Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
24 de Novembro de 2024, as 15:35:07
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
UPGRADE de Captadores Cerâmicos
Páginas:
1
2
3
4
5
6
1
...
3
4
[
5
]
6
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: UPGRADE de Captadores Cerâmicos (Lida 39656 vezes)
marcioxande1
Visitante
Re: UPGRADE de Captadores Cerâmicos
«
Responder #60 :
11 de Abril de 2012, as 14:56:07 »
Eu ja havia feito isso com minha primeira strato sss shinesa, Play (a mais barata), não sou um perito em eletrônica, mas troquei os pinos por alnico 5, todos do mesmo tamanho, inverti a polaridade do single do meio, o som ficou 10 vezes melhor que antes, com pouco ruido (pouco mesmo), sem contar o ganho.
«
Última modificação: 11 de Abril de 2012, as 15:01:03 por marcioxande1
»
Visitante
«
Responder #61 :
31 de Julho de 2012, as 09:03:13 »
Pessoal, não entendi uma coisa... A barra de ímã que colocastes embaixo foi de um cerâmico ou uma barra de alnico?
Se foi de Alnico, blza... mas senão, salvo engano, não pode colocar o ímã junto do alnico pois ele vai perdendo suas características e potência.
Isso é o que ouvi. Pensei em fazer isso com barras de alnico... assim como os cerâmicos vem (barrinhas com ímã embaixo), mas tudo com alnico mesmo. Inclusive, já comprei os pinos (faltam as barras)
Handmaker
Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229
There‘s no religion higher than truth
«
Responder #62 :
31 de Julho de 2012, as 09:36:50 »
Saudações,
Para cancelar o ruído a bobina não teria que ser enrolada no sentido inverso das outras além de inverter os pólos do captador? Vi isso em algum lugar que não basta inverter apenas os pólos...
Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
designermx2
Visitante
«
Responder #63 :
31 de Julho de 2012, as 09:48:54 »
Isso é feito sim, mas no captador do meio em guitarras com single coil. O que achei estranho e perguntei foi das barras. Ele falou que tirou as barras do captador... colocou Alnico. Depois disse que recolocou as barras (entendi que eram as cerâmicas).
Se for isso, tenho quase certeza que pode degradar o ganho dos ímãs de alnico. Mas deixa eles responderem.
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #64 :
31 de Julho de 2012, as 11:54:21 »
Não sei se escrevi em grego...rs
Retirei a barra de imã cerâmico de baixo do captador, depois retirei as pole pieces de aço (os seis pequenos cilindros que ficam no centro da bobina). Então, no lugar das pole pieces de aço coloquei as de Alnico.
O captador que deverá cancelar o ruído (como os pups do meio da guitarras do tipo Strato) precisa estar com a polaridade magnética e a elétrica invertidas em relação aos outros. Assim você cancela o ruído e mantém a fase do som das cordas.
A bobina, você só precisa ligar invertida, claro que se você tem um pup com um cabo com apenas malha e vivo, terá de inverter esse fio para não perder a blindagem do captador.
Pagão e feliz!!
designermx2
Visitante
«
Responder #65 :
31 de Julho de 2012, as 11:59:20 »
...Resolvi então fazer algo que nunca havia imaginado, mas que nada custaria, nem de trabalho. Pus o imã cerâmico embaixo do captador, no mesmo lugar que se encontrava originalmente, só que interagindo com os poles de Alnico 3 e não com os originais de aço...
Na verdade não foi em grego não, mas na hora pensei que você tinha dado uma de Português ou de doidão! _
Pelo que andei lendo, os dois são incompatíveis, ou seja... não pode ficar cerâmico em contato com alnico que com o tempo defasa o alnico, mas se funciona...
A quanto tempo está assim?
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #66 :
31 de Julho de 2012, as 12:10:32 »
Se a sua questão se refere ao uso de pole pieces de Alnico 3, turbinados com uma barra cerâmica embaixo do captador, realmente foi uma experiência bizarra, mas com bons resultados, não ficou igual a como era antes com as pole pieces de aço e o magneto cerâmico embaixo. Não sei exatamente o que acontece com o tempo, mas se sobreviver até então saberei...rs. Está assim nessa configuração há alguns mêses apenas. Vamos observar...
Afinal, um captador chinoca baratinho é um investimento baixo para experimentação. Mas esse captador especificamente tem apenas uns 3K8 de resistência DC, o que o torna muito fraco para se usar Alnico, a não ser que se procure algum timbre muito específico.
Eu diria que o Alnico 3 usado em captadores single, sob a forma de pole pieces, em relação aos de Alnico 5 são menos médio-agudos e tem mais graves.
«
Última modificação: 31 de Julho de 2012, as 12:13:28 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
designermx2
Visitante
«
Responder #67 :
31 de Julho de 2012, as 13:46:49 »
Hummm... Interessante. Eu tinha pensado em fazer isso com barras de alnico tmb, mas vou ver então o que pode ser feito. Se perde um pouco os agudos, talvez alguns valores diferentes nos capacitores da guitarra possam dar um timbre interessante. Pedi no ebay, mas acho que vai demorar uns dois meses para chegar (a última compra minha foi feita em 02 de fevereiro e chegou agora em julho. Correios... vai confiar.
Comprei Alnico 3 para a ponte e braço e alnico 2 para o middle. Quero experimentar o som para ver no que dá.
«
Última modificação: 31 de Julho de 2012, as 13:48:41 por designermx2
»
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #68 :
31 de Julho de 2012, as 14:52:11 »
O timbre fica um pouco diferente, mas muito bom, não precisa mudar, muito pelo contrário. Não perde o brilho, mas fica menos estridente, mais "morno". Eu gostei bastante. Acho que um pup de ponte, bem "overwound" de 7K5 ou mais com esses pole pieces de Alnico 3 fica bem legal.
Você pediu já magnetizados?
Eu ando com um "cansaço" em relação a pedir coisas pelo Ebay. Mas creio que seja um excelente exercício ZaZen...rs.
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #69 :
31 de Julho de 2012, as 15:12:02 »
Não esqueçam de substituir os potenciometros por 250KA... normalmente essas guitarras mais baratas vem com 500KA.
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #70 :
31 de Julho de 2012, as 15:52:05 »
Sim, essa é a idéia tosca deles de dar mais agudo assim, mas não brilho, que é o que ela precisaria.
Eu acho que a solução de alguns fazedores de captadores cerâmicos. Não tem muito pra onde correr, se quiser um timbre de single coil mais Fender Type, melhor coisa ter menos resistência DC. Terá menos sinal, mas a resposta e o timbre do captador será mais agradável. E pots de 250K, caps de .047uF.
Pagão e feliz!!
designermx2
Visitante
«
Responder #71 :
31 de Julho de 2012, as 20:36:17 »
Sim, comprei já magnetizado (só espero que mandem certo). Quanto aos potenciômetros, eu fiz uma reforma no circuito na hora da blindagem e está tudo novinho e com 250k(original). Meus captadores, não lembro bem, mas acho que eram 6k 6k5 e 7k2 (não lembro mais exatamente porque tem quase um ano que medi, mas acho que era isso. Como tenho 3 guitarras e dou manutenção em algumas de amigos, já tem vários valores na cabeça.
Acham legal colocar os de alnico3 na ponte e os de alnico 4 no braço. Tinha esquecido que eu ia comprar o alnico2 e o cara queria quase o triplo dos alnico3 e ai mudei os tipos. Desculpem pelo engano.
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #72 :
31 de Julho de 2012, as 20:40:12 »
Se forem esses os valores, parece um bom começo para um belo timbre de Alnico em sua guitarra. Mantenha a gente informado quando fizer a mudança, ok?
Eu iria de 2 na ponte e 5 nas outras posições, porém nunca experimentei Alnico 4...
Pagão e feliz!!
PauloRori
Iniciante
Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 7
«
Responder #73 :
11 de Agosto de 2012, as 03:12:22 »
Trocar a barra cerâmica por polos de alnico dá muito certo sim, mas a resistência do captador deve ser observada pois esse processo gera uma perda de cerca de 20% na saída (verifiquei no input meter do meu pré), então o ideal é um cap de 6 ou 7k. Sobre os potenciômetros de 500k no lugar dos de 250k acredito que seja muito mais devido ao basswood utilizado na fabricação dessas guitarras. Como essa madeira tem um som mais opaco, filtrando menos os agudos a idéia é devolver um pouco da sonoridade característica das stratos. Já fiz isso com alguns clientes e eles gostaram do resultado. Vale lembrar que a Fender usa pots de 300, 330k.
PS: detesto caps cerâmicos. Para mim só são aceitáveis em caps de alto ganho para drives hi-gain. Prefiro alnico, neodymium, SCN...
-----
Um dos melhores sets que já usei em stratos era um Tonerider com alnico 3 no braço e meio e 5 na ponte. Esses caps são os que equipam as Classic Vibe da Squier... Excelentes!!!
«
Última modificação: 11 de Agosto de 2012, as 03:17:58 por PauloRori
»
felixmeirelles
Visitante
«
Responder #74 :
11 de Agosto de 2012, as 04:28:20 »
Sempre achei que fosse o oposto, os de maior ganho são bons com cerâmica e os de ganho mais vintage são bons com Alnico.
1
2
3
4
5
6
1
...
3
4
[
5
]
6
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...