Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 15:27:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Esquemas sem layout  (Lida 10765 vezes)
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« : 22 de Abril de 2011, as 22:29:19 »

Navegando pela rede encontrei um livro do Robert Penfold, "practical electronics musical effects units". O livro só possui os esquemas e a descrição dos efeitos, mas nenhum layout. Se alguém quiser se aventurar a criar algum layout aí está o livro:

http://www.4shared.com/file/IXPPP2ZH/PracticalElectronicMusicalEffe.html
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 23 de Abril de 2011, as 00:22:41 »

Excelente contribuiçào, Jairo.

Os circuitos no livro são bem interessantes e a base de muitos pedais de boutique "chupados" dele.

Uma coisa que há tempos nào tenho falado é usar uma quantidade maior de diodos de Ge em circuitos de distorçào por clipping na saída do estágio de amplificaçào. Voce pode ter o tipo de resposta do Ge sem tanta perda de volume ou distorção excessiva.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #2 : 23 de Abril de 2011, as 01:00:00 »

Estava vendo o livro e achei interessante.
Nao sei se é disto que o Alex ta falando, mas achei interessante montar uma distorçao que esta na pagina 17 do pdf.
Depois vou ver com mais calma este livro, me interessei na unidade de tremulo e no auto wha.

Esta foi uma excelente contribuiçao.
Registrado

tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #3 : 23 de Abril de 2011, as 08:17:18 »

Eu tenho bastante esquemas aqui tambem sem layout.. se quiserem posso postar..
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #4 : 23 de Abril de 2011, as 08:35:51 »

Gostei muito das ideias do livro e suas implementações.  Para mim, vai ser mais um livro de referência.  Valeu, Jairo!   Bravo
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 23 de Abril de 2011, as 14:00:43 »

A coisa mais vantajosa neste livro são os diagramas em bloco.

Daí podemos tirar a idéia para construir muitos circuitos.

A meu ver, os circuitos transistorizados são os mais interessantes, pois evitam todo este ruído gerado pelos amplificadores operacionais.

Abraços, T+


Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 23 de Abril de 2011, as 22:22:44 »

A coisa mais vantajosa neste livro são os diagramas em bloco.

Daí podemos tirar a idéia para construir muitos circuitos.

A meu ver, os circuitos transistorizados são os mais interessantes, pois evitam todo este ruído gerado pelos amplificadores operacionais.Abraços, T+


Huh?Huh?Huh?Huh???
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #7 : 24 de Abril de 2011, as 00:56:14 »

Explico:  Prefiro fazer a mesma coisa que fazem os circuitos aqueles do livro, só que com transistores, assim como uns caras com mais de 60 anos gostavam com válvulas.

Os diagramas em blocos dizem o que cada parte do circuito faz!  Sabendo o que faz, podemos construir N circuitos diferentes, alguns com amplificadores operacionais, outros com transistores, ou até válvulas.

Com transistores os circuitos apresentam menos ruídos e até evitamos de usar circuitos amplificadores operacionais de transcondutância, como existe na página 17 do livro.

Abraços, T+

Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #8 : 24 de Abril de 2011, as 10:09:55 »

Eu fiquei curioso, Patines.  Você poderia postar algumas das suas ideias, para ilustrar o que você está afirmando?  Os operacionais com circuitos de transcondutância (como o 3080 e o 13700, que aparece várias vezes nesse livrinho) facilitam muito a vida do projetista e apresentam ruído bastante baixo, mais baixo, inclusive, que muitos dos transistores que utilizamos em nossos projetos aqui no fórum.  Um TL072 não gera ruído perceptível com facilidade, ao contrário de um 2N5088, 2N3904, ou o BC549, por exemplo.

Eu mesmo gosto muito de circuitos alternativos, mais simples, como esse "VCA ótico" de minha autoria...   Grin
Registrado

Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #9 : 24 de Abril de 2011, as 11:04:22 »

Explico:  Prefiro fazer a mesma coisa que fazem os circuitos aqueles do livro, só que com transistores, assim como uns caras com mais de 60 anos gostavam com válvulas.

Os diagramas em blocos dizem o que cada parte do circuito faz!  Sabendo o que faz, podemos construir N circuitos diferentes, alguns com amplificadores operacionais, outros com transistores, ou até válvulas.

Com transistores os circuitos apresentam menos ruídos e até evitamos de usar circuitos amplificadores operacionais de transcondutância, como existe na página 17 do livro.

Abraços, T+

 Depende de qual amplificador operacional estaremos falando! Realmente, um 741 das antigas (primeiras gerações) é bem ruidoso! Um 4558 também não é aquelas coisas... Mas um tl072/082 que tem a entrada por fets é muito estável, seguro e menos ruidoso que um circuito com transistores por exemplo!
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #10 : 24 de Abril de 2011, as 14:20:19 »

Maravilhoso... excelente contribuição...

Eu particularmente gosto muito de ter uns esquemas interessantes que não são os "feijão com arroz" de sempre... rs...

Vai ser legal routear algum desses projetos...

Alguma sugestão pra começar?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 24 de Abril de 2011, as 14:33:23 »

Eu tenho um problema sério com algumas palavras, uma espécie de marketing interno. E quando vi a palavra "Twang" no circuito de distorção/overdrive, confesso que já salivei...rs Guitarrista
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #12 : 24 de Abril de 2011, as 14:40:04 »

hahahahaha....

Vou dar uma olhada nesse...

E sou um grande simpatizante do termo "twang" também...
Registrado
mesaquenascimento
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 151

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 7



« Responder #13 : 24 de Abril de 2011, as 14:41:09 »

Eu tenho um problema sério com algumas palavras, uma espécie de marketing interno. E quando vi a palavra "Twang" no circuito de distorção/overdrive, confesso que já salivei...rs Guitarrista

 [2] Smiley


pena que está um pouco acima do meu nível....
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #14 : 24 de Abril de 2011, as 15:24:24 »

Em partes entendo o que o Patines quiz dizer, mas como o Adiel tambem disse, um TL 072 nao gera tanto ruido como alguns transistores.

Dependendo do caso e do gosto do projetista, pode ser interessante ou melhor usar uma alternativa ao circuito tradicional.
Deixa explicar melhor o que quero dizer:

Um 4558 ou TL072 TL082 fazem correção na curva da frequencia, um circuito com funcionalidade semelhante pode nao fazer estas correções.
Dependendo do gosto do projetista, se ele estiver fazendo um overdriver, por exemplo, pode ser melhor que nao ocorra tal correçao.

Em um topico o Adiel mencionou sobre um ponto do DS1, onde o TA7136 tem poucas compensações...

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1610.msg27915#msg27915

...esta pode ser uma grande diferença em usar um circuito alternativo, que nao faça tais correçoes.

Em algum caso especifico, pode ser bem melhor que se mantenha esta deformaçao.

Uma outra coisa a se observar, quando  se fala em ruidos, nem sempre se refere ao ruido de fundo gerado no circuito.
Uma coisa aprendida em eletronica e as vezes se esquece, é que ruido é uma interferencia ao sinal original.

Como por exemplo, monte um pre usando um BC547 (alto ganho) e outro pre com BC549 (baixo ruido).
Vou anexar um circuito bem simples, que serve para um pre de guitarra ou microfone.
Façam este exemplo, verao que com o BC547 tem menos ruido de fundo que o BC549, que é um baixo ruido.
O porque disto acontecer? o ruido nem sempre se refere a chiado de fundo ou ronco...
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, as 00:34:29 por GrAmorin » Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal