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Autor Tópico: Placa de circuito impresso por processo fotográfico  (Lida 31402 vezes)
diogogranado
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« Responder #15 : 30 de Maio de 2011, as 23:32:23 »

queria aproveitar e dar uma sugestão aos layoutistas do site. Agora que temos a resina FastPCB, incluam o negativo do layout (para criar o fotolito) no arquivo pdf.
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Lamer
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« Responder #16 : 30 de Maio de 2011, as 23:34:57 »

Nada é em vão!!!

Este forum é justamente para isto: compartilhar conhecimento e evitar gastos desnecessários, com atitudes empíricas já realizadas pelos outros participantes.

Gosto muito disso, pois, material e tempo, ambos são custo($). Quanto menos usa-los melhor!!
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« Responder #17 : 29 de Junho de 2011, as 02:09:51 »

Amorim,

No metodo da acetona você umedece o lado cobreado da placa e coloca o papel com o layout ou primeiro coloca o layout e passa a acetona por cima do papel?

O sulfite é o melhor pra esse tipo de transferência?
Abraço!

No metodo da acetona, coloco o papel com o desenho (toner) em contato com a face de cobre.
Com algodao embebido em acetona, passo sobre as costa do papel.
Nao molho o cobre com acetona, ja experimentei isso, mas o layout "borra".

Mencionei sair mais barato o uso do sulfite. Na epoca os resultados de comparaçao entre sulfite, couche e glossy, foram muito semelhantes.
Mas agora com testes mais recentes, percebi que da diferença usando outras impressoras.
A poucos dias atras, fiz uma serie de placas, como de costume imprimi em 2 lugares diferentes, e usando papeis diferentes.
Os papeis que usei foram:
Glossy a prova d'agua, sulfite, couche.
Com este glossy o resultado foi bem melhor.

Quero fazer uma resalva tambem.
Tem sulfite em que a agua infiltra bem, tem sulfite que tende a enrrugar quando molha.
O sulfite que usei desta vez, enrrugou ate com a acetona...   trabalho perdido...

No papel couche é recomendado passar uma lixa de leve no lado sem desenho, para facilitar a infiltraçao da acetona.
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« Responder #18 : 29 de Junho de 2011, as 08:41:18 »

Obrigado Amorim. Tenho usado Couchê com ótimos resultados também. Nunca consegui usar Glossy por medo de estragar a impressora.
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« Responder #19 : 29 de Junho de 2011, as 14:11:04 »

Com o glossy tive bos resultados usando xerox.
Vai em algum lugar pequeno, tipo loja, bazar, etc..., leve uma folha de glossy e peca para tirar copia nesta folha...
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« Responder #20 : 02 de Julho de 2011, as 17:08:43 »

Conforme em alguns posts anteriores, fiquei de postar uma foto de uma placa com trilhas de 0,4mm, que fiz pelo metodo da acetona.
Aqui vai ela.

OBS. Alguns falhados que se ve na placa, nao foi falha, sao descascados depois da corrocao, pois a placa ja foi lavada.
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xandaum
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« Responder #21 : 11 de Agosto de 2011, as 07:10:43 »

Eis um breve tutorial, testado, aprovado e usado há uns 4 anos.
Apanhei muito até chegar a este resultado. Grin



Imprimo o layout numa folha de PAPEL COMUM, esse papel para impressora jato de tinta.

MAS ATENÇÃO, aqui está o segredo...tem que ser impresso em FOTOCOPIADORA ou IMPRESSORA Á LASER dessas grandes que tem em livrarias ou gráficas grandes, pois a cor preta dessas máquinas é uma mistura de várias cores até ficar preto. Não é apenas um tonner preto com em outras impressoras a laser. Impressora laser comum...não presta.
Seguindo essa dica, a impressão vai ficar "grossa", chega a ser "alto relevo" sobre a folha de papel comum, depois de impresso se vc olhar sobre o papel, dependendo do ângulo, a impressão fica "brilhante" sobre o papel. Aí sim, tem bastante tinta para realizar uma transferência ótima sobre a placa.

Depois é só colocar o papel impresso sobre a placa fenolite, derramar umas gotas da acetona FARMAX (a que melhor reage com a tinta) sobre o papel...o papel cola imediatamente sobre a placa, não desliza e não sai do lugar.
Aí vc vai apertando com o dedo até a acetona evaporar e o papel secar e ficar branquinho. Daí vc coloca mais umas gotas e faz denovo.
Depois é só colocar debaixo da torneira e ir esfregando o dedos em cima do papel, que fica molhado e vai derretendo debaixo dágua. Com a placa debaixo da torneira em água corrente, esfregue o dedão no sentido do centro da placa para as extermidades, senão as trilhas das beiradas saí.
Vai esfregando suavemente debaixo da água da torneira que o papel sai todo e fica só a impressão na placa.
É UM LUXO!

E isso tudo demora apenas uns 5 minutos!

Nunca mais usei ferro de passar roupas Cheesy

Boa sorte cambada!  Wink
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« Responder #22 : 11 de Agosto de 2011, as 07:23:44 »

Xandaum, teria alguma foto de placa pronta com esse processo?
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Jairo
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« Responder #23 : 11 de Agosto de 2011, as 07:43:25 »


MAS ATENÇÃO, aqui está o segredo...tem que ser impresso em FOTOCOPIADORA ou IMPRESSORA Á LASER dessas grandes que tem em livrarias ou gráficas grandes, pois a cor preta dessas máquinas é uma mistura de várias cores até ficar preto. Não é apenas um tonner preto com em outras impressoras a laser. Impressora laser comum...não presta.
Seguindo essa dica, a impressão vai ficar "grossa", chega a ser "alto relevo" sobre a folha de papel comum, depois de impresso se vc olhar sobre o papel, dependendo do ângulo, a impressão fica "brilhante" sobre o papel. Aí sim, tem bastante tinta para realizar uma transferência ótima sobre a placa.


Mas é preciso prestar atenção a um detalhe: é necessário que na composição das cores do arquivo que vai ser impresso as 4 cores estejam presentes (cyan, magenta, yellow, black = cmyk). Se for usada para impressão um layout em bitmap é bom verificar se ele está modo cmyk (funciona também com o modo rgb) e contém uma mistura das 4 cores citadas. Se for vetorial, tipo corel draw é preciso usar também o preto formado pelas 4 cores (a última cor da paleta cmyk no corel). Senão a máquina vai imprimir usando somente o cartucho preto
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xandaum
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« Responder #24 : 11 de Agosto de 2011, as 08:03:33 »

Xandaum, teria alguma foto de placa pronta com esse processo?

Vou ver se tiro umas fotos, de repente filmo o processo e posto aqui quando eu fizer umas plaquinhas! Wink
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plautz
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« Responder #25 : 11 de Agosto de 2011, as 08:52:04 »

Eu nunca fiz nada disso e nunca tive problemas.

E imprimo numa laser monocromática simples (apenas preto).

O que acontece é que tem gente que insiste em usar toner recarregado, esquece de configurar a impressora para não usar o modo de economia, não tem paciência de testar o papel que melhor se adequa à impressora, etc.

Querer acertar de primeira é um sonho, embora possa acontecer, com muita sorte.

Minhas primeiras placas com transferência térmica foram impressas em glossy 150g para jato de tinta (marca system) mas impressos na laser (HP1100 do trabalho). Depois consegui uma HP2100 e continuei imprimindo o mesmo glossy para jato de tinta.

Hoje uso uma samsung ML2010 com esse papel ou com o filipaper glossy para laser 150g ou 180g.

E não tenho do que reclamar.

Cinco minutos é o tempo total que demoro para imprimir e transferir na laminadora.

O vídeo que postei no youtube mostra como fazia a transferência, e na matéria da laminadora (ou nos vídeos do último encontro com o Barci aqui no Rio), como faço hoje em dia.

Mas... cada um com o método que melhor se adequa.

Abraços.
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« Responder #26 : 11 de Agosto de 2011, as 11:14:34 »

Huuuummm...impressora samsung ML2010 + filipaper glossy laser 150g ou 180g....chique, né?! Grin

Quando eu crescer eu quero isso pra mim!

Eu tenho que mandar por e-mail e ir na gráfica buscar.. Cheesy
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« Responder #27 : 11 de Agosto de 2011, as 15:27:29 »

O que acontece é que tem gente que insiste em usar toner recarregado, esquece de configurar a impressora para não usar o modo de economia...

Por experiencia propria, confirmo isto.
Ja usei toner original, e toner recarregado.
Com os dois deram certo, porem o resultado é muito melhor quando toner original.
Outra coisa que ja vi tambem, que acaba influenciando, é usar a opcao "imprimir em escala cinza".
Nao use esta opcao.
E procure sempre usar o modo de impressao de "maior qualidade".
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designermx2
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« Responder #28 : 04 de Janeiro de 2012, as 15:33:48 »

Galera, só para ajudar... testei umas 4 vezes e o método ajudou.

Coloquei depois de passar o ferro (método escolhido por mim, mas acredito que não tenha influência), óleo de cozinha no papel.

Depois peguei água quente com sabão e mergulhei a placa que tinha óleo.

Todos sabem o que acontece com a molécula do óleo quando entra em contato com sabão né?

Resultado: Removi o groso do papel em uma facilidade enorme e ficou uma película bem fina sobre a placa e foi só deslizar o dedo e saiu facinho.

Ainda continuo fazendo testes com diversos produtos, mas digo esse para poder compartilhar o avanço até o momento.
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designermx2
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« Responder #29 : 27 de Novembro de 2012, as 13:37:58 »

Pessoal, só para deixar mais umas informações....

A alguns meses venho usando esse método, mas não exatamente assim e nem tinha visto esse tópico.

Vamos lá:


Primeiro eu revelo uma tela (faço vários pedais que quero e coloco tudo numa tela, aproveito para fazer também o lado contrário (peças) para que a placa fique mais profissa. É mais trabalhoso, mas fica bem legal (infelizmente não tenho fotos).

Com a tela revelada (com o negativo, claro), eu faço a transferência da tinta usada na serigrafia e coloco no percloreto! Fica muito bom. Utilize a tinta resistente a solventes.


Com este método de emulsão direto eu fazia e consegui mais estabilidade (melhorou 70% das perdas) com o simples fato de depois de lavar a peça, aplicar novamente o sensibilizante e deixar algumas horas de sol forte (aqui no nordeste é forte mesmo).  Vai notar que ela vai ficar um verde ou azul escuro (quase indo para marrom). daí você coloca o percloreto bem consentrado e ele corroi mais rápido. Algumas vezes (trilhas extremamente finas) ficava ruim. Outra coisa é que quando eu fazia isso, utilizava uma transparência e imprimia cerca de 5 peças iguais e colava uma sobre a outra. Ficava um preto absoluto e funcionava melhor.

A marca que usei foi a geneses azul mesmo!


Atualmente pretendo montar uma mini cnc para fazer carcaças e placas.

Abraços e boa sorte.
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