Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Fevereiro de 2025, as 13:58:10

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Indutancia em captadores...  (Lida 31841 vezes)
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« : 17 de Maio de 2011, as 21:34:32 »

Ainda na serie construindo um captador... Estava olhando as especificações de um set de captadores Fender Texas Special....
- Texas Special Strat Bridge Pickup: DC Resistance: 6.50K - 7.10K Inductance: 3.58Henries
- Texas Special Strat Middle Pickup: DC Resistance: 6.5K Inductance: 2.6Henries
- Texas Special Strat Neck Pickup: DC Resistance: 6.2K Inductance: 2.4Henries

Olhando as especificações do captador da ponte, vemos que a indutancia é muito maior que dos outros, apesar da resistencia (impedancia) não ser muito maior.
Minha pergunta é... Como fazer isso? Como controlar ou enrolar um captador com mais ou menos indutancia?!? E o que isso faz de diferença no som do captador?
Alguém se habilita a responder?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)...

Edit:
Pesquisando um pouco, achei isso: "As a general rule, the higher the inductance, the lesser the highs."
Ou seja, quanto maior a indutancia, menos agudo vai soar o captador...
« Última modificação: 17 de Maio de 2011, as 21:40:38 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
FRED
Visitante
« Responder #1 : 17 de Maio de 2011, as 21:48:48 »

Cara, posso tentar responder algumas de suas dúvidas.
 A indutância de um indutor (no caso, o captador) é relacionada com o número de espiras (voltas de fio) e tipo do material do núcleo. Você pode enrolar dois captadores com o mesmo número de espiras, mas com núcleos de materiais diferentes. Quanto mais espiras, maior é a indutância (e a resistência, também.) A resistência também varia conforme a bitola do fio (quanto maior o diâmetro, menor a resistência). O material do núcleo também é muito importante.
 Quanto aos efeitos desses parâmetros no áudio, não tenho muito a esclarecer.
 Espero que tenha ajudado.
DIY Freak

Obrigado

« Responder #2 : 17 de Maio de 2011, as 21:51:06 »

Fred... O problema é que o captador da ponte tem indutancia relativamente maior do que os captadores do meio e do braço, usando o mesmo magneto (alnico5 no caso) e pouca coisa a mais de voltas (visto pela resistencia).
Tem algo a mais na disposição das voltas que altera isso...
I want to diode!
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #3 : 17 de Maio de 2011, as 22:01:16 »

Kem, até onde sei, os grandes fabricantes de captadores trabalham em laboratórios à base, grandemente, de empirismo, para chegar a um determinado resultado.  O magnetismo, embora pareça simples, trabalha com várias grandezas de forças a um só tempo, e uma delas, muito importante, é a reatância, que resulta da resistência conjugada com a indutância, dependente da frequência, forças essas que vão determinar as frequências de trabalho e de corte dos captadores.  O tipo de ímã, a força de seu campo magnético, a distância do enrolamento, o ajuste das espiras, e até o material do núcleo (carretel) podem influenciar nesse resultado.  Não existe uma fórmula mágica, apenas muito trabalho e registros de pesquisas.
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #4 : 17 de Maio de 2011, as 22:21:02 »

Ou seja... enrolar uns 100 captadores pra chegar a algum resultado... aff... Sad
I want to diode!
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #5 : 17 de Maio de 2011, as 22:30:05 »

Ou seja... enrolar uns 100 captadores pra chegar a algum resultado... aff... Sad

Talvez nem tantos.  Lá pelo décimo você já vai ter ideias muito boas sobre o que está fazendo, e as relações entre as medições e os materiais.  Garanto que a DiMarzio e a Seymour Duncan fazem isso o tempo todo.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #6 : 17 de Maio de 2011, as 22:30:33 »

Exatamente, como Adiel bem explicou. Mas há bastante informaçào por aí. Um dos caras que mais respeito em termos de construçào de pickups é o Seymour Duncan e eu sugiro que você dê uma  Procure por coisas dele na rêde. No youtube tem algumas visitas à fábrica do moço.

Quanto a sua questão: normalmente a afirmativa está correta, maior indutância, menos altas, o que seria conveniente num pup tão colado na ponte, como é o da Strato.
Eu tenho um set de Texas Special originais na minha Tele Special e realmente eles são mais "encorpados" e o captador da ponte, apesar de não ter perdido o "twang", ele tem um médio poderoso e gordo. Gostei muito dessa combinação. Quanto ao material do núcleo, mesmo sendo o mesmo, você tem que ver como ele foi magnetizado... quantos gauss... há muitas variáveis, um mesmo número de voltas com uma bitola menor deve chegar a uma resistência DC maior, coisas assim... mas não é bicho de sete cabeças, só tem que correr atrás.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #7 : 17 de Maio de 2011, as 22:39:51 »

Exatamente, como Adiel bem explicou. Mas há bastante informaçào por aí. Um dos caras que mais respeito em termos de construçào de pickups é o Seymour Duncan e eu sugiro que você dê uma  Procure por coisas dele na rêde. No youtube tem algumas visitas à fábrica do moço.

Quanto a sua questão: normalmente a afirmativa está correta, maior indutância, menos altas, o que seria conveniente num pup tão colado na ponte, como é o da Strato.
Eu tenho um set de Texas Special originais na minha Tele Special e realmente eles são mais "encorpados" e o captador da ponte, apesar de não ter perdido o "twang", ele tem um médio poderoso e gordo. Gostei muito dessa combinação. Quanto ao material do núcleo, mesmo sendo o mesmo, você tem que ver como ele foi magnetizado... quantos gauss... há muitas variáveis, um mesmo número de voltas com uma bitola menor deve chegar a uma resistência DC maior, coisas assim... mas não é bicho de sete cabeças, só tem que correr atrás.
Alex... até onde eu sei os 3 Texas Special são enrolados com 42AWG...
Eu to achando que tem mais a ver com o modo de enrolar do que com imã...
Antes de postar aqui uso muito o Procure ...
Mas não tem informações concretas... o maximo que achei é que a tensão no fio na hora de enrolar muda a impedancia. Imagino que deixando o enrolamento um pouco mais "frouxo" - menos tensão no fio na hora de enrolar - cause isso.
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #8 : 17 de Maio de 2011, as 22:57:59 »

Pois é, como disse, há muitas variáveis mesmo e captadores é parte ciência, parte arte.
Desejo-lhe boa sorte em sua empreitada, mas sei que se esforçar e pesquisar, terá sucesso! Agora, imagino que você queira fazer captadore mesmo, se está pensando em fazer um ou dois para economizar uma grana, acho que vai gastar mais que comprando alguns bons usados.

De qualquer forma, vai um videozinho que eu gosto:

http://www.youtube.com/watch?v=zCR4w4hAtRo&NR=1
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #9 : 17 de Maio de 2011, as 23:35:28 »

A indutancia pode ate parecer simples, mas sao calculos complexos.
Uma pequena variavel pode fazer uma grande diferença.
Alem do ja citado acima, principalmente pelo Adiel e pelo Alex, a outros fatores que interferem na indutancia final.
Apenas "1mm" pode fazer diferença.
Se voce fizer uma bobina com X voltas de um fio, tera uma indutancia, se fizer outra bobina, usando o mesmo material da primeira, mesmo X de voltas, mas usando outro fio tera outra indutancia.
O diametro do fio pode fazer a tal diferença.
10 voltas podem dar uma diferença...  e muitas outras coisas.
Repare nos indutores Fasel:
O Yelow (nao preciso dizer que é amarelo, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ) tem 640mH 21 OHMs.
O Red tem 563 mH e 17,5 OHMs.
É uma diferença de apenas 3,5 OHMs, e na indutancia da quase 80 mH de diferença.

Compare um indutor deste, e uma bobina que tem em lampadas eletronicas.
Os da lampadas tem em media 2,3 a 3 mH, com poucas voltas.
Existe uma variedade de coisas que influenciam no resultado da indutancia.
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #10 : 17 de Maio de 2011, as 23:43:51 »

É isso mesmo, GrAmorim.  Eu não queria assustar o nosso amigo, mas isso aí é só a ponta do iceberg da indutância.  A reatância é muito mais complexa, com muito mais variáveis que vão ser influenciadas pela resistência, indutância, frequência e capacitância. 

Prefiro aconselhar que ele enverede mais pelo empirismo baseado em algumas ideias e receitas pré-estabelecidas de carretéis e fios dentro dos padrões convencionais.
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #11 : 18 de Maio de 2011, as 21:35:29 »

GrAmorin... Minha duvida é como alterar (no caso aumentar) a indutancia em um captador com o mesmo fio (42AWG), mesma bobina, mesmo numero de voltas e mesmo imã...
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #12 : 18 de Maio de 2011, as 23:11:01 »

Quanto mais largo, maior a indutancia.
Se o carretel tiver um nucleo mais largo, tera uma indutancia maior.
Só para exemplificar:
Uma vez montei uma bobina em um carretel de 9mm, nao me lembro mais quantas voltas.
Esta bobina ficou com 80mH.
Montei outra mas em um carretel de 10mm, do mesmo que o de 9mm.
Usei o mesmo fio, mesma quantidade de voltas.
Esta bobina teve 112mH.
Medi com um indutimetro digital.
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 469

« Responder #13 : 19 de Maio de 2011, as 02:13:45 »

Qual marca e modelo desse indutímetro Amorin ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #14 : 19 de Maio de 2011, as 13:03:08 »

A marca que usei na epoca era Mastech, mas nao lembro mais o modelo.
Ele fazia leitura com boa precisao, quando pegava aqueles indutores de plastico (choque) ele dava o valor em cima, considerando a tolerancia.
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: