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Autor Tópico: ECC83 X 6BQ7.  (Lida 14660 vezes)
hendrixgt
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« : 05 de Maio de 2011, as 08:57:03 »

Ola pessoal!
Gostaria de saber se alguem pode me dizer qual a difernça (resposta harmônica para um amplificador de guitarra) entre as ECC83(12ax7) e as 6BQ7, e se vale realmente a pena montar um amplificador de guitarra com elas.
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Eduardo
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« Responder #1 : 05 de Maio de 2011, as 09:08:53 »

Oi Hendrixgt

A 6BQ7 é uma válvula desenhada para funcionar em altíssimas frequências, logo sua resposta em agudos será fantástica. As placas são muito pequenas.

Por outro lado ela tem um ganho de apenas 40, comparado com os 100 da ECC83 é menos da metade. Ela fica no meio do caminho entre a 12AU7 e a 12AT7.

São válvulas de baixa procura por isso tem um preço mais em conta. A pinagem e os valores limites são diferentes da ECC83, por isso precisa ter um certo cuidado. Não dá para simplesmente plugar no lugar de uma 12AX7.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 11 de Julho de 2015, as 09:20:30 por Eduardo » Registrado

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hendrixgt
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« Responder #2 : 05 de Maio de 2011, as 09:15:23 »

Obrigado por esclarecer essa duvida Eduardo.
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« Responder #3 : 05 de Maio de 2011, as 09:58:09 »

Eduardo,

Sei que cada válvula tem seus parâmetros e suas aplicações, mas nesse caso de substituiçào, o contrário seria menos danoso? Plugar 12AX7/ECC83 no lugar das 6BQ7?
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« Responder #4 : 05 de Maio de 2011, as 10:46:32 »

Oi Alex

Não funciona. A pinagem não bate. Nem vai acender.

Abraços

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« Responder #5 : 05 de Maio de 2011, as 10:50:41 »

A 6BQ7 é usado no mETEORO Revolution. Um pedal valvulado que tem um som bem legal (quando funciona, pois o meu primeiro tive que trocar na loja).

Puxa, então para usar uma 12AX7, tem que modificar o pedal!
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Alex Frias
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« Responder #6 : 05 de Maio de 2011, as 12:08:24 »

Queria dizer refazendo a pinagem, claro!
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« Responder #7 : 05 de Maio de 2011, as 12:59:35 »

Oi Pessoal

A Meteoro está usando a 6BQ7 em uma grande gama de aparelhos. Devem ter comprado algum lote monstro de válvulas NOS a preço de banana e estão usando. A 6BQ7 está fora de produção e logo deve sair da linha da Meteoro.

Puxa, então para usar uma 12AX7, tem que modificar o pedal!

Tem!

Queria dizer refazendo a pinagem, claro!

Eu teria que fazer umas contas para ver se dá certo, mas acho que não. As curvas são muito diferentes. Vai ter que trocar algum resistor também.

Abraços

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« Responder #8 : 07 de Maio de 2011, as 11:30:21 »

Eduardo.

Aproveitando essa duvida, que é geral:
Em que patamares, podemos comparar as EF184, com a 12AX7?
Gostei muito da EF184 como pré.

Abraços.
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« Responder #9 : 07 de Maio de 2011, as 16:39:02 »

Oi Jupterra

Nos mesmos patamares que se compara um fusca com uma beterraba!  Cheesy

A 12AX7 é um triodo que consegue no máximo um ganho de 80 por seção. A EF184 dá um ganho superior a 400 em um único estágio e é pentodo. A distorção dela é mais parecida com distorção de power. É completamente diferente!

Abraços

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« Responder #10 : 07 de Maio de 2011, as 17:21:25 »

Na verdade a 12ax7 é um duplo triodo, 2 triodos em um mesmo invólucro.
Normalmente se usa mais de um triodo em um pré amplificador porque o ganho é mais baixo como o Eduardo citou.
Um pentodo tem muito mais ganho, então, como nos VOX, usasse um pentodo.
Sonoramente falando, para GUITARRA que foi só na aplicação que eu testei, os pentodos tem um som bem definido, quase "hi-fi" em níveis de ganho controlado.
Abusando da sobra de ganho que ele tem, a distorção sai estranha, a não ser pros ingleses.
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« Responder #11 : 07 de Maio de 2011, as 20:09:40 »

Na verdade a 12ax7 é um duplo triodo, 2 triodos em um mesmo invólucro.
Normalmente se usa mais de um triodo em um pré amplificador porque o ganho é mais baixo como o Eduardo citou.
Um pentodo tem muito mais ganho, então, como nos VOX, usasse um pentodo.
Sonoramente falando, para GUITARRA que foi só na aplicação que eu testei, os pentodos tem um som bem definido, quase "hi-fi" em níveis de ganho controlado.
Abusando da sobra de ganho que ele tem, a distorção sai estranha, a não ser pros ingleses.

Po Bello mas você não curte a distorção dos Marshall ou Hiwatt  da vida ? Se esse for o tipo de distorção estranha a que você se refere então eu gosto !
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« Responder #12 : 07 de Maio de 2011, as 20:18:55 »

Po Bello mas você não curte a distorção dos Marshall ou Hiwatt  da vida ? Se esse for o tipo de distorção estranha a que você se refere então eu gosto !

A verdade bossman, no mundo da guitarra é pouco comum a gente notar a distorção de power. O sinal já vem com muita distorção de pedais e do pré do amp.

Além disso, tenho dúvidas se os pentodos de pré distorcem exatamente iguais aos pentodos de power.
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« Responder #13 : 08 de Maio de 2011, as 08:08:13 »

Além disso, tenho dúvidas se os pentodos de pré distorcem exatamente iguais aos pentodos de power.

Com certeza não. Distorção de pré é diferente, mesmo porque no power existe o transformador dando seu quinhão. No entanto um pré pentodo vai distorcer mais parecido com um power que um pré triodo, pelo fato da curva do pentodo ser mais próxima da curva do power.

Agora, se triodo ou se pentodo, isso vai do gosto do freguês. A VOX usou a EF86 nos primeiros modelos do AC30 e AC15, depois mudou para a ECC83, mais barata e silenciosa.

Abraços

Eduardo
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« Responder #14 : 08 de Maio de 2011, as 19:07:16 »

A meteoro lançou alguns amplificadores com a 6BQ7 no pre, os MGV 30, e MGV7.
E o preço deles em relação à outros amplificadores similares é bem menor.

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