Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 20:22:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como fazer um enxerto de madeira!  (Lida 27704 vezes)
FitterMan
Visitante
« : 13 de Maio de 2011, as 09:59:05 »

 Galera preciso fazer um pequeno reparo na guitarra cujo necessita-se de um pequeno enxerto de madeira
o buraco pivô dela esta com a lateral quebrada como uso ponte FR ao colocar a ponte e ajustar o pivô
vai no sentido do braço da guitarra devido a pressão desregulando a guitarra e causando muita frustração Batendo Cabeça Bufando
preciso saber algumas questões

onde consigo pequenos blocos de madeira ?
preciso fazer o corte na peça muito além do reparo ?
posso fazer ao invés de  um corte usar uma lixadeira de uma micro-retifica para facilitar ?
que tipo de cola usar ?
na secagem tem que ficar em lugar com temperatura "X" ?
a peça irá dilatar ?
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #1 : 13 de Maio de 2011, as 10:32:09 »

FitterMan, b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum)?

vamos por partes!
não entendi muito bem onde é o reparo, tá meio confuso, mas ok!

onde consigo pequenos blocos de madeira ?
tente usar uma madeira com a mesma densidade da madeira original, sei que vai ser difícil, mas tente, se a guitarra for antiga, você pode procurar por exemplo, móveis antigos, que geralmente tem madeira de qualidade e já está bem seca, como a guitarra

preciso fazer o corte na peça muito além do reparo ?
se já tem um espaço, talvez você só precise achar uma madeira que case ali, só vai ser necessário desbatar algumas arestas pro remendo ficar mais uniforme.

posso fazer ao invés de  um corte usar uma lixadeira de uma micro-retifica para facilitar ?
a ferramente que for mais conveniente

que tipo de cola usar ?
você pode comprar cola pra madeira, é amarelada

na secagem tem que ficar em lugar com temperatura "X" ?
o ideal seria estufa, mas quem tem estuda em casa? haha, tente secar à sombra em local arejado e siga as recomendações de tempo do rótulo da cola

a peça irá dilatar ?
não sei te responder isso, talvez se você usar uma madeira muito antiga, e bem seca, ela absorva um pouco de umidade da cola e dilate um pouco, mas algum luthier do fórum poderá responder com mais precisão
Registrado
Jack
Visitante
« Responder #2 : 13 de Maio de 2011, as 10:34:58 »

Bom dia FitterMan, como vai? É sempre chato ter algum problema na guitarra, principalmente quando esse nos impede de tocar, mas pode ficar tranquilo que o enxerto consiste em um processo tranquilo. Com certeza você vai resolver isso bem rápido. Vamos lá:

onde consigo pequenos blocos de madeira ?
Se for um formato cilíndrico, você pode encontrar Cavilhas, que são peças em madeiras já esculpidas no diâmetro que você quer. São vendidas em casas de material de construção ou bricolagem. Pelo que entendo é um dano na lateral do buraco do pivô, você pode tentar encontrar uma cavilha com diametro maior que cubra tanto o buraco quanto a falha, em seguida aumentar o diâmetro desse buraco com uma furadeira e inserir a cavilha ali. Ficará um trabalho mais limpo, entende? Caso não seja possível fazer isso, você vai precisar esculpir um pedaço de madeira para que ele se encaixe na falha, e usar um pouco de cola com pó de madeira (serra) para unir as imperfeições.

preciso fazer o corte na peça muito além do reparo ?
Na verdade você vai colar antes, depois você realiza o corte um pouco mais alto e lixa até ficar no mesmo nivel da guitarra, entende?

posso fazer ao invés de  um corte usar uma lixadeira de uma micro-retifica para facilitar ?
Sim!

que tipo de cola usar ?
Já vi gente usar araldite, mas eu recomendo cola para madeira dessas amarelas mesmo, ou então TiteBond, se tiver acesso.

na secagem tem que ficar em lugar com temperatura "X" ?
O importante é que você faça alguma pressão e que o local não seja úmido.

a peça irá dilatar ?
Sim, mas dependendo da madeira da peça e da guitarra, você nem vai perceber isso. É importante que antes de inserir a cavilha você faça um canal na lateral da cavilha, pois existe ar no buraco, e esse ar não vai deixar a cavilha entrar. Ele precisa sair, entende? E lixe um pouco a cavilha para que ela não entre justa demais nem folgada demais. Ela tem que entrar com umas leves batidinhas.

Espero que tenha solucionado suas dúvidas. Abraços!

Edit: O flaviobei já tirou todas as dúvidas, hehe
« Última modificação: 13 de Maio de 2011, as 10:37:15 por Jack » Registrado
Hilton
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2



« Responder #3 : 13 de Maio de 2011, as 10:46:01 »

Camarada, está aí um reparo não muito simples.

Passei por esse problema com minha washburn que tem o corpo em alder.

A pressão das cordas forçando o pivô, "rasgou" a madeira no sentido do braço, fazendo com que a ponte ficasse inclinada e a afinação da floyd rose fosse totalmente prejudicada.

Entre 3 tentativas e erros , consegui resolver o problema definitivamente.

Passo 1: tentei fazer enxerto com pequenos pedaços de madeira, serragem e cola de madeira. Não obtive um bom resultado porque necessitava de uma furadeira de bancada. Como a furadeira de impacto "dança" na hora de fazer o furo, arrume uma de bancada, o que vai te proporcionar maior precisão no furo que tem que sair reto.

Passo 2: como falhei na tentativa 1 , plano b...Cortei a parte avariada, fazendo uma "vala" para receber um bloco de uma madeira mais dura. Utilizei maçaranduba que foi utilizada no telhado da casa do meu sogro, mas dá pra arrumar em madeireira sem te cobrar nada. Tome cuidado com o sentido dos veios da madeira. Como a pressão será exercida no sentido vertical, utilize um pedaço de forma que os veios fiquem na horizontal, para maior segurança.

Passo 3: após cortar a madeira e lixar , e bota lixar nisso! Vá medindo para saber se o encaixe está legal, com uma leve pressão, mas nada absurdo que precise de uma ferramenta para realizar o encaixe do bloco com a "vala".

Passo 4: cole as partes com cola de madeira, e utilize um sargento para pressionar as peças e espere o tempo de secagem, eu deixei mais de 24 horas , mas o tempo pode variar dependendo do fabricante da cola.

Passo 5 e mais delicado: o furo deve ser bem dimensionado de modo que a bucha do pivô entre com uma leve pressão, não tente forçar a entrada do pivô na madeira com martelo ou algo do gênero, a madeira pode rachar e você terá de iniciar o processo todo de novo. Meça muito bem a distância entre os pivôs, a funcionalidade e estabilidade da sua floyd rose dependem disso. Eu consegui furar com furadeira de impacto, sem suporte, mas foi muito mais difícil... Uma furadeira de bancada é mais do que bem vinda aqui.

Conseguindo o passo 1, no enxerto, os outros não serão necessários....

Infelizmente não tenho câmera... mas a guitarra está firme e forte fazem 2 anos, com alavancadas exageradas e muitos dive bombs sempre mantendo a afinação.

O resto é persistência e paciência.

Abraço

Registrado

Long Live Rock N' Roll!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 13 de Maio de 2011, as 12:12:54 »

Fitter, ja teve aqui otimas dicas para o reparo.
Nao tenho muito a acrescentar, só um conselho, e relatar o problema semelhante que tive.

Se usar enxerto, a cola ideal de fato é a de madeira, porem as colas de madeira de hoje em dia nao sao tao boas quanto antigamente.
Entao o que fazer?
Misture cola de madeira (a tradicional amarela) com cola branca (cola comum).
Essa mistura da uma firmeza maior depois de colado e nao solta tao facil.
Referente a secagem, não coloque para secar no sol. Deixe secar na sombra, recomendo esperar pelo menos 72 horas e nao so 24H.

Bom, agora relato meu caso.
Nao sei se o que aconteceu com voce foi igual ao meu caso.
Em uma guitarra minha, os pivos (principalmente o de cima) "deu uma folga"  na madeira, tipo rasgando a madeira, como no caso mencionado pelo amigo Hilton.
Em meu caso nao foi muito grave no começo, mas depois de um tempo foi aumentando.

Nao ficou muito esta folga, mas ja atrapalha bem.
Para nao ter que cortar a madeira, ou alargar o buraco do pivo e estragar a pintura, o que eu fiz:

Retirei o pivo, limpei o orificio, passei acetona para limpar uma possivel "oleosidade" ou semelhante.
Tambem limpei o pivo.
Depois coloquei um pouco de resina epoxi (bem popular chamada de Durapox), depois coloquei o pivo e posicionei em seu lugar nativo.
Com um palito, empurrei a massa de epoxi para dentro, para comprimir, e coloquei um pouquinho mais de massa e repetir os passos do palito.

Depois de 4 dias, com a massa bem firme, coloquei o encordoamento.
Meu problema ficou solucionado.
Se te servir, fica ai a dica...

Obs. se for usar cola, recomendo limpar o orificio do pivo, o pivo e a outra peça a ser enxertada. Eu usei acetona porque seca mais rapido e nao deixa umidade.
Outros liquidos podemn ser usado, como alcool isopropilico, thinner, etc... Mas de jeito nemhum use alcool comum, este tem muita agua e pode ser prejudicial.

Obs.2. A acetona pode fazer reagir e diminuir a eficiencia de colagem, dependendo do tipo de cola.
Registrado

maioli
Visitante
« Responder #5 : 13 de Maio de 2011, as 14:06:08 »

EM suma: o luthier dos 105 mangos cobrou barato pra caramba. Dá até pra desconfiar.

Pense que para que o remendo seja eficiente, ele vai ter que ter uma espessura considerável ao redor do pivô, uma vez que a madeira original já cedeu por ser mole. O correto é aumentar o buraco, para uma medida padrão, como 2 ou 3 cm de diâmetro, furando o corpo "de fora a fora", usar um enxerto torneado para essa medida, de uma madeira de qualidade, e que esse enxerto deve ser posto no lugar sob pressão moderada. NÃO USE COLA COM PÓ DE MADEIRA PARA NADA, NADA, NADA. Esse remendo fica bom na hora, mas como fica macio e encolhe, em seguida ele fica aparecendo. O material adequado para preenchimentos é a massa acrílica para madeira, que é inerte e dá um acabamento fino. Na pior das hipóteses, dá pra improvisar com resina epóxi de acabamento duro, como araldite, e talco MINERAL ou pedra-pomes em pó, que os dentistas usam.

A furação dos pivôs é o ponto mais crítico das FR. Depois de fechado o furo com o enxerto, não é que não se possa usar uma furadeira manual comum, mas o serviço deve ser feito com furadeira de bancada para que saia no lugar e sem folgas. E furadeira de bancada boa, sem folga no eixo. Se usar a furadeira comum, a maior probabilidade é que vc volte a à vaca fria do furo folgado, e agora, ainda por cima, com um remendo.
Registrado
FitterMan
Visitante
« Responder #6 : 13 de Maio de 2011, as 14:13:34 »

galera muito obrigado mesmo
no momento estou sem câmera mas ja estou providenciando para fotos
ajuda divina essa de v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) e muito explicada
muito obrigado!!
se aleguem tiver mais dicas ou cuidados especiais que ocorreram em casos particulares continuem.
 Palmas Palmas Palmas
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #7 : 13 de Maio de 2011, as 14:49:06 »

Na pior das hipóteses, dá pra improvisar com resina epóxi de acabamento duro, como araldite, e talco MINERAL ou pedra-pomes em pó, que os dentistas usam.

Nao acho que seja a pior das hipoteses, e sim é uma otima opçao.
Fazer um corte ou preparo qualquer para um enxerto nao é dificil, mas nao é tao facil, principalmente se nao tiver experiencia.
Nem todo mundo tem uma furadeira de bancada...
Entao de minha opiniao é mais pratico, e viavel.
E tambem resolve o problema.
Se nao der certo, é possivel retirar o pivo e fazer o enxerto de madeira ou usar outro processo, sem causar maiores estragos ou marcas. Ja com a primeira tentativa de enxerto, se der errado, nao dara para usar o epoxi, e um novo enxerto deixara marcas maiores.
E se tiver uma paciencia boa, o serviço fica muito bom.
Na minha por exemplo nao da para perceber o reparo.

É so minha opiniao, isso nao quer dizer que é a melhor ou a correta!
Registrado

FitterMan
Visitante
« Responder #8 : 13 de Maio de 2011, as 16:59:00 »

o buraco não é tao grande
o que houve foi que saiu um pedacinho um bloquinho de la
ai o pivô fico bobo no caso
me empolguei muito com o DUREPOXI
fiz hoje mesmo com a técnica citada acima
vamos ver se ira funcionar
estou muito esperançoso uahuah
se funcionar eu acabo de economizar 100 reais
 Kiss

Mensagem Mesclada
e o que me afligia é que o luthier daqui é muito arrogante e não esta me atendendo bem
devido a uma nova direção no local
fiz a limpeza antes com acetona
na caixa da durepoxi esta escrito para não ter oleosidade, poeira ou graxa na base a ser aplicada!
valeu a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pelas dicas!!!
 Metaleiro Head Banger Roqueiro
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 13 de Maio de 2011, as 22:50:16 »

É isso ai companheiro, o negocio é economizar...
...mas ter eficiencia.

Se for só uma lasquinha, uma folga muito pequena, é muito mais pratico e viavel mesmo o durepox.
Simples, rapido, sem muito trabalho...

Se fosse um dano maior, como um trincado longo, uma lasca grande, ai o enxerto é mais indicado.
Registrado

Juninho
Visitante
« Responder #10 : 13 de Maio de 2011, as 23:31:24 »

Eu tive uma guitarra da Cort que possui uma ponte wilkinson (flutuante) e com pouco uso da alavanca o furo do pivô foi cedendo e o pivô começou a inclinar para a frente. Como eu na epoca nao conhecia nada de instrumento e nem mesmo sabia que existia um profissional para isso, tentei compensar o espaco do furo com pedaços de metal, porem nao deu certo e havia um risco de abrir mais e chegar na da cavidade do captador. Enfim, acabei vendendo a guitarra para um amigo e ele levou num luthier, o mesmo acabou trocando toda a madeira da metade do corpo da guitarra para poder consertar o que parecia um pequeno problema.
Bem, espero que seu caso nao seja o mesmo que aconteceu comigo, mas acho interessante comentar como foi resolvido esse problema que tanto me desanimou ficar com aquela guitarra.
Registrado
FitterMan
Visitante
« Responder #11 : 14 de Maio de 2011, as 12:30:42 »


Nao acho que seja a pior das hipoteses, e sim é uma otima opçao.

muito obrigado a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pelas dicas
to fazendo alguns reparos nela ainda
vo trocar as tarraxas e tal
e deu certo sim o durepoxi
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) mt
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #12 : 16 de Maio de 2011, as 10:08:11 »

Na verdade eu falava de "resina epoxi" e não de durepoxi, que é a tal resina mas já com saturantes minerais. A vantagem de usar a resina e um saturante como talco ou pomes, é que vc pode regular a consistência da mistura. E a ideia não era usar isso para preencher o furo, e sim para o acabamento posterior, em vez da famigerada "massinha de cola com pó de serra" ou d produto mais adequado que é a massa acrílica.

Mas se o consertou ficou bom, a solução é boa. E pronto.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #13 : 16 de Maio de 2011, as 10:14:35 »

Já vi meu luthier raspar madeira e misturar o pó com Super Bonder. Fica bem resistente.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #14 : 16 de Maio de 2011, as 13:53:49 »

Na verdade eu falava de "resina epoxi" e não de durepoxi...

Foi só uma má compreensao entao. Sempre acontece.  Wink

Sobre a massa acrilica, sera que ela suportaria o tensao que é feita sobre o reparo? Undecided

Sobre a mistura de pó de madeira e superbonder, ja vi semelhante. No caso o cara misturava o pó com uma resina natural, nao sei qual, parecia breu, mas sei que nao era.

Bom, o importante é que independente da formula usada, resolvel o problema.  Guitarrista
Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.072 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal