HEHEH FOIMAL, NEM SABIA DO RISCO =)
Todo cuidado é pouco.
Nao tem nada demais.
O segredo é o seguinte:
Se voce estiver com a mao aberta (tipo para dar um tapa) voce sentira o choque eletrico.
Na verdade, o que sente é a corrente eletrica passando.
Se voce fechar a mao, voce
não sentira o choque.
Voce deve fechar a mao e deixar apenas os dedos indicador e medio (por exemplo) curvados, bem proximo como se estivesse com toda a mao fechada.
Se voce ir esticando bem lentamente os dois dedos citados, começara a sentir a corrente eletrica.
Voce retrai os dedos novamente, e para de sentir a corrente eletrica.
Coloquei duas fotos que acabei de tirar para facilitar o entendimento da posicao da mão.
O que acontece, é que a resistencia (OHMs) da mao aberta é diferente da resistencia com a mao fechada.
Por isso este evento...
Ao testar este metodo, alguns cuidados basicos:
Mão nao deve estar molhada, nao deve estar descalço.
Antigamente, nao existia equipamentos com preços acessiveis, e as vezes nem existia tais equipamentos, para fazer tais medições.
Entao usava estes metodos, ou o que tivesse em mãos (nossa, isso parece ate ironico, ou comico ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ).
Isso pode ate ser uma questao de "cultura" esquecida, mas é o que se podia fazer na epoca...
Hoje voce pode comprar um multimetro digital por R$ 15,00 (em minha cidade encontra a partir deste valor), daqueles vindo do paraguay ou china.
Em 1994 comprei meu primeiro multimetro digital, na epoca paguei R$ 40,00, era o mesmo que 1 salario minimo inteiro, na mesma epoca um analogico era pouco mais que a metade.
Por ai se vê que antes o negocio nao era to facil... Ja hoje... nem precisa comentar...
Só nao me perguntem como é o truque para colocar os fios na boca e nao levar aquele baita choque.
Este eu nao sei. Ate me ensinaram uma vez, mas nao tive coragem de testar...