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Autor Tópico: Placa de circuito impresso por processo fotográfico  (Lida 31481 vezes)
mrmagoo
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« : 28 de Maio de 2011, as 13:20:35 »

Olá a todos!

Muita informação pode ser encontrada nesses sites a respeito do processo de confecção de PCI por processo foto-sensível.

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=156051

http://www.inape.org.br/eletronica/circuito-impresso-de-qualidade-com-baixo-custo

Materiais:

-Emulsão verde para Silk-Screen a base de água e o sesibilizante (R$ 24,30)
-Pincel com serdas bem finas. (R$ 16,00)
-Papel vegetal no formato A4 90g com o circuito impresso em impressora laser com o máximo de resolução disponível.
-Lâmpada halógena de 500w com seu respectivo refletor. (R$ 25,00)

Consegui esse resultado da seguinte forma:

1) Em um ambiente com pouca iluminação (principalmente iluminação direta) com uma tampinha de garrafa pet, coloque a emulsão, 10 gotas de sensibilizante e misture bem até que fique totalmente homogênia.

2) Aplique sobre a placa e deixe secar. Não consegui usar o rolinho de espuma, pois deixava muitas bolhas, com o pincel ficou muito mais facil.

3) Em seguida prenda a placa e o papel vegetal com fita crepe sobre qualquer superfície e com o refletor a 50cm de altura da placa e deixe exposto por 4 minutos.

4) Coloque a placa em um recipiente com um pouco de água e em poucos segundos tem o circuito revelado, passe o pincel levemente sobre a placa até que toda a emulsão que não foi exposta à luz seja removida, deixe secar e está pronta para corrosão.

Abraço a todos!

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« Responder #1 : 28 de Maio de 2011, as 13:34:32 »

Ficou legal a placa.
Esta boa.

Esses esbranquiçados que aparece em alguns setores, é o que o pessoal chama de "véu".
La no forum PCs eles dizem que atrapalha na hora da corrosao.
Ja fiz as placas com o veu, a diferença é que demora apenas 1 minuto a mais para ser corroida.

Para eleliminar este tal veu, eu apenas esfregava sal de cozinha...
Ficava limpinho...   e brilhando.

O problema vem depois....
A emulsao se solta da placa depois de um tempo no percloreto.
Algumas marcas resistem o percloreto, outras nao.
Antigamente usavam a emulsao da Acrilex (que nao fabrica mais) esta suportava o percloreto.
Em um site na internet que tem o tutorial (site do Leo Benez) aparece em uma foto a emulsao da marca Genesis, nao sei se esta aguenta, nunca testei, mas vale apena tentar.

As emulsoes que usei, nao deram certo, algumas com trilhas largas e camada grossa de emulsao ate da para serem concluidas, mas mesmo nestas a emulsao solta.
Nunca usei  a centrifuga citada no topico. Dizem que faz diferença...

A emulsao nao precisa ser "verde" pode ser azul, ou outra cor, apenas deve ser base de agua.


Poste seus resultados depois.
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mrmagoo
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« Responder #2 : 28 de Maio de 2011, as 13:56:00 »

Estou usando emulsão e o sensibilizante da Produscreem ainda não fiz a corrosão, mas após seca me pareceu bem resistente não sai com a unha.

Talvez faça um novo teste... depois posto os resultados!
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plautz
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« Responder #3 : 28 de Maio de 2011, as 14:18:50 »

Eu testei praticamente todos os tipos de emulsões do mercado (aqui do centro do rio) e todas soltam no percloreto.

As exceções foram justamente essa que você tá usando e a acrilex, que não é mais fabricada.

O próprio pessoal do forum pcs já abandonou o uso de emulsão de serigrafia com a chegada da resina fast pcb.

Só uma pergunta. Você diz no seu texto que:

-Papel vegetal no formato A4 90g com o circuito impresso em impressora laser com o máximo de resolução disponível.

Já que está imprresso em laser, não seria mais fácil a transferência térmica?

Ainda:

3) Em seguida prenda a placa e o papel vegetal com fita crepe sobre qualquer superfície e com o refletor a 50cm de altura da placa e deixe exposto por 4 minutos.

4 minutos de halógena de 500W é um dindim!

A pergunta acima pode ser repetida aqui.

Nos meus testes cheguei a fazer um centrifugador igual ao do forum pcs. A diferença é grande entre usar e passar com pincel ou rolinho. A camada fica bem mais uniforme, mas acaba soltando da mesma maneira.

Quer saber  o que fiz com os mais de 10 potes de emulsão, sensibilizante e material correlato? Não, não joguei fora. Dei pro meu irmão que volta e meia trabalha com isso.

Este resultado que você mostra eu também consegui várias vezes, mas como você verá na hora de corroer é comum a emulsão solta da placa.

Torço para que não seja o seu caso.

Continue postando seus resultados.

Abraços.
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« Responder #4 : 28 de Maio de 2011, as 16:39:43 »

Como o Plautz disse.
Chega-se a conseguir otimos resultados na revelaçao, mas no percloreto...

As marcas que usei foram, HB, Saturno, e Polytex, ambas se soltam.
As que eu fazia, nem raspando com estilete, bombril, unha, se soltava, mas no percloreto, nao durava 3~4 minutos.

Para as placas que eu fazia com frequencia, acabei aproveitando o material para fazer telas serigraficas.
E com essas telas eu fazia as placas.

Mais uma vez, como o Plautz menciona, se ja tem a impressao a laser, porque nao usa transferencioa termica?
É bem mais rapido.

Quando tenho que fazer uma placa, tenho usado impressao laser e acetona, para tranferir o desenho (tem o tutorial aqui no Handmades).
Fica um otimo resultado, ja fiz trilhas de 04mm.


Só quero dar uma nota sobre usar o papel vegetal para transferencia, tanto termica quanto uso de acetona.
Particularmente nao consegui resulta bom, o desenho nao se soltou, ficou apenas um esboço na placa.

Obtive otimos resultados usando papel glossy (fotografico para inklet), sulfite comum, e couche.
Cokm o couche, para uso com acetona é um pouco mais trabalhoso (mas nem tanto), o que acontece é que ele é meio impermeavel, entao demora para acetona atravessar o papel.
Resolvi isso, raspando levemente o lado sem o desenho com uma lixa, assim a acetona passa bm facil.

Na hora de tirar o papel, nao puxe, deixe de molho na agua por uns 15~20 minutos, depois esfarele.

Mas se for continuar com o metodo fotografico, lhe desejo boa sorte, e poste os resultados.
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« Responder #5 : 28 de Maio de 2011, as 18:17:03 »

Meu pai trabalhou uns bons tempos com serigrafia... então aprendi algumas coisas...

No caso da lâmpada... não se faz necessário o uso da halógena... umas lampadas fluorescentes dentro de uma caixa forrada com papel alumínio, já resolve o problema... se o experimento for de dia... use a luz solar que é free... porém você terá de ir testando o tempo, pois a incidência solar varia com: a localização, estação do ano, horário e condições climáticas.O tempo vai variar de 30 a 90 segundos.

A última tela que meu pai revelou no sol, levou uns 45s, porém era um belo dia ensolarado e por volta das 12h.

Mas na minha concepção o tranferência térmica com papel fotográfico é a melhor opção, porém se existir possibilidade de se fazer uma tela de silkscreen, para que voce possa estar imprimendo os layout na placa... aí é outra história, se for possível seria bem interessante para quem precisa fazer um layout em grandes quantidades.
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« Responder #6 : 28 de Maio de 2011, as 21:58:25 »

Ha um tempo atras eu fazia muitos TubeScreamer, BluesBreaker, Guv'Nor, SD1, DS1, OD1.
Esses eram muito pedidos, entao acabei fazendo uma tela.

Mas é muito mais rapido usar transferencia termica ou acetona.
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« Responder #7 : 29 de Maio de 2011, as 13:55:24 »

Já que está imprresso em laser, não seria mais fácil a transferência térmica?
Tinha bons resultados com transferência térmica e papel glossy enquanto o toner era original, quando fiz a recarga, ele soltava do glossy e grudava no cilindro da impressora foi uma caca!

Então parti para transferência térmica com papel sulfite e acetona, perfeito até aqui! Durante a remoção do papel ele sempre se soltava em várias partes. Esta placa (da foto) tentei inumeras vezes.

Citar
Torço para que não seja o seu caso.
Valeu! Eu também!

Abraços


GrAmorim

Obrigado pelas dicas!

Assim que fizer a corrosão, posto os resultados!

Abraço
« Última modificação: 29 de Maio de 2011, as 14:01:55 por mrmagoo » Registrado

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« Responder #8 : 29 de Maio de 2011, as 14:05:53 »

Com o metodo da acetona, nao tenho problema.
O que faço, é prensar bem o papel ainda molhado de acetona, esperar secar bem (isso acontece rapido), depois de seco coloco em uma vasilha com agua e deixo um bom tempo.
Nao retiro o papel puxando-o, eu passo o dedo de leve para esfarelar.

Pena no momento eu estar sem maquina para tirar foto, se nao, eu postaria a foto da placa que fiz a pouco tempo, tendo varias trilhas de 04mm e 05mm.
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« Responder #9 : 29 de Maio de 2011, as 16:57:59 »

Qual é mais barato o da acetona ou do ferro elétrico??
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« Responder #10 : 29 de Maio de 2011, as 18:45:17 »

Qual é mais barato o da acetona ou do ferro elétrico??
É uma boa pergunta!
teria que fazer um calculo previo, para dar uma resposta mais exata.

O processo em ambos sao o mesmo, ate o ponto da transferencia do desenho para a placa.
Uma unidade de acetona de 100mL custa em media R$1,00, e da para usar varias vezes.
Um ferro eletrico ligado por mais ou menos uns 5 minutos nao gastaria tanto.

Fica uma leve diferença, que com acetona se tem um resultado muito bom usando sulfite, que custa bem menos que o glossy.
Uma folha de glossy custa em media R$0,90 e uma de sulfite custa em media R$0,05 / R$0,10.

Para uma resposta mais de imediato, e por cima, o custo deve ser igual.
no caso acaba a diferença ficando por comodidade...

Em particular, eu associo as duas tecnicas ao mesmo tempo.
Uso a acetona, e enquanto o papel esta levemente umido (com acetona), coloco o ferro de passar em cima, por uns 3~4 minutos, resultado perfeito.
(Obs. para fazer isto deve ter muita atencao e cuidado, porque a acetona é inflamavel)
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« Responder #11 : 30 de Maio de 2011, as 09:30:21 »

Amorim,

No metodo da acetona você umedece o lado cobreado da placa e coloca o papel com o layout ou primeiro coloca o layout e passa a acetona por cima do papel?

O sulfite é o melhor pra esse tipo de transferência?
Abraço!
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« Responder #12 : 30 de Maio de 2011, as 11:58:16 »

O resultado ficou excelente ein...

Mas creio que hoje em dia, pra fazer em casa usando esse método, a melhor opção é a FastPCB mesmo...

Boa sorte na hora de corroer ai... tomara que não tenha problemas, pois ficou lindaça essa placa... rs
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É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #13 : 30 de Maio de 2011, as 12:27:51 »

Nas experimentações que fiz com a emulsão de serigrafia os problemas que experimentei foram o "véu" que fica após a retirada da emulsão não revelada (e que é chato para retirar) e que a emulsão revelada, quando ia para o percloreto, tendia a absorver líquido, inchar e largar ou permitir que o percloreto se infiltrasse por baixo dela. Sem contar que o revelador é muito tóxico.
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« Responder #14 : 30 de Maio de 2011, as 20:30:15 »

Com tanto feedback negativo, não sou eu quem vai conseguir um milagre!  Anjo

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