frequência.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #54 : 26 de Outubro de 2011, as 16:54:11 »

hehehe... Li o post do Eduardo e ja tava procurando o botão "Curtir"... vicio de facebook é soda...
Eduardo, acho que todos estão na torcida pra que isso de certo.
Mas completando o que você falou, que tem um micro antigo com fonte AT deve te-la funcionando até hoje.
As fontes mais antigas eram melhor contruidas... Depois que popularizou, as fontes, na maioria chinesas, e extremamente baratas, são sub-dimensionadas...
E uma fonte de marca boa só queima rapido se fizer overclock ou se usar uma placa de video parruda, exigindo muita da fonte. Se ela trabalhar com folga vai longe.
Claro que por causa da maior quantidade de componentes (e assim aumentando a chance de algum ter ou vir a dar defeito), uma fonte chaveada deve durar menos, mas compensa, e em muito, com peso e custo menores.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2011, as 16:57:24 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #55 : 26 de Outubro de 2011, as 18:27:27 »

Oi Kem

Uma fonte das bem vagabundas de R$25,00 fornece 12V em 7A e 5V em 20A sem nenhum esforço. Nessa condição ela dura anos! Agora vá ver quanto custa um transformador de 200VA na Lider! Um de 9+9 por 2A já custa R$40,00!

Fonte chaveada é padrão na industria hoje. Até telefone celular tem uma dentro! O circuito do telefone opera com 1V, mas a bateria fornece 3V e vem caindo conforme ela se descarrega. Com o chaveador o circuito vê sempre 1V e o chaveador se encarrega de corrigir a diferença de tensão com a alteração da frequência de chaveamento. Quando a tensão de entrada for alta, a maior parte do tempo ele fica desligado. Conforme vai caindo, o tempo ligado do chaveador vai aumetando. Por isso que a bateria dura bastante no começo e conforme vai caindo, cai cada vez mais rápido.

Ainda é um conhecimento pouco difundido, mas é muito simples e depois que se entende como funciona, não é nada complicado. Mesmo o indutor não apresenta mistério algum. Dá para fazer em casa com peças apoveitadas de lâmpada economica!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #56 : 26 de Outubro de 2011, as 18:30:11 »

Quanto ao botão curtir, acho que seria uma boa integrar isso aqui no forum, mas não no post, mas no tópico. Boa idéia você deu. Se precisarem de ajuda com isso, posso ajudar também, afinal de contas, trabalho com essa área em uma instituição de ensino superior aqui no estado.

Na verdade não é só em condições de oveclock que podemos estragar uma fonte. Existem vários modos de encurtar a vida de uma fonte, desde oscilações da rede como outras coisinhas como colocar mais peças na máquina do que o recomendado (muito hd, cd, leitores de cartão, usb lotada, etc.). Moro ao lado de um cara que conserta computador de muita gente no nordeste (ele é autônomo). Mesmo os computadores com "fonte AT" davam problemas por dois motivos. Por morar no litoral, a umidade aqui normalmente é de 65 a 70% (isso sendo otimista). Quando chove nem preciso falar pra quanto vai né? Outra coisa que agrava a umidade do ar, é o cooler de refrigeração que joga a poeira e colava nas placas. Quando ia ver, ficava dentro toda verde (oxidação) e a fonte já era.

Queria saber se essa fonte precisará de cooler, porque se precisar, vou começar a partir de agora a procurar um jeito de solucionar ou amenizar esse problema. Vi uma vez um projeto que utiliza barreiras de ar e refrigeração lateral. Se for usar coolers na fonte, vou procurar algo e colocar aqui para ajudar (acho que todos ajudando a coisa sai mais rápido e com o que há de melhor). Só coloquei essa questão da resistência porque lembrei do tempo de vida das fontes. As antigas, realmente... você está certo... duravam seus 10 anos. Como o amp não vai ser ligado todos os dias cerca de 8 horas por dia (imagino eu) e terá manutenção mais frequênte, acho que esse problema não vai existir, mas não custa perguntar não é? 


-----
Sempre tive curiosidade para entender o porque ela caía mais rápido quando tinha apenas uns 30% da carga. Agora fez muito sentido pra mim. Não sabia que o celular usava isso.

Cada dia aprendo mais um monte de coisas aqui.

Parabéns Eduardo. Muito boa a explicação e comparação.


Oi Kem

Uma fonte das bem vagabundas de R$25,00 fornece 12V em 7A e 5V em 20A sem nenhum esforço. Nessa condição ela dura anos! Agora vá ver quanto custa um transformador de 200VA na Lider! Um de 9+9 por 2A já custa R$40,00!

Fonte chaveada é padrão na industria hoje. Até telefone celular tem uma dentro! O circuito do telefone opera com 1V, mas a bateria fornece 3V e vem caindo conforme ela se descarrega. Com o chaveador o circuito vê sempre 1V e o chaveador se encarrega de corrigir a diferença de tensão com a alteração da frequência de chaveamento. Quando a tensão de entrada for alta, a maior parte do tempo ele fica desligado. Conforme vai caindo, o tempo ligado do chaveador vai aumetando. Por isso que a bateria dura bastante no começo e conforme vai caindo, cai cada vez mais rápido.

Ainda é um conhecimento pouco difundido, mas é muito simples e depois que se entende como funciona, não é nada complicado. Mesmo o indutor não apresenta mistério algum. Dá para fazer em casa com peças apoveitadas de lâmpada economica!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 26 de Outubro de 2011, as 18:33:05 por designermx2 » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #57 : 26 de Outubro de 2011, as 18:43:29 »

Quanto ao botão curtir, acho que seria uma boa integrar isso aqui no forum, mas não no post, mas no tópico.

Tenho minhas dúvidas quanto a isso. Aqui já teve coisa parecida (o tal do karma up e karma down) nos primórdios do fórum e andou causando problemas entre os membros e por isso foi desativado e eliminado.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
designermx2
Visitante
« Responder #58 : 26 de Outubro de 2011, as 19:03:03 »

Entendo. Mas karma Down tmb é lasca né? Tem gente que não gosta disso. Mas voltando ao assunto da fonte, surgiu uma dúvida: Eduardo , ainda utilizaria um transformador para gerar as tensões isoladas ou poderia ser ligada diretamente (acho que não é provável)?

Só para complementar... Eduardo, o esquema que você fala na primeira página do tópico é parecido com esse: http://www.eleccircuit.com/power-supply-0-300v-dc-adjustable/  ?

« Última modificação: 26 de Outubro de 2011, as 20:23:49 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #59 : 27 de Outubro de 2011, as 06:30:49 »

Oi Designer

O esquema que você postou é de um regulador dissipativo. Ele simplesmente queima parte da energia para fazer uma saída estável.

As fontes chaveadas isoladas usam transformador. É um transformador igualzinho aos que você conhece, só que por trabalhar em uma frequência muito alta, o núcleo é de ferrite e ele é muito pequeno.

Se você abrir uma fonte de computador, vai encontrar três transformadores lá. O maior é o transformador principal, responsável pelos X watts da fonte (compare com o tamanho de um transformador de X watts convensional). Ao lado dele tem um transformador pequeno, que é o driver. Ele traz a informação de controle da parte isolada para a não isolada. O terceiro é um conversor "forward" para gerar os 5V necessários para ligar a parte isolada e começar o processo.

As fontes chaveadas não eliminam a necessidade de um transformador, mas fazem ele ficar minusculo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal