Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 16:34:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: pré amp para baixo acústico  (Lida 8127 vezes)
flaviobei
Visitante
« : 10 de Maio de 2011, as 19:54:43 »

senhore, estou quase comprando um baixao acústico, que pretendo utilizar no trio de rockabilly, pesquisei muito sobre a captação, que pelo visto é a parte mais cara dos ajustes necessários para se tocar rockabilly no baixo.

pelo que vi, obviamente, a melhor escolhe, é o Bass Master RB Plus for Rockabilly Bass, que custa módicos  $276.00 no próprio site da K&K (http://www.kksound.com/bassmasterrb.html).. com achei caro demais para um captador, pesquisei mais sobre ele e toquei com ele no baixo de um amigo, realmente é muito bom, e se sobressai sobre os demais, pois possui dois captadores, um no cavalete e um que fica atrás do braço, pra captar justamente os slaps, que fazem a diferença no rockabilly..

agora as minhas dúvidas são:

no site eles falam chamam os captadores de transdutores, ok, mas que tipo seria essa captação? Piezo?

imagino que o segredo desse cap, seja o pré amp, que além de amplificar decentemente o som captado, e permitir regulagem de ganho e tonalidade...

será que é possível reproduzir isso com um pré amp comum e dois ou 3 caps piezo?
sugestões?
« Última modificação: 11 de Maio de 2011, as 08:33:25 por flaviobei » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 10 de Maio de 2011, as 22:01:58 »

Oi Flaviobei

Quando você fala em baixo acustico está falando daqueles baixos que dá para morar dentro?!?!?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #2 : 10 de Maio de 2011, as 23:37:00 »

Oi Flaviobei

Quando você fala em baixo acustico está falando daqueles baixos que dá para morar dentro?!?!?

Abraços

Eduardo

Acho que ele está falando dos desse tipo aqui Eduardo:

http://www.mineiramusical.com.br/site/wp-content/uploads/wpsc/product_images/Baixol%C3%A3o_Condor_cb35.jpg
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #3 : 11 de Maio de 2011, as 07:05:14 »

Que nada...rockabilly clássico...se toca com isso...som percussivo

http://bebopalula.deadrocks.com.br/2008/img/bands/crazy_legs.jpg

Já toquei muito com esse baixo Grin
Agora só elétrico, graças a DEUS  Cheesy
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #4 : 11 de Maio de 2011, as 08:31:36 »

Oi Flaviobei

Quando você fala em baixo acustico está falando daqueles baixos que dá para morar dentro?!?!?

Abraços

Eduardo

o próprio! o upright bass como também é chamado!

Que nada...rockabilly clássico...se toca com isso...som percussivo

http://bebopalula.deadrocks.com.br/2008/img/bands/crazy_legs.jpg

Já toquei muito com esse baixo Grin
Agora só elétrico, graças a DEUS  Cheesy

é esse mesmo, inclusive esse pessoal ai é do crazy legs, uma ótima banda aqui de são paulo, que pra variar, faz mais sucesso fora do brasil do que dentro...
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 11 de Maio de 2011, as 08:34:59 »

Imagino que seja um contrabaixo acústico clássico mesmo.

Flavio,

Para saber se funciona, só testando ou, se você tiver oportunidade, verificar como são os captadores originais, formato e tamanho. Certamente são piezo, mas de que formato?

Quando você diz que um deles ficaria atrás do braço, em que lugar exatamente? Achei essa idéia muito boa mesmo, já que o "slap" é parte fundamental do baixo de Rockabilly.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
flaviobei
Visitante
« Responder #6 : 11 de Maio de 2011, as 08:49:10 »

esse modelo da k&k, que pelos que testei é realmente o melhor possui os dois transdutores, um que deve ter 2x2cm que fica alojado num recorte do cavalete, e outro o outro fica alojado na parte de trás do espelho na verdade, próximo ao fim dele... não tenho nenhuma foto dele montado, mas pra vocês terem uma idéia..





achei o manual dele, em pdf e em inglês.. mas não ajuda muito.. ele só fala num trecho que o captador do cavalete (wing) é cerâmico..hahaha

achei também uma foto dele montado:

« Última modificação: 11 de Maio de 2011, as 09:00:17 por flaviobei » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 11 de Maio de 2011, as 09:06:28 »

Oi Pessoal

Quando o cara tem estilo, é assim que faz as coisas!

Flávio, eu adoro o som desses baixos do tipo abrigo de tempestade! O som é bem diferente do baixo elétrico.

A captação que eu já vi para baixo acústico foi botar um microfone capacitivo (vulgo eletreto) na frente e tocar.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 11 de Maio de 2011, as 09:12:01 »

Flavio,

Entendi, bem engenhoso, eu havia esquecido que o espelho no baixo acústico e no cello ficam com uma parte sem encostar no corpo. Boa idéia. Acho que o jeito seria comprar um bom para o cavalete, um próprio mesmo, pois o som principal será captado dessa forma, e um piezo de contato genérico para colocar atrás do espelho e proceder com o teste.

Com os contrabaixistas, cellistas, violistas e violinistas que toquei e usavam captaçào em instrumentos acústicos (a maioria dos violinistas que tocaram comigo tem preferido usar modelos elétricos dedicados da Zeta, Yamaha, etc. Mas alguns ainda preferem o acústico com captação no cavalete ou microfone especial) usavam uns piezos dedicados no cavalete apenas. Mas já vi duplinhas de piezo no cavalete mais um mic dedicado no corpo.
« Última modificação: 11 de Maio de 2011, as 09:15:32 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
flaviobei
Visitante
« Responder #9 : 11 de Maio de 2011, as 09:24:48 »

Oi Pessoal

Quando o cara tem estilo, é assim que faz as coisas!

Flávio, eu adoro o som desses baixos do tipo abrigo de tempestade! O som é bem diferente do baixo elétrico.

A captação que eu já vi para baixo acústico foi botar um microfone capacitivo (vulgo eletreto) na frente e tocar.

Abraços

Eduardo
eduardo, o som realmente é fantástico, e o double slap faz muito diferença no resultado final, ainda mais no caso da minha banda, que é um trio, na hora do solo da guitarra, o "baixão" faz diferença preenchendo muito o vazio com o som dele e com a percursão de braço

Flavio,

Entendi, bem engenhoso, eu havia esquecido que o espelho no baixo acústico e no cello ficam com uma parte sem encostar no corpo. Boa idéia. Acho que o jeito seria comprar um bom para o cavalete, um próprio mesmo, pois o som principal será captado dessa forma, e um piezo de contato genérico para colocar atrás do espelho e proceder com o teste.

Com os contrabaixistas, cellistas, violistas e violinistas que toquei e usavam captaçào em instrumentos acústicos (a maioria dos violinistas que tocaram comigo tem preferido usar modelos elétricos dedicados da Zeta, Yamaha, etc. Mas alguns ainda preferem o acústico com captação no cavalete ou microfone especial) usavam uns piezos dedicados no cavalete apenas. Mas já vi duplinhas de piezo no cavalete mais um mic dedicado no corpo.

a k&k tem uns kits que usam 4 piezos, um pra cada corda, com controle individual, o que se for ver é muito interessante e já que tá montando um pré amp, montar mais 2 ou 3 entradas não é tão bicho de sete cabeças assim...

essa semana vou sentar com o esse meu amigo que tem o k&K e um outro nacional e vou ver se consigo fazer uns vídeos e quem sabe tirar umas fotos em alta da plaquinha, dai fica fácil de estudar ou mesmo clonar se for o caso
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 11 de Maio de 2011, as 09:36:33 »

Assim seria perfeito! Eu imagino, apenas imagino, que tenha um préamp pra cada elemento piezo...

Mensagem Mesclada
Existem uns da Deval que sào de pressào e sào individuais para cada corda, mas eles ficam sob as cordas diretamente, nào embaixo do rastilho, o que no caso do contrabaixo "rabecão" exigiria alteraçào do cavalete. Não acho que isso seja boa idéia...
« Última modificação: 11 de Maio de 2011, as 09:40:17 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
flaviobei
Visitante
« Responder #11 : 11 de Maio de 2011, as 09:51:08 »

eu já vi um captador nacional que usa um captador piezo muito fino que fica entre o cavalete e o tampo e um microfone, que imagino ser eletreteto pelo tamanho, que fica dentro de um dos F's, mas me disseram que ressona demais e não responde bem...

achei na net alguns modelos nacionais e importados:

esse é nacional, passivo, e pode ser usado com pré amp



já esse é fishman, o dobro do preço, passivo também:




ambos citam captação piezo de cerâmica.. será que um captador piezo comum, de violão daria conta do recado? afinal o baixo produz um som bem alto (dependendo da madeira, claro) e com o uso de um pré amp as coisas são facilitadas
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #12 : 11 de Maio de 2011, as 10:15:21 »

Flavio, tenho muito contato no mundo rocker se quiser tenho uma lista sem fim de baixistas que podem te dar um toque, desde o próprio Sony, que já tocamos junto até o pessoal de Curitiba, que tem um milhão de banda.

Eu já vi som bom com captador de contato, aqueles Deval redondinhos. Tem um modelo que já vem pronto, são três contato e sai um plugue P1. Você pode usar um pré comum de violão, fica bom.

Um contato vai embaixo da escala pros slaps, e os outros 2 no cavalete.

Lembrando que você tem que rebaixar o cavalete, os upright vêm preparados pra tocar com arco, se você sair metendo a mão o cavalete solta.

Mensagem Mesclada
Ah, e ouça o Dead Rocks de São Carlos, som muito bom de surf / rockabilly com baixo elétrico. Um timbre muito bom.
Registrado

Salto - SP
flaviobei
Visitante
« Responder #13 : 11 de Maio de 2011, as 10:47:11 »

opa bello, valeu pelas dicas... o sonny inclusive tem um captador signature dele, mas nunca toquei com ele (com o captador, com o sonny sim..haha)

vou pesquisar esse deval, nunca vi, vai ser bom já encontrar essa parte montada..
dai veio a idéia de montar um pré-amp legalzinho, indo pra idéia do k&k com uma equalização legal pro rockabilly especificamente...





Mensagem Mesclada
ah, quanto ao rebaixamento do cavalete já estou ciente... ainda não comprei o baixo, mas to negociando com um amigo do meio, então já tá meio caminho andado (cavalete rebaixado e braço "alisado") mas vai faltar a captação, o que sinceramente me recuso a gastar R$500,00 por um captador piezo e um pré amp..hahaha
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 11 de Maio de 2011, as 10:54:40 »

Acho que as dicas do Bello "fecharam"! Roqueiro
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal