... o Amorin citou que um pedal digital nunca será melhor que um pedal digital, isso sim é ser leviano (por favor, não me entenda mal GrAmorin, apenas estou discutindo, não perca a calma) pois um pedal que não agrade você pode agradar outra pessoa, tem gente que acha um certo pedal ruim, mas que tem outro que fala que encaixa perfeito no set, então, você pode falar que você gosta mais de pedal analógico, mas dizer que Pedal Digital é melhor que analógico, nunca
Fique tranquilo, aqui expomos nossa opiniao de forma pacifica e sempre nos entendemos, certo?
Bom, primeiro, esta citado que "pedal digital nunca será melhor que um pedal digital", é aparente que é pedal digital contra analogico, houve uma pequena distraçao na referencia.
Posso ter descrito mal, mas nao creio que minha opiniao tenha sido leviana.
Que pedal digital tem a mesma qualidade de uma distorcao analogica?
Existe alguma pedaleira digital que tenha um compressor bom?
Entendo que um pedal que para mim é ruim para outro é otimo, isso diz repeito a gosto de cada um.
Mas ha pedais que de fato, em modo geral nao sao bons se forem digitais.
Voce ja testou algum pedal ou pedaleira de compressor digital? é horrivel, nem chega ser compressor, funciona mais como limitador de level, se parece muito com aqueles AVLS de equimapentos de som.
Ja ouviu bem o som de um overdriver feito por uma pedaleira digital, onde o drive é gerado no digital? (digo gerado no digital porque tem pedaleiras que os drivers, distorções e copmpressor sao analogicos).
Efeitos de drivers e distorçoes "digitais" parecem abelha e marimbondo.
Nao posso dizer que as distorcoes digitais sao tao ruins, pois ficaria bem se fizer musica eletronica, ou new age, porem se eu for fazer um cover do Metallica, Deep Purple, etc... nao vao ficar boa como ficaria uma distorcao analogica.
Como o Adiel mencionou, tem efeitos digitais que sao melhores, isso eu concordo.
Chorus, eu gosto muito dos analogicos, e tem chorus digital que eu tambem gosto. O mesmo para delay, o analogico tem grande diferença para o digital, em termos de delay longo, tem que ser digital.
Foi nesse sentido que me expressei.
Nao disse que um handmade é mil vezes melhor que um digital.
Se essa opiniao foi formada porque citei que tenho um pedalboard que custaria em media 4-5 mil se fossem pedais industriais, isso seria leviano.
Por que me referi a valor, e nao qualidade, pois a qualidade pode se manter a mesma,ser inferior ou ate superior dependendo dos componentes usados.
Vai novamente de cada gosto, quem quiser gastar R$500,00 em um pedal, gaste, quem quer economizar para investir em outra coisa, opte em handmade.
Podem ser varios os motivos que uma pessoa possa optar em ter o original ou um handmade, isso ja foi ate comentado por mim mesmo em outro topico.
Hoje em dia no mundo capitalista em que vivemos tem um "certo valor" ter um equipamento top ou um equipamento mais humilde. Isso é status.
Eu tenho 2 TS9 e 2 TS7 originais, e tenho mais 4 versao handmades (possuem mods diferentes, por isso pedais repetidos).
Tenho varios pedais originais e varios handmade.
Hoje em dia, prefiro gastar 30,00 50,00 para montar um TubeScreamer do que pagar 500,00 em um.
Veja o preço deste pedal:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180543920-pedal-ibanez-para-guitarra-stereo-chorus-cs9-com-nota-fiscal-_JMEste mesmo pedal em versao handmade custa menos que 40,00. e muitos outros sao assim.
Em questoes de simulaçoes, vai tambem de cada gosto.
Entendo quem faz covers, eu iniciei com covers.
Eu fazia cover do Def leppard, Suicidal Tendencies, Metallica, Twisted Sister, Whitesnake, Capital inicial, Barao vermelho e muitos outros.
Coisas bem diferente uma das outras.
Mas para nao ficar tao artificial, e ter meu toque pessoal, eu nao igualava os equipamentos com os os usados pelas bandas originais. Mas isso é questao de gosto tambem.
Como o Alex mencionou logo aqui em cima, as Line6 sao bem melhores que Zoom e outros, infelismente nao testei uma, mas ja vi muitos comentarios semelhantes, e vindo de pessoas exigentes.
A analogia dos disco de vinil é interessante. (e vindo do Alex... que nao gosta de analogias... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ)
No meu caso, eu deixei de lado a pedaleira por causa da rota de efeitos. Eu gosto de usar certos efeitos em paralelo, as vezes os mesmos efeitos em serie, as vezes um loop, e outras combinaçoes.
Por enquanto nao encontrei pedaleira que faça essas funcoes, no modo que eu uso. Tem pedaleiras que possibilitam estas funcoes, mas de um modo meio fixo.
Concordo com o Alex que nao se pode "generalizar", nao se pode comparar uma Zoom 505 com um GSP21 da Digitech.
Mas sendo digital, para mim, minha opiniao, é que as distorçoes e compressor devem ser analogicos.
Mas em meu caso, resalto que prefiro as formas de rotas e loops que uso com meus pedais.
Nao me entendam mal, ou de forma errada, nao estou desqualificando os digitais, ate porque tenho pedais digitais que gosto muito.
...mas uma coisa que pude notar por expreriência própria é que:
no digital...(usarei o V-AMP II como exemplo, pois é o digital que uso a mais tempo...)....as mudanças quase não são percebidas...
tanto quanto no analógico...
por exemplo:
com uma guitarra Stratocaster (Tagima) o resultado é quase o mesmo que com uma NY Series (Groovin)....sem mentira....
já quando fazemos o mesmo teste com as mesmas guitarras...porém com pedais analógicos...podemos notar
a real diferença no timbre das guitarras...o quanto cada modelo difere uma da outra...
na minha experiência com digitais (de Zoom 505 I ao POD Line 6) notei essa "tendência" de igualar as diferenças...
quando partimos para o analógico podemos notar a diferença gritante que se tem ao tocar uma música com uma
strato....tele...Les Paul's...SG...RG...
O mesaquenascimento citou a experiencia dele comparando digital e analogico.
Durante o processo de conversao de Analogico para digital (sinal da guitarra para processamento de sinal digital ), e depois de digital para analogico (processamento digital para saida de som), ocorre algumas perdas de timbre, frequencias harmonicas, etc...
Apoio a opiniao do Herberthpv, tem que se testar, ver se resulta no que se procura, se atende ao esperado, etc...