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Autor Tópico: Como eliminar ruidos...  (Lida 42560 vezes)
Eduardo
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« Responder #45 : 25 de Abril de 2011, as 11:09:06 »

Oi Alex

É exatamente isso. Se você ler com atenção meu primeiro post vai ver que o ruído Zzz tem sua componente principal em 60Hz ou 120Hz e mais harmônicos altos. O Hum não tem muitos harmônicos altos.

As bobinas do Noiseless devem de alguma forma subtrair a componente eletromagnética deixando apenas a parte do sinal, mas como sempre nos processos de cancelamento, cortam mais do que deviam.

Para cortar ruídos de interferência tipo Zzz existem três passos simples:

1- Blindagem.

2- Blindagem.

3- Blindagem.

Abraços

Eduardo
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« Responder #46 : 25 de Abril de 2011, as 12:40:18 »

Eu sempre sigo todos esses passos.    Guitarrista
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« Responder #47 : 25 de Abril de 2011, as 13:33:02 »

Eduardo... Esses captadores usam 2 bobinas com sinal invertido (inverte o hum em 180º e o elimina) para eliminar o hummm
O proprio nome vem disso... hum bucker (eliminador de hum - acho que voce sabe disso, mas não custa citar se alguém não souber).
Voce acha que uma super blindagem ajuda? Falei disso uns post antes..

Citar
Outra ideia seria um single super blindado. Folha de cobre envolvendo os pinos de alnico (com uma camada de isolante por cima claro), folha de cobre cobrindo a bobina depois de pronta, e nos flatworks t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), tudo


Amorim... eu ja enrolei captadores singles... E ja comprei varios captadores no ebay (devo ter uns 4 sets fender aqui, 2 MIM, 1 USA e um 52 ou 57, não lembro). E ta chegando um Tex-Mex.
Mas eu quero fazer e dizer que fui eu quem fiz... se é que voces me entendem (se nesse forum não entenderem, acho que ninguém mais no mundo vai entender). E claro, pra isso, tem que ficar bom... Se ficar ruim não vou assumir a paternidade... Smiley
E quanto a altura dos pinos, em alguns captadores singles eles são Flat (mesma altura) e em outros são estageados (alturas diferentes). Os pinos que comprei de Alnico 5 são estageados.
Resumindo... O que tenho por enquanto é o que mostra a figura abaixo (antes q alguém fale, na figura os pinos são flats, mas os meus são estageados - acho mais legal...)... Minha ideia inicial era colocar um divisor (identico a parte de cima) no meio da bobina e enrolar 2 bobinas em sentido contrario e unir os fios centrais e utilizar os fios externos para ligação.


« Última modificação: 25 de Abril de 2011, as 13:36:12 por kem » Registrado

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« Responder #48 : 25 de Abril de 2011, as 13:51:30 »

Eduardo,

Ok, está correto, mas você não está confundindo "hum" que é uma onomatopéia que os americanos acabaram incorporando em sua linguagem coloquial, com aquele ruído grave conhecido como "rumble", né?

Pois aqui tenho visto diversas formas de se referir a um tipo de ruído grave, com fundamental em 60 Hz, inclusive como "chiado", que pra mim é uma outra forma de som ou ruído, algo baseado em altas frequencias, o famoso "shhhhhh", uma espécie de ruído branco sem as componentes baixas. Aquele barulhinho que fazemos pra pedir silêncio. E na verdade nem é exatamente isso:

http://www.dicio.com.br/chiado/
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Eduardo
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« Responder #49 : 25 de Abril de 2011, as 14:35:17 »

Oi Alex

Estou dizendo exatamente o que significa cada um dos ruídos. Todos eles são onomatopéias! Preste atenção e você vai ouvir a diferença clara entre o Hum, Zzz e Sss. O Zzz tem o som de uma abelha. O hum é grave e sem componentes de alta frequência. As origens são distintas, mas volto a dizer, costumam por tudo no mesmo saco e são ruídos distintos.

Em termos de osciloscópio o Hum é muito parecido com uma senoide pura. O Zzz tem picos bem agudos e definidos, indo mais para a onda triangular, enquanto que o Sss se apresenta como um traço largo e disforme sem fundamental definida.

Você viu várias formas de se referir sem especificidade aos diversos sons expúrios que saem do amplificador. Estou tentando por ordem nas coisas e dar nomes aos bois.

Rumble é outra coisa, tem origem mecânica e de forma alguma se aplica neste contexto.

Abraços

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« Responder #50 : 25 de Abril de 2011, as 15:29:06 »

Mas eu quero fazer e dizer que fui eu quem fiz... se é que voces me entendem (se nesse forum não entenderem, acho que ninguém mais no mundo vai entender).
Isso eu entendi, por isso mencionei em um post anterior que seria nescessario um investimento regular.
Nao investimento especifico na forma financeira, e sim  com testes, montar 1,2,3... desmontar, remontar.....

Ver o que da certo, o que da errado, o que precisa melhorar, o que ficou bom...
Foram estes os passos dados por quem fqazem este captadores. Eles nao foram dormir, acordaram e fizeram os caps como sao hoje...

Afinal, quem é que nao quer algo que possa dizer "foi eu que fiz"?
Mas tudo tem um preço. Nem sempre este preço quer dizer financeiro...
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« Responder #51 : 25 de Abril de 2011, as 17:15:23 »


Nao investimento especifico na forma financeira, e sim  com testes, montar 1,2,3... desmontar, remontar.....

Ver o que da certo, o que da errado, o que precisa melhorar, o que ficou bom...
Foram estes os passos dados por quem fqazem este captadores. Eles nao foram dormir, acordaram e fizeram os caps como sao hoje...

Afinal, quem é que nao quer algo que possa dizer "foi eu que fiz"?
Mas tudo tem um preço. Nem sempre este preço quer dizer financeiro...
É.... eu sei...
Mas pesquisar bastante antes pode diminuir esse "investimento"...
Vamos ver se aparecem mais ideias...
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pela ajuda por enquanto.
[]s.
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« Responder #52 : 25 de Abril de 2011, as 17:37:38 »

Realmente pesquisar é uma ajuda, e é ate parte do investimento, ja que se usa um tempo para procurar, traduzir textos em outros idiomas...

Infelismente nao posso ajudar em seu objetivo, nao conheço segredo de produçao de captadores.
Apenas me lembro que um musico em SP capital, mandava os caps dele para uma cara da sound para serem rebobinados.
Este cara conhece os segredos dos Seymour Duncan, se nao me engano ele trabalhou ou fez um curso la.
O musico em questao é o Sergio Dias, se nao me engano, vou procurar saber, e se encontrar algo eu posto aqui.
Lhe desejo sorte em sua empreitada. Guitarrista
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« Responder #53 : 25 de Abril de 2011, as 23:46:09 »

Senhores,

Vejo que este tópico está muito produtivo. As discordâncias estão na verdade se completando. Particularmente, me parece muito boa a conceituação dos ruídos colocada pelo Eduardo. Ainda não sei ao certo onde posicionar os harmônicos gerados pelas não linearidades dos componentes ao interagir com o ruído de 50/60Hz das redes. Acho que seria mais um caso de ZZZ.

Acho muito produtivo refinar, com a contribuição de todos, a conceituação apresentada pelo Eduardo. Ela pode ser muito útil para os que descrevem ruídos nos equipamentos, permitindo uma análise melhor dos problemas.

Realmente, os humbuckers foram criados para minimizar a captação dos sinais não produzidos pelas cordas - outras fontes de sinais externas ao captador. Estes captadores tentam deixar no sinal de saída apenas as perturbações no campo magnético criadas pelas cordas.

Como a maior fonte de ruído que temos é a própria rede elétrica, o nome humbucker decorre de ter sido bem eficiente na eliminação do HUMMMM da rede. Mas ele é perfeitamente capaz de eliminar outros ruídos. O Humbucker funciona como qualquer circuito balanceado. O ruído é invertido e somado na saída eliminando-o do sinal de saída, enquanto o sinal (das cordas) sã gerados em fase e portanto, sendo assim somado e enfatizado na saída. O humbucker é mais alto e menos ruidoso. Afinal, ele ataca ao mesmo tempo as duas componentes da  relação SINAL/RUÍDO - aumenta o sinal e diminui o ruído.

Realmente, usar blindagens e etc, parece ser bem eficiente, pena que não seja totalmente exequível, uma vez que o captador  tem que enxergar as cordas! Alguém lembra de uns protetores/blindagens de captadores (HORRENDOS) que existiam nos primórdios dos Fender Jazz Bass?

Assim, dentre as técnicas mais comumente usadas, temos o uso de configurações de bobina em contrafase e blindagens. A limitação do tamanho, devido aos formatos comerciais (e padronizados) de captadores, implica em limitação no uso de outras técnicas.

A EMG optou por usar magnetos menos potentes, por isto captam menos os ruídos externos. O sinal fraco gerado é amplificado por um circuito, compensando a baixa eficiência do conjunto magnético.

Pena que todas as técnicas usadas alteram o som do captador. Como tudo em arte acaba por ser cultural (como diz o sábio da TV, House: "um macaquinho imita o outro"), acabamos por reagir com muita força as pequenas mudanças introduzidas.

Mas calma pessoal, um dia, um Hendrix da vida usará aquele X2N (que o Frias odeia por puro preconceito) de uma forma totalmente diferente e genial. Ai teremos as três formas de captação de guitarra sagradas: Single-coil, Humbucker e X2N Smiley
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« Responder #54 : 26 de Abril de 2011, as 00:11:02 »

Hgamal, eu blindei os captadores single de minha Super Sonic com folhas de alumínio aterradas, por dentro da capa plástica branca, e tal procedimento funcionou muito bem, silenciando os ruídos e evitando a captação de interferências.  O único senão foi a falta da parafina, um processo que eu desconhecia na época.  Assim, os captadores ainda estão "microfônicos".
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« Responder #55 : 26 de Abril de 2011, as 00:58:38 »

hgamal... Permita-me discordar...
O topico não esta produtivo...
Olha o titulo.
Ele esta bem interessante, com muitas informações uteis... mas completamente fora do motivo por qual eu o criei...
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« Responder #56 : 26 de Abril de 2011, as 01:04:33 »

Desculpe, mas no caso do titulo do topico ja esta ate respondido...
"fio utilizado nos captadores..."
Isso da a entender a resumir no tipo de fio utilizado, o que ja foi mencionado pelo Adiel na primeira pagina.
Sucedeu, que incorporou ao topico itens que estao relacionado a noiseless... decorrente disto surgiu respostas a esses itens.
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« Responder #57 : 26 de Abril de 2011, as 01:09:22 »

Amorim... Olha... eu não sei qual é o fio exatamente, mas sei que 42AWG não é.
Você não coloca 10K em uma bobina de single com separação com 42AWG. Então discordo de que a pergunta esteja respondida.
Mas mesmo assim o topico era sobre construção de um captador noiseless.
Não vejo problema de o topico ter se desviado do assunto principal, abro até outro se necessario. Mas uma das regras de forum é não desviar do assunto do topico. E sendo assim, posso dizer que o topico não esta produtivo.
Esta bom, muito bom até, mas não produtivo...
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« Responder #58 : 26 de Abril de 2011, as 01:27:23 »

Entendo o que voce quer dizer.
Abrir outro topico nao resolveria, ele poderia se desviar novamente.
Entao façamos o seguinte, se o caso é sobre a construçao, coloquemos informacoes só sobre a construçao.
Ja sobre a inpedancia, vai depender muito do captador, pois elas variam de um modelo para outro, mesmo sendo mesma marca (modelos diferentes).
Sobre isto te indiquei um link no site da Seymour Duncan, nele consta as impedancias de todos os caps deles.
Por hora, só tenho esta imagem que estou anexando, retirei de um catalogo da Fender a muito tempo atras.
Vou procurar o catalogo, talvez tenha alguma informaçao a respeito da construçao.
Nesta imagem,da para perceber o sentido que é enrolado a bobina.
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« Responder #59 : 26 de Abril de 2011, as 01:29:41 »

Amorim, ja abri outro... deixa esse aqui pra ruidos... Ja mudei o titulo.
Esse esquema é de um single comum... Desses eu ja fiz.. Smiley
Se no seu catalogo tiver um esquema do noiseless posta no outro topico please..
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