Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 19:15:10

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ligação de falantes  (Lida 17888 vezes)
juanito640
Visitante
« : 08 de Abril de 2011, as 18:29:21 »

Olá galera, meu cabeçote chegou hoje, e estou querendo ligar na caixa que tenho, já conectei os alto falantes em 4 ohms, porem estou em dúvida com relação ao positivo e ao negativo que parece que esta invertido no jack.
O positivo do falante esta ligado na parte do meio do jack e o negativo na ponta do jack em cima. Não liguei ainda p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tenho medo de pipocar tudo, então por favor me ajudem ai galera.
Sei que para pedais o meio e o GND aqui acho que é a mesma coisa mas não tenho certeza.

Dese ja agradeço
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9

« Responder #1 : 08 de Abril de 2011, as 21:01:40 »

é ao contrario

positivo na ponta
negativo no corpo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #2 : 08 de Abril de 2011, as 22:20:01 »

É o que o Scorpion disse.
Por qualquer duvida maior, posta uma foto para vermos como esta.
Jupterra
Visitante
« Responder #3 : 09 de Abril de 2011, as 12:58:49 »

juanito640.

Uma grande parte de pedais trabalham com tensões negativas; por isso as ligações deles são diferentes.

Pode ligar sem medo teu cabeçote à caixa; porque a ligação está correta.

Abraços.
Visitante
« Responder #4 : 09 de Abril de 2011, as 17:15:36 »

na verdade tanto faz. o importante é que os falantes estejam ligados corretamente entre si (+ com + e - com -). 
na ligação do jack, o que vai mudar é a fase do sinal, que no caso não vai aterar em nada o som. 
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #5 : 09 de Abril de 2011, as 17:45:53 »

na verdade tanto faz. o importante é que os falantes estejam ligados corretamente entre si (+ com + e - com -). 
na ligação do jack, o que vai mudar é a fase do sinal, que no caso não vai aterar em nada o som. 

Se a fase no falante estiver invertida ele vai bater para tras, dependendo do falante pode ocorrer danos.
ricardo rk
Visitante
« Responder #6 : 11 de Abril de 2011, as 10:32:40 »

qualquer que seja a fase, o falante vai se movimentar nos dois sentidos. o que muda é que na ligação convencional, quando a tensão é positiva, o cone se move pra frente, e quando negativa para trás. invertendo a fase esse sentido será o contrario, mas o cone continua se movendo na mesma região, apenas em sentido inverso.  inverter a fase de um falante é o mesmo que inverter a fase de um captador, se ele trabalha sozinho não vai haver nenhuma diferença sonora.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #7 : 11 de Abril de 2011, as 10:52:55 »

qualquer que seja a fase, o falante vai se movimentar nos dois sentidos. o que muda é que na ligação convencional, quando a tensão é positiva, o cone se move pra frente, e quando negativa para trás. invertendo a fase esse sentido será o contrario, mas o cone continua se movendo na mesma região, apenas em sentido inverso.  inverter a fase de um falante é o mesmo que inverter a fase de um captador, se ele trabalha sozinho não vai haver nenhuma diferença sonora.

Mas haverá um desgaste que prejudicará o falante devido ao movimento contrário.
Visitante
« Responder #8 : 11 de Abril de 2011, as 11:20:04 »

não há diferença no desgaste, pois o movimento é o mesmo, na mesma região, só muda o sentido.

em um ciclo de movimento, o cone se move para frente, depois para trás e volta à posição zero. em fase invertida é o contrário, para trás, para frente e zero.

se vc inverte a fase no falante, ou inverte a fase no captador, ou então no pré, dá tudo no mesmo.

só há diferença se vc usa 2 falante ou mais e estiverem em fases diferentes. quando um empurrar o ar, o outro vai estar puxando, anulando a compressão. isso também depende da frequencia, quanto mais baixa, mais perceptível. em tweeters, por exemplo quase não se nota diferença.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #9 : 11 de Abril de 2011, as 11:23:34 »

Oi Marcos

Não faz a menor diferença! Pode ligar invertido que a vida útil será exatamente a mesma. O que ocorre é que ligando alguns falantes em fase e outros em contra-fase, haverá perda de eficiência no som.

É como dois homens remando um bote. Se os dois remam para frente, o bote anda. Se um rema para frente e outro para trás, o bote fica girando no mesmo ligar sem andar, mas a longevidade dos homens não se altera pelo esforço inócuo.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Scorpion
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9

« Responder #10 : 11 de Abril de 2011, as 11:34:47 »

verdade

só se criou um padrão para não iverter a fase na ligação de 2 ou mais falantes

boa sorte ao nosso amigo que criou o tópico

e que essa discução tenha sanado a dúvida dele!

Visitante
« Responder #11 : 16 de Abril de 2011, as 19:58:40 »

pessoal bom tópico esse pra mim, se ligassemos um falante com fase invertida ele queimaria em pouco tempo, mas de acordo com os amigos isso não é verdade, muito bom saber.
obrigado a todos.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #12 : 16 de Abril de 2011, as 20:29:45 »

Um bom teste: se tiver uma bateria eletrônica ou um computador com algum software com som de bumbo que voce possa disparar manualmente ou por uma sequencia em loop, o que é melhor ainda. Experimente com o falante em fase e fora de fase, depois me diga se o resultado é o mesmo!

Certos transientes devem apresentar diferença sim. Outros nào. Na verdade somente coisas mais percussivas e graves, como palm muting sem distorção, no caso de guitarras. O movimento do cone estar em fase é o melhor, pode ter certeza.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #13 : 16 de Abril de 2011, as 20:31:39 »

Com toda certeza Alex !
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #14 : 16 de Abril de 2011, as 20:36:49 »

Quanto à durabilidade do falante, nào vejo por que sofreria mais de um jeito que de outro.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: