Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 13:29:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Esquemas sem layout  (Lida 10757 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #15 : 24 de Abril de 2011, as 16:20:17 »

De acordo com o Amorin e apenas em parte com o Patines.

Preservar "deformações" é uma das coisas que me dá mais excitação em relaçào a circuitos analógicos. Na verdade, quando penso em algoritmos interessantes de modeladores digitais, imagino uma forma de incluir esse tipo de informação, quase como "des-perfeccionar" matematicamente o processo.

E tenho bastante dificuldade de discordar do Adiel, mas quando me esforço bastante até consigo...rs Sarcasmo
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #16 : 24 de Abril de 2011, as 16:32:02 »

Pôxa, Alex, eu me manifestei tão pouco aqui...  Cheesy Cheesy Cheesy

Vamos estudar alguns circuitos digitais e criar algoritmos caóticos para suplantar os efeitos analógicos?   Roqueiro
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #17 : 24 de Abril de 2011, as 17:15:38 »

Por enquanto estamos nos atendo ao FV-1. Mas pelo que vi da linguagem dele, nào consegui imaginar onde enfiar elementos caóticos, ainda...rs Cool
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #18 : 24 de Abril de 2011, as 22:06:35 »

Vamos nos basear no sistema operacional RWindows.
Em termos de erros.... este ganha...
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #19 : 25 de Abril de 2011, as 16:34:52 »

Ô gente,  Cada um com sua vivência, e crença, mas observem certas coisas...

Olhem só isso aí, o esquema do TL072.  Querem me dizer então que tudo isso(muitos transistores) tem menos ruído que 1 OU 2 transistores??

No tal do circuito com BC547 ou BC549...   o que faz aparecer mais o ruído no circuito (realimentado)  de saída é o maior ganho.  Realmente já trabalhei muito(escutando e medindo) com os dois irmãozinhos(BC547 e BC549)  e posso afirmar que BC549, quando trabalhando dentro de suas especificações de potência(não esquentando demais), tem bem menos ruído.

O tal do Twang, pelo que faz(é por isso que é bom analisar o diagrama em blocos), intrinsecamente NÃO NECESSITA DE CI PARA CONTROLAR O GANHO!!  é necessário somente seguir o envelope (com a devida frequencia) e misturar ao sinal original.  Acho melhor deixar para amplificadores de transcondutância quando precisar.  Além disso, o amplificador de transcondutãncia, necessita de que rebaixem o nível de tensão de entrada(para VT=25mV!!!), para depois ser novamente amplificado(o twang do livro faz isso).   O CA3080 (e seus parentes) sim, com certeza tem bem menos ruído que o TL072...    Tem bem menos transistores!!  Porém , em laço aberto, para uso como amplificador controlado por corrente, o ruído cresce bastante... além da instabilidade em polarização.

Os circuitos com transistores em si, podem apresentar mais ou menos estabilidadee, dependendo do desenho..  e do ganho do circuito.   Além disso, com transistores(de silício), sempre existem substitutos, podendo facilmente manter o circuito funcionando depois de décadas....  o que com CIs às vezes é complicado.

Também podemos utilizar como amplificadores um par de resistores montados com baratos CIs como 4069, 4007 e outros, que contém apenas 2 transitores MOSFETs complementares..  isso sim é economizar em peças e em ruído!!  Além da saturação suave...   como as amadas válvulas.

Já que tem gente interessada, Proponho montar coletivamente um circuito Twang sem CIs??  Que tal??

Realmente comecei a rabistar um "Twang" transistorizado..   mas depois percebi que era mais de curioso que de vontade utilizar.  Posso ajudar em polarizações(estabilidade DC) e alguma simulação se for necessário.  Montagem deixo pra quem se interessou muito no circuito(eu não).

Polarizar circuitos com transistores é a minha área... e pode deixar que explico como, uma coisa que realmente senti falta aqui no handmades:  explicação de como os circuitos funcionam...   aqui se fala mais de como se monta!  Coitados dos iniciantes, que quebram cabeça de monte!

Abraços, T+


Mensagem Mesclada
Hãa??...   enfiar "elementos caóticos" Huh??     ops!!   heheh!!!   T+
« Última modificação: 25 de Abril de 2011, as 16:36:48 por Patines » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #20 : 25 de Abril de 2011, as 16:56:14 »

Patines,

Quando há interesse, por parte de alguem, iniciante ou nào, quem conhece o funcionamento de um determinado circuito normalmente se dispõe a explicar, é o comum. Só nào é comum haver esse interesse, assim fica complicado "empurrar" conhecimento goela abaixo. Na verdade muitas vezes o que vemos é o contrário, as pessoas reclamam de estarmos sendo muito teóricos ou herméticos, mas creio que dá pra fazer as duas coisas paralelamente e sua iniciativa é excelente!

Quanto ao ruídoe e ao "headroom" possivelmente reduzidos ao se usar CI's de AmpOps ou OTA's, há mais variáveis do que as que colocou. Mas realmente, acho sua argumentação correta.

Vou olhar com mais carinho o Twand Overdrive e depois deixo minhas impressões menos emotivas e mais práticas aqui.
« Última modificação: 25 de Abril de 2011, as 16:58:22 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #21 : 25 de Abril de 2011, as 17:18:57 »

Tá Certo!    Empurrar "goela abaixo" alguma coisa é ruim...   assim como enfiar "coisas caóticas"   não se sabe bem onde.    Mas isso tá meio erótico..

Bem, se precisar saber como é polarizado algum circuito, psso tentar ajudar.   Falou, tá dito.  Só explico se me perguntarem.   hehehe!!

Abraços, T+
Registrado
markb
Visitante
« Responder #22 : 25 de Abril de 2011, as 17:32:57 »

sabendo disso patines vou te bombardiar de MP.

hehehe começando agora.

 Guitarrista Guitarrista

abraços.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #23 : 25 de Abril de 2011, as 18:38:06 »

Patines,

Só nào me entenda mal: eu estou adorando ler suas explanações mais elaboradas e por mim devemos ir por aí mesmo, ok?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #24 : 27 de Abril de 2011, as 00:25:52 »

Quem quiser perguntar..   tentarei responder, se for sobre eletrônica....   E que me expliquem quando não entendi direito: geralmente sobre ouvido e sonoridades.

Sobre lendas urbanas ou valvuladas não saberei responder!

Mas voltando ao assunto.  Também gostei muito do livro!!

Abraços, T+
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal