Ô gente, Cada um com sua vivência, e crença, mas observem certas coisas...
Olhem só isso aí, o esquema do TL072. Querem me dizer então que tudo isso(muitos transistores) tem menos ruído que 1 OU 2 transistores??
No tal do circuito com BC547 ou BC549... o que faz aparecer mais o ruído no circuito (realimentado) de saída é o maior ganho. Realmente já trabalhei muito(escutando e medindo) com os dois irmãozinhos(BC547 e BC549) e posso afirmar que BC549, quando trabalhando dentro de suas especificações de potência(não esquentando demais), tem bem menos ruído.
O tal do Twang, pelo que faz(é por isso que é bom analisar o diagrama em blocos), intrinsecamente NÃO NECESSITA DE CI PARA CONTROLAR O GANHO!! é necessário somente seguir o envelope (com a devida frequencia) e misturar ao sinal original. Acho melhor deixar para amplificadores de transcondutância quando precisar. Além disso, o amplificador de transcondutãncia, necessita de que rebaixem o nível de tensão de entrada(para VT=25mV!!!), para depois ser novamente amplificado(o twang do livro faz isso). O CA3080 (e seus parentes) sim, com certeza tem bem menos ruído que o TL072... Tem bem menos transistores!! Porém , em laço aberto, para uso como amplificador controlado por corrente, o ruído cresce bastante... além da instabilidade em polarização.
Os circuitos com transistores em si, podem apresentar mais ou menos estabilidadee, dependendo do desenho.. e do ganho do circuito. Além disso, com transistores(de silício), sempre existem substitutos, podendo facilmente manter o circuito funcionando depois de décadas.... o que com CIs às vezes é complicado.
Também podemos utilizar como amplificadores um par de resistores montados com baratos CIs como 4069, 4007 e outros, que contém apenas 2 transitores MOSFETs complementares.. isso sim é economizar em peças e em ruído!! Além da saturação suave... como as amadas válvulas.
Já que tem gente interessada, Proponho montar coletivamente um circuito Twang sem CIs?? Que tal??
Realmente comecei a rabistar um "Twang" transistorizado.. mas depois percebi que era mais de curioso que de vontade utilizar. Posso ajudar em polarizações(estabilidade DC) e alguma simulação se for necessário. Montagem deixo pra quem se interessou muito no circuito(eu não).
Polarizar circuitos com transistores é a minha área... e pode deixar que explico como, uma coisa que realmente senti falta aqui no handmades: explicação de como os circuitos funcionam... aqui se fala mais de como se monta! Coitados dos iniciantes, que quebram cabeça de monte!
Abraços, T+
Mensagem Mesclada
Hãa??... enfiar "elementos caóticos"
? ops!! heheh!!! T+