Salve, pessoas!
Estou com um problema num ampzinho que meu primo deixou aqui em casa para tentar resolver uma zica. Ele é um guri muito novo que tá aprendendo a tocar guitarra e me perguntou se não podia tentar deixar ele funcionando na boa... eu respondi que sim, claro
Enfim.. para encurtar a estória.
se trata daqueles atomic drive 20w da meteoro (bem toscos). Ele tem um problema que aparenta ser na fonte de alimentação. A fonte de alimentação deste amp é simétrica,ok? na realidade é para ser 12v//0v//-12v.
Porém, o que consta quando meço com multímetro é 14.9//0v//-8.7v. Esquisito, não? Achei o esquemático do bichinho, porém está muito claro e fica difícil ver... não vi necessidade de postar aqui.
A fonte é retificada através de um ponte retificadora (ponte mesmo, não são diodos separados) e libera dois pólos de +18v e -18v, ok?
Na próxima etapa da fonte existem dois capacitores eletrolíticos de 2200uF (que já foram testados, estão ok) ligados em série. O polo negativo do primeiro vai pro - da fonte e o positivo do segundo vai pro + (naquele velho esquema).Depois destes vês os zeners 12v (que já foram testados também, estão ok) e por conseguinte, mais dois eletrolíticos para terminar a filtragem.
Já testei estes componentes de um por um e todos aparentam estar ok!
o transformador já foi testado e mede igual (14-0-14)... a ponte retificadora tem +18-0-18v após sua saída...
Vocês têm alguma idéia do que possa ser?
é normal, na medição do multímetro digital, as fontes simétricas sairem com essas medidas desbalanceadas?
Obrigado de antemão.