Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 11:37:25

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Corrente de chave em DC  (Lida 7328 vezes)
Rikrdo
Visitante
« : 17 de Abril de 2011, as 10:46:55 »

Pessoal, estou querendo utilizar uma chave em 12VDC mas to em dúvida qual a corrente máxima que ela irá suportar. Nas especificaçoes da chave diz o seguinte: Características: 6A 125 Vac        3A 250 Vac
Partindo dessas informações e com regra de tres eu cheguei num valor meio absurdo de corrente pra 12V (62,5A). Alguém pode me dizer se é isso mesmo ou o cálculo é outro para tensão DC???
A chave:
http://www.soldafria.com.br/chave-alavanca-mts101-2t-ligadesliga-p-742.html

Obrigado.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #1 : 17 de Abril de 2011, as 11:05:39 »

Que tipo de carga você irá alimentar em 12Vdc ?
Visitante
« Responder #2 : 17 de Abril de 2011, as 11:14:07 »

A principio usarei pra alimentar uns leds no carro mas se ela aguentar mais corrente eu colocaria uma dessas num modulo de som que consome cerca de 10A.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #3 : 17 de Abril de 2011, as 11:31:12 »

Nao sei te dizer com exatidao sobre o calcuclo.
Mas te antecipo que esta chave nao suporta um modulo de potencia alta.
Esta chave mal suporta 3A em DC, com um tempo ela começa a esquentar e estraga.
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #4 : 17 de Abril de 2011, as 12:34:14 »

Passar 10A em uma chavinha dessas é bem complicado viu! O problema das especificações de uma chave dessas é que depende da carga alimentada em dc. Por exemplo, se formos alimentar uma bobina, quando desligarmos a chave acontecerá um faiscamento (devido a tensão reversa) nos contatos da chave podendo estes grudarem. Colocar uma chave para ligar e desligar o módulo acho desnecessário! Quando sem sinal de entrada, acredito que o módulo consome pouca potência...

Bem, mesmo sendo alguns poucos leds tome cuidado com qualquer tipo de ligação feita no sistema elétrico de alimentação do carro, pois todo mundo se esquece que um automóvel é um lugar hostil devido ao calor, vibrações mecânicas intensas, etc...
 Se for pra comprar uma chave compre uma de uma marca melhor, faça ligações bem feitas e sem gambiarras! Se der um curto no sistema elétrico, sua segurança é que estará em jogo...

Um abraço!
« Última modificação: 17 de Abril de 2011, as 12:38:45 por Ledod » Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #5 : 17 de Abril de 2011, as 12:52:32 »

inclusive o módulo só liga e começa consumir quando tem sinal do rádio, você usa o fio da antena elétrica pra enviar um pulso pro módulo, sem isso tem que ser com chave, mas acho que todo rádio manda o pulso da antena elétrica
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #6 : 17 de Abril de 2011, as 13:22:14 »

Todas respostas ate agora tem razao.
Mas se voce realmente quiser usar uma chave para desligar o modulo, uma das melhores opcoes sao as chaves da Mar Girius.
DARKSEK
Visitante
« Responder #7 : 17 de Abril de 2011, as 13:41:42 »

Não sei se pode ajudar mas...
Um amigo meu fez a ligação do som(não sei qual parte) com um disjuntor.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #8 : 17 de Abril de 2011, as 13:50:21 »

Foi experto.
O disjuntor aguenta bem, e ainda custa bem menos que uma chave da Mar Girius. Wink
flaviobei
Visitante
« Responder #9 : 17 de Abril de 2011, as 14:10:59 »

já vi com disjuntor também, o pessoal de competição usa, sai muito mais barato que chaves convencionais e caixas de fusível de amperagem alta
Visitante
« Responder #10 : 17 de Abril de 2011, as 15:15:27 »

GrAmorin
Imaginei da chave não aguentar o tranco até mesmo pelo tamanho dela mas não custa perguntar né... Grin
Achave

Ledod
O módulo consome pouco mas eu teria que desligá-lo de alguma maneira pois o carro só roda no fim de semana então se ele ficar ligado direto esse pouco vira muito ae a bateria vai pro espaço.
Quanto aos leds eu vou usar um fusível antes da chave e caprichar na montagem... Cool

flaviobei
Então, o som aqui é um Pioneer antigo. Acho que nem tem esse esquema de antena eletrica.

DARKSEK
Hehehe....Um disjuntor está meio fora de questão por ser grande. Eu queria fixar a chave no painel. Imagina um disjuntor no painel do carro... Cheesy

Obrigado a todos até agora...

Mais uma coisa, e se eu usa-se essa chavinha pra acionar um relê e o relê acionar o módulo? Daria certo?
Se sim que tipo de relê usar?

Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #11 : 17 de Abril de 2011, as 15:28:37 »

...não custa perguntar né... Grin
Sem duvida nenhuma!
E ainda ficamos sem duvidas se perguntarmos.  Cheesy

...o som aqui é um Pioneer antigo. Acho que nem tem esse esquema de antena eletrica.

O esquema da antena ja é bem velho tambem.
Procure por alguma informaçao sobre os fios que saem do Pionner.
Se ele for digital, é bem certeza que tenha o fio de pulso da antena.

Mais uma coisa, e se eu usa-se essa chavinha pra acionar um relê e o relê acionar o módulo? Daria certo?
Se sim que tipo de relê usar?

Aí sim, da certo.
Porem nao sei te indicar o rele correto.
Mas ele deve suportar a corrente consumida pelo modulo.
Creio que vai ser reles do tipo automotivo.
Talvez um rele usado para acionar o farol...
Talvez exista algum rele em especial para ser usado em modulos, mas nao sei dizer com certeza, pois nao mexo com som automotivo.
flaviobei
Visitante
« Responder #12 : 17 de Abril de 2011, as 16:21:56 »

eu acho que o esquema com reles fica mais caro, eu troquei um rele do monza a uns tempos, foi mais de 50 reais..hahaha

o esquema de antena é bem antigo como o amorin comentou. você só precisa saber qual é o esquema de cores que sai no chicote do seu rádio, a grosso modo pelo que me lembro nos pionner e alguns outros

roxo/azul/cinza/marron: canais de audio (frontal l/r, traseiro l/r)
vermelho: + 12v
preto: gnd
amarelo: antena
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #13 : 17 de Abril de 2011, as 16:27:53 »

As cores é mais ou menos isso mesmo.
Geralmente muda a cor dependendo do fabricante, por isso sugeri procurar informaçoes sobre os fio do chicote.
Isso nao é dificil encontrar.
Geralmente no aparelho tem um papel colado com as informaçoes sobre os fios.
Rikrdo
Visitante
« Responder #14 : 17 de Abril de 2011, as 16:38:53 »

Vou olhar a possibilidade desse esquema da antena eletrica mas ja achei um relê que serviria.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177508106-rele-auxiliar-comando-12v-4t-40a-s-suporte-volkswagen-_JM
  Imprimir  

Ir para: