Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 08:30:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sugestão fonte para power  (Lida 69406 vezes)
designermx2
Visitante
« Responder #30 : 15 de Agosto de 2011, as 19:04:21 »

E ai, novidades?

Vou começar a montar um champ pra mim e queria saber se ele ficaria reduzido e levinho. Palmas
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 401

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 355



« Responder #31 : 17 de Outubro de 2011, as 00:02:36 »

Estava pesquisando sobre o mesmo assunto num fórum gringo e até agora só vi esquemas pra pequenos valvulados.
 
Se for do interesse nesse link http://www.desmith.net/NMdS/Electronics/NixiePSU.html explica um pouco sobre o MAX1771 e parece que a farnell tem estes componentes...

quando tiver um tempo($) vou tentar algo assim num firefly como esse:
http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=84832.0

pra quem se interessou aqui http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=79736.0 tem mais alguma coisa
aparentemente ao utilizar uma fonte de 12v 500ma da pra alimentar os filamentos em serie e chegar nos 240v.

Testar com um CI mais fácil de encontrar também seria interessante...

abraços
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #32 : 17 de Outubro de 2011, as 00:53:09 »

Muito legal esse NixiePSU...
Sera que da pra fazer um???

Achei um link com um PDF com esquema/PCB igual ao que o Ledod postou na pagina anterior...

http://www.ledsales.com.au/kits/nixie_supply.pdf
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, as 01:06:35 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 401

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 355



« Responder #33 : 17 de Outubro de 2011, as 07:51:46 »

Numa discussão sobre um valvulado usando válvulas em miniatura vi eles discutirem sobre esse esquema.

Aparentemente funciona e consegue entregar até 200v.
se estiver interessado :http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=78302.0

queria montar esse superfly, mas essas válvulas são difíceis de encontrar e muito caras pra potencia que entregam

pelo menos o 555 é mais fácil de achar que o max1771...
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #34 : 17 de Outubro de 2011, as 10:34:30 »

Oi Pessoal

Eu estou estudando este tipo de circuito:

http://www.romanblack.com/smps/smps.htm

Permite obter baixas tensões a partir de altas tensões por processo não dissipativo.

O próximo passo é criar uma fonte isolada da rede sem uso de transformador convensional. Feito isso, vários conversores tipo buck podem ser ligados para fornecer as várias tensões que o amplificador precisar.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #35 : 17 de Outubro de 2011, as 12:49:56 »

Ia ser bem legal... Eliminar um dos transformadores do valvulado.
O problema é que valvulado precisa de baixa e alta tensão juntas... E isso tudo isolado da rede.
Isso que complica.

Com esse esquema do 555, que diz fornecer até 200V com 50mA a partir de 12V, teoricamente da pra montar um Iall 3.5 alimentado com uma fonte chaveada de 12V com uns 2A.

Mas será que vai ser possivel usar esse tipo de alimentação sem transformadores em um ampli parrudo (acima de 15W)Huh?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #36 : 17 de Outubro de 2011, as 12:56:15 »

Oi Kem

Procure no google por half bridge converter. Essa é a saída para conseguir a alta tensão isolada. Depois é só usar o buck converter para conseguir a baixa tensão a partir dela!

É uma questão de estudar um pouco.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #37 : 17 de Outubro de 2011, as 13:00:09 »

Oi Kem

Procure no google por half bridge converter. Essa é a saída para conseguir a alta tensão isolada. Depois é só usar o buck converter para conseguir a baixa tensão a partir dela!

É uma questão de estudar um pouco.

Abraços

Eduardo
Um pouco pra você que é engenheiro... pra quem é dentista, tem que estudar é muito... hehehe
[]s.

Ps. Ja dei uma fuçada no google achei uma coisa interessante...
http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/smps_e.html
Varios programas pra calcular os valores dos componetes para half bridge converters.
Mas tava lendo um pouco, e o negocio é feito pra aguentar uns 1.000W... não é demais pra valvulados? Ou da pra fazer menor?!?
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, as 18:00:21 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #38 : 18 de Outubro de 2011, as 07:40:35 »

Oi Kem

Pelo que eu estou estudando, para fornecer uns 250V sem regular, dá para usar só uns transistores bestas que se acha fácil por aí dentro de fonte de micro. Se der para adaptar uma fonte de micro para usar em um valvulado, vai ficar muito barato!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #39 : 18 de Outubro de 2011, as 18:23:42 »

Po Eduardo, ia ser muito bom isso.
Esses programas ajudam alguma coisa?
Mas será que vai ser possivel fazer um esquema que funcione em qualquer fonte, ou só em um modelo especifico?
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #40 : 18 de Outubro de 2011, as 18:44:08 »

Oi Kem

O que eu estou pensando em fazer é criar módulos específicos. O primeiro será um módulo isolador sem regulação. O que entra, sai. Como a impedância dessas coisas é muito baixa, conseguir mais de 300V é fácil. Daí usam-se reguladores buck para obter as tensões mais baixas a partir da tensão alta. Assim se cria os 6,3V a partir dos mais de 300V com eficiência de 80% ou mais!

A partir dos 300V pode-se usar reguladores buck para obter qualquer tensão mais baixa. Primeiro vou estudar o regulador, pois é bem simples e pode ser usado com um transformador convensional.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #41 : 18 de Outubro de 2011, as 18:51:46 »

Eduardo,
Nesses bucks vai um indutor né?
Será que isso não vai encarecer?!?
Mas agora entendi o que você quer... Pra isolar da rede, usa transformador de qualquer forma. Mas como do jeito que você disse, isola os 300V e tira as outras voltagens desses 300V ja isolados...

Ps... hehehe... naqueles programas que passei fui calcular um buck entrada de 300V e saida 6V.... preenchi com 2.2A, mas o minimo possivel foi 10A (o programa altera sozinho)... vai sobrar corrente...
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, as 18:54:33 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #42 : 18 de Outubro de 2011, as 20:01:21 »

Na página:

                http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/smps_e.html

gostei muito do "Flyback converter". No texto de help, tem a seguinte frase, que achei deveras interessante: "Flyback converters may have several separately isolated output voltages which are regulated by controlling only one output voltage."

Binquei com as simulações em

                http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/spw_smps_e.html

E achei bem interessante. Ele é naturalmente isolado e muito simples. Acredito que alimentando com 127V e com uma frequência de chaveamento de 100 KHz, poderia dar uma bela fonte de valvulado.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #43 : 18 de Outubro de 2011, as 20:13:30 »

hgamal, não se esqueça dos pobres mortais, que nem eu, que moram em cidade (Santos) com 220V na rede...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #44 : 18 de Outubro de 2011, as 21:02:18 »

Oi Haroldo

A idéia que eu tenho é usar um half bridge push-pull converter para isolar da rede e depois usar buck converters para obter as tensões necessárias. O problema com o flyback é que a potência fica meio limitada.

As fontes de computador usam um flyback para fornecer a tensão de standby e um half bridge para fornecer a potência principal. O problema é regular e isolar numa única operação. Para isso é necessário um acoplador ótico.

Outro problema é quando se precisa regular mais de uma saída de um mesmo transformador. As fontes de computador fazem isso usando um indutor acoplado em todas as saídas simultaneamente. Acho que fica mais prático usar vários reguladores separados que tentar regular tudo junto.

Pelo que andei estudando, dá para montar a fonte apenas usando peças recuperadas de uma fonte de computador. Ninguém vai ter dificuldade em conseguir os indutores. Estou testando o conversor para 6,3V com um indutor que tirei de uma lâmpara fluorescente compacta (lâmpada econômica)

E para os pobres santistas, ligados ao 220V, as fontes chaveadas operam sempre em 350V. A chave 110/220 que existe na fonte do micro apenas chaveia entre um retificador em ponte ou dobrador de tensão. O bivolt vem de brinde!

Sei que muita gente deve estar boiando, mas é só dar uma estudada básica para se acostumar com os termos. O princípio de funcionamento é bem simples na verdade.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, as 21:06:25 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal