Oi Pessoal
Eduardo, o que você sugere de opção viavel?
Uma tomada no transformador de força, como saida pro HT menor, seria viavel?
Vale a pena abrir um topico para esse assunto?
Para responder esta pergunta, temos que entender como os pentodos funcionam. Na
ficha técnica da 6L6GC podemos ver um caso típico do modo de operação. Tomemos as curvas onde a tensão de grade auxiliar é de 250V e de 400V.
Nas curvas para 250V, quando a tensão na grade de controle cai de 0V para -4V, a corrente cai 40mA. Mas se a tensão da grade de controle cai de 0V para -12V, a queda é de 100mA.
Nas curvas para 400V, quando a tensão cai de 0V para -4V, novamente temos 40mA de variação. No entanto, para a variação de -12V a queda de corrente passa para 140mA.
Num pentodo a queda na tensão da grade auxiliar causa uma compressão das curvas da grade de controle. Esta compressão é mais acentuada nas curvas mais negativas que nas mais positivas.
Ao buscar uma queda de potência do amplificador alterando a tensão da grade auxiliar, o que se faz é jogar o ponto de trabalho para dentro da classe C. O amplificador irá começar a distorcer antes, mas não porque "virou" algo de potência mais baixa, mas porque está desregulado.
A idéia por trás do 5:50 é meio furada. É como pegar um motor V8, enfiar uma batata no escapamento, arrancar uns cabos de vela e dizer que virou um fusca.
Quer tocar com baixa potência? Existem duas alternativas:
1- Use um amplificador menor, tipo Vox AC15, Fender 5E1, IALL, Baby Wonder, ETC.
2- Abaixe o volume master. A solução do Fovb encaixa aqui.
Abraços
Eduardo