Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 09:30:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cuidado para não fazer a placa invertida!!!  (Lida 4526 vezes)
zedoidiao
Visitante
« : 04 de Maio de 2011, as 03:20:29 »

Saudações caros amigos, conterrâneos, Americanos, eu tenho dois pedais feitos(mxr distortion + e um guvnor) e um fender mini twin, porém quando fui tentar fazer o mini fuzz(meu segundo projeto o primeiro foi o guvnor) dei de cara com um problema: ele não funcionava! Troquei tudo que eu tinha direito, revi toda a fiação e estava pensando em fazer outra placa até...
Foi quando eu tinha até desistido do projeto e religuei o pedal: os mesmo problemas quando ligava nada de som e quando desligava um som probre, fraquinho, só fazia barulho quando batia bem forte nas cordas ou som limpo. Foi quando eu me dei conta que apesar do pot estar na posição certa, o som aumentava no sentido anti-horário Ui
Fui conferir a placa com as fotos do projeto e estava INVERTIDA!!! O problema é que, por ser tão fácil de desenhar a mão, todo iniciante quer fazê-la com a caneta, obviamente por ser menos trabalhoso; porém acabam desenhando a placa feita para TRANSFERIR assim como eu e mais dezenas de iniciantes fizeram e fazem, e é por isso que apesar de fazerem três ou quatro placas com outros componentes, o mesmo problema sempre acontece e pouco se fala sob isso!

Obs: checar cabos e a alimentação pode evitar dor de cabeça, quando estava testando pela segunda vez o mini fender twin, ele começou a cortar o som e ficar pipocando, troquei os famosos "capacitor da esquerda" melhorou mas foi piorando, quando me dei conta o led estava meio fraco e  eu só precisei trocar a bateria   Batendo Cabeça

Espero ter ajudado alguém!! Head Banger

« Última modificação: 05 de Maio de 2011, as 00:35:14 por zedoidiao » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 04 de Maio de 2011, as 12:55:39 »

Oi Pessoal

Já viram aquela plaquinha nos elevadores dizendo "Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo está parado no andar". Se alguém é distraido o bastante para cair no poço do elevador, será que vai notar a plaquinha com o aviso?

Tenho pelo menos uns 25 anos de experiência com eletrônica. Semana passada fiz uma placa invertida. Batendo Cabeça

Não é uma coisa que se comenta porque é um erro muito primário e sempre vinculado a falta de atenção.

Fazer placa invertida faz parte do aprendizado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #2 : 04 de Maio de 2011, as 15:32:59 »

Citar
Caro amigo handmaker, quando postar qualquer comentário utilize pronomes de tratamento formais ("qualquer dúvida consultar as normas do fórum").

Quanto a questão técnica, inverter o layout da placa é um fato que pode ocorrer com freqüência, quando estamos distraídos, para que isto não ocorra tome as seguintes medidas, see for desenhar as trilhas à mão:

1- Siga o mapa de componente invertido (isto tipo de mapa é encontrado em apenas em alguns layouts aqui do site), ele te da noção exata de como inverter a trilha.

2- Caso contrário, imprima o layout, e com um lápis tente redesenhar no verso da folha o circuito, a sulfite te permite fazer isto, o desenho que você fará no verso é exatamente o que você precisa.

3- Ou ainda pegue o papel com o circuito impresso e coloque embaixo do mesmo um papel carbono (com o lado que solta tinta virado para o papel), contorne o circuito com um lápis, quando você virar a folha terá o layout do circuito exatamente como você precisa para desenhar à caneta.

Estas dicas dão um pouco de trabalho... mas para quem desenha os circuitos a caneta são ferramentas importantes.

Espero que sirva para todos.

Abraços

Fique entre nós:
"Quem nunca inverteu uma trilha, atire a primeira pedra"
****Obs: Não é válido para os handmaker que apenas utilizam layouts prontos (embora eu não tenho nada contra).
Registrado
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #3 : 04 de Maio de 2011, as 18:32:37 »

Tenho um monte placas invertidas aqui .. por falta de atenção!!! hahahahaha

 Batendo Cabeça
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #4 : 04 de Maio de 2011, as 19:59:37 »

Tenho um monte placas invertidas aqui .. por falta de atenção!!! hahahahaha

 Batendo Cabeça

Ainda tem salvação pra elas se montar com os componentes do lado cobreado  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #5 : 04 de Maio de 2011, as 22:27:48 »

Tenho um método que uso desde que fiz a minha primeira invertida e sempre funcionou comigo, ele consiste no seguinte:

 -Imprimo o layout normalmente em PDF e uso o mesmo pra comprar as peças na loja, depois corto só a placa que vem ao lado da figura, (versão transferencia mesmo)
 
 -VIRO o desenho com a tinta para a placa (LADO COBREADO) e como o papel quase sempre é aqueles sufites bem fininhos dá pra ver o desenho do lado oposto, se não der, use água ou alcool pra molhar o papel e ficar visível.

 -Com um estilete bem amolado vejo onde existem ilhas, e perfuro pra que o furinho fique também no cobre, faço em todas as ilhas em ordem para não esquecer nenhuma.

 -Depois de todas as marcações no cobre, bem feitas, só é ir com a furadeira ou seja lá o método que você fura, e ir furando exatamente em cima das marcações, com a placa limpa, para não esquecer nenhum.

 -Após isso é só desenhar e corroer / Esse texto todo parece ser complicado, mas o processo é bem simples, meu irmão fez uma placa semana passada sem nunca ter feito nada parecido, e ficou ótima.

Ps.: Uso uma régua pra fazer as marcações onde vejo que é um CI, só supertição mesmo que ele fique retinho.

espero ter ajudado alguém.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
VITOR_BAN
Visitante
« Responder #6 : 04 de Maio de 2011, as 23:36:52 »

os layouts mais simples eu também faço desse jeito, mas eu já furo com o dremel, depois vou só ligando os pontos
Registrado
zedoidiao
Visitante
« Responder #7 : 05 de Maio de 2011, as 00:48:28 »

Citar
Caro amigo handmaker, quando postar qualquer comentário utilize pronomes de tratamento formais ("qualquer dúvida consultar as normas do fórum").

Quanto a questão técnica, inverter o layout da placa é um fato que pode ocorrer com freqüência, quando estamos distraídos, para que isto não ocorra tome as seguintes medidas, see for desenhar as trilhas à mão:

1- Siga o mapa de componente invertido (isto tipo de mapa é encontrado em apenas em alguns layouts aqui do site), ele te da noção exata de como inverter a trilha.

2- Caso contrário, imprima o layout, e com um lápis tente redesenhar no verso da folha o circuito, a sulfite te permite fazer isto, o desenho que você fará no verso é exatamente o que você precisa.

3- Ou ainda pegue o papel com o circuito impresso e coloque embaixo do mesmo um papel carbono (com o lado que solta tinta virado para o papel), contorne o circuito com um lápis, quando você virar a folha terá o layout do circuito exatamente como você precisa para desenhar à caneta.

Estas dicas dão um pouco de trabalho... mas para quem desenha os circuitos a caneta são ferramentas importantes.

Espero que sirva para todos.

Abraços

Fique entre nós:
"Quem nunca inverteu uma trilha, atire a primeira pedra"
****Obs: Não é válido para os handmaker que apenas utilizam layouts prontos (embora eu não tenho nada contra).

Ow valeu pelas dicas, eu espero ajudar diretamente com esse tópico, porque muitos erros acabam sem solução por ser algo tão simples e tão difícil de se ver apenas por fotos. Mas errando e aprendendo

PS:

CAMBADA:


porção de objetos pendurados ou mantidos juntos por um fio.(pode ser usado em uma placa com pots)

substantivo coletivo de caranguejos, peixes ou chaves pendurados juntos.( não to chamando ninguém de caranguejo não viu? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ)

número significativo de pessoas.(essa palavra já foi usada formalmente ha uns séculos atrás,huahuaha)

(fonte Wikcionário)

abraço a todos!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal