Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 18:03:16

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: UPGRADE de Captadores Cerâmicos  (Lida 39712 vezes)
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #30 : 28 de Dezembro de 2011, as 00:32:18 »

Não custa lembrar que a distancia do pup para as cordas mexe bastante com o timbre!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
designermx2
Visitante
« Responder #31 : 28 de Dezembro de 2011, as 08:26:00 »

É vero, mas essas mudanças fiz aos poucos. O som já tinha ficado cremoso antes, apenas mexi para reduzir o ganho. Falar nisso, esses captadores xing ling (made in china) são ótmos para fazer a troca dos pinos para Alnico. Eles tem cola da pior qualidade e é tudo quase que meio solto. A cola do captador era um silicone que parecia parafina. Só espero que a bobina esteja com isolamento bom o suficiente para não fechar curtos quando mexer. Como eu terminei tarde da noite, não liguei a distorção, mas vou fazer isso hoje para ver como ficou a dinâmica, ganho da distorção, etc.Guitarrista
Visitante
« Responder #32 : 20 de Janeiro de 2012, as 09:21:02 »

Pessoal, vamos lá: Comprei um noise reducer. Na minha tagima (modelo t zero), com captador hot rails no braço e jaff back na ponte, não uso quase nada de treshoud (20%) e decai zerado no meu pedal noise reducer da behringer. O som fica maravilhosamente silencioso.

Na strato, com captadores single, o treshould tem que ficar em 50% e mesmo assim percebo que os ruídos (agora menores depois da blindagem, mas ainda tem muito ruído) fazem com que o pedal não corte o ruído da distorção logo, fica dando umas pancadinhas como quem o som quer sair e o pedal corta. Não é cabo, tá? o cabo está muito bom e é novinho. Mas imagine quando um cabo está ruim e você fica andando no palco. não dá aquele ruído sequenciado? seria mais ou menos isso, mas no lugar do ruído, é o som da guitarra mesmo (explicar em texto é complicado), mas em resumo:

Pensei que se o humbucker é uma bobina invertida ligada abaixo da outra, não teria um meio de enrolar uma nova bobina por cima da anterior (bem menor) e gerar um falso humbucker não? Meu objetivo seria não perder a captação single mas reduzir ruído nela.

Também estou pensando em colocar os pinos de alnico mesmo. O som é mais dinâmico sem dúvida.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #33 : 20 de Janeiro de 2012, as 09:28:15 »

Essa idéia e outras já foram aplicadas com maior e menor sucesso. Dê uma pesquisada na net, tem bastante coisa, inclusive no utubo. O KEM tinha um tópico sobre esse assunto, ele estava bem por dentro.
Pagão e feliz!!
designermx2
Visitante
« Responder #34 : 20 de Janeiro de 2012, as 12:08:50 »

Essa idéia e outras já foram aplicadas com maior e menor sucesso. Dê uma pesquisada na net, tem bastante coisa, inclusive no utubo. O KEM tinha um tópico sobre esse assunto, ele estava bem por dentro.

Não está no forum antigo não? Dei uma procurada aqui e não achei e na net vi as coisas meio superficiais (pelo menos das que olhei).

Os tópicos aqui falam mais de usar um circuito ativo para evitar o problema, etc.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #35 : 20 de Janeiro de 2012, as 12:31:05 »

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2073.0
Pagão e feliz!!
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #36 : 25 de Fevereiro de 2012, as 23:36:47 »

Depois de alguns milênios volto ao assunto...

O Kent Armstrong genérico que tinha comprado por 26 pratas se foi. Com minha delicadeza de neandertal consegui destruir completamente a estrutura do pickup. Na verdade as barras de imã cerâmico estavam muito bem coladas... Ui Batendo Cabeça

Resolvi experimentar no captador da minha nova Squier 51. Esta veio com os pickups originais. Pra ser bem sincero, achei o humbucking da ponte muito bom e pretendo mantê-lo (inclusive em split mode ele dá um timbre interessante de single, mais para o lado twang do pup da ponte da Tele). Já o do braço, single coil, tem várias características boas como bastante corpo e algum brilho do metal das cordas, quase o bell sound das Stratos legais. Mas ainda é um som duro, sem detalhes, a gente percebe bem quando usa várias técnicas de palhetar e dedilhar para extrair timbres distintos da guitarra. O da ponte passou com louvor nesse teste!

Como já pensava em substituir o dito cujo do braço, pensei cá com meus botões e footswitches: que tal dar uma segunda chance para o tal pickup? Já estou com os pole pieces de Alnico III aqui há um século, vamos tentar então!

Tirar a barra de imã cerâmico foi quase risível, pois nem fiz esforço algum. Os pole pieces também sairam sem aplicar força. O problema é que os novos também nem ficaram justos e tive que apelar para a cola como um recurso imediato. Aproveitei para corrigir uma coisa que considerei errada na guitarra, porém depois a compreendi...

A Squier 51, assim como o novo lançamento da Fender, a Pawn Shop 51, tem apenas dois pups, como as Tele, porém o da ponte é um humbucking com cabos para splitar e o volume tem uma chave push/pull para tal coisa. O problema é que o captador do braço não tinha a polaridade magnética compatível com a do pup da ponte. A mistura soava "engraçada". Corrigi isso mudando a polaridade dos imãs e ainda obtive cancelamento do ruído. montei o pup do braço na guitarra e testei agora há pouco num POD Mobile do iPad. Fiquei surpreso, pois achei o resultado surpreendentemente bom, sinceramente esperava apenas algo diferente, ansiava, claro, por algo melhor, mas nem tanto. Como não acho que seja um teste justo, vamos ver o que realmente acho dessa mudança amanhã com a bichinha ligada no amp!
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #37 : 26 de Fevereiro de 2012, as 00:14:42 »

Opa, isso tudo me lembra a única e derradeira experiencia que tive com captadores, com 15 anos eu tinha um humbucker legal em uma yamaha mas no meio de uma "mexeção" perdi o fio, na verdade o fio arrebentou bem dentro de uma bobina dai já dá para imaginar a merda que fiz em seguida, tentei puxar o fio e ele arrebentou ainda mais, depois tentei desenrolar o cap... etc...etc... etc...

Resultado final perdi o captador.

Isso em um época onde um humbucker chines valia quase 150 reais, imagina pegar um médio ou top, sendo que eu não ganhava nem mesada.

« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2012, as 00:22:37 por felixmeirelles » Registrado
PauloRori
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 7

« Responder #38 : 26 de Fevereiro de 2012, as 09:36:44 »

Single vagabundo que cai na minha mão eu transformo mesmo, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ... Vc vai perceber uma perda de ganho de uns 20% mas por outro lado ganha corpo e a melhora no timbre é compensadora. Acho o som dos cerâmicos meio áspero e dessa forma eu resolvo. Troquei a barra de um humbucker t b (moderador, peço que me suspenda do fórum). Era um Powersound, troquei pela barra de alnico 5 de um falecido Schaller e ele virou um tanque. Com cuidado e bom senso, em captadores de baixo custo eu acho que vale a pena sim. Abs
Rori
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #39 : 26 de Fevereiro de 2012, as 15:14:05 »

Como prometido, voltei para dar minha opinião sobre o som do pup legado a um bom amp valvulado e com ajustes clean e crunch. depois meti um booster pra obter um pouco mais de compressão e sustain na distorção do amp e... passou com louvor no teste. Ele ficou diferente, bastante até diria, dos outros singles que tenho aqui. É ao mesmo tempo suave e encorpado, com bastante brilho, aquele tal do ~bell sound~. Feliz... agora deixa voltar pra tocar mais um pouco.

Pagão e feliz!!
Victor Nery
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #40 : 26 de Fevereiro de 2012, as 15:18:50 »

Saudações,

Para dar um upgrade nos cerâmicos é realmente necessário trocar os magnetos para alnico? Digo, ele não tira o punch e agressividade dos cerâmicos? E enrolar as bobinas manualmente não dá proplema de ruído?

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #41 : 26 de Fevereiro de 2012, as 15:39:42 »

Olá!

Talvez o título esteja mesmo equivocado, pois deveria ser algo como modificar mais ao gosto. Na verdade existem bons captadores cerãmicos, e mesmo esse que modifiquei não era ruim.O problema é que talvez o que um entende por punch, outra pessoa entenda por dureza e médio exagerado e sem vida. Eu particularmente procuro por um timbre de single coil, e mesmo nos humbuckings, com detalhes e que responda bem às diferentes articulações na guitarra. Certamente não seriam captadores selecionados pra fritar ou fazer um Cam-Can-Can em em afinação baixa. No tipo de coisa que procuro num pup o Alnico tem se mostrado mais eficaz. Acho que uma palavra interessante para adjetivar seria clareza!

Diferentes ferramentas para diferentes aplicações. Creio inclusive que seja possível criar pups cerâmicos mais aproximados dessas características que aprecio, mas eu particularmente não tenho os meios necessários para tal, nem tempo disponível para isso. Essa mudança que fiz levou apenas uma hora para ser feita.

Quanto a sua segunda pergunta, não tenho como responder, pois nunca mexi nas bonbinas... Mas em relação à ruído... É de conhecimento popular, ou lenda, mojo, etc., que captadores enrolados à mão apresentam timbres interessantes, eu mesmo não sei dizer.

O nível de saída foi reduzido, mas não a ponto de criar desnível em relação ao pup da ponte quando uma bobina apenas é usada, com o split coil acionado. Nem mesmo ficou fraquinho demais para lidar com os pedais e o amp. fiquei bem satisfeito com o resultado desse pup específico.

É notório que os captadores cerãmicos são os preferidos das marcas que fazem captadores baratos e ruins. certamente o processo tem custo bem inferior. Por isso acho que um bom captador cerâmico pode ter um ótimo som, como os Gibson 500T e 496R. porém não são tanto do meu agrado.
Pagão e feliz!!
Victor Nery
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #42 : 26 de Fevereiro de 2012, as 16:23:38 »

Saudações,

Alex, Realmente é complicado expressar em palavras as impressões sonoras mas acho que compreendi o que você quis dizer. Obrigado pela contribuição. Com cereteza clareou para muita gente os resultados que podemos obter com essa modificação. Valeu pelas dicas. Vou pesquisar mais um pouco a respeito de como enrolar captadores à mão e evitar possíveis problemas e ver onde consigo chegar. Devo esperar restaurar uma aria-pro pois não gosto do timbre da captação dela nem um pouco e só estou com uma guitarra. Posto os resultados assim que possível.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #43 : 26 de Fevereiro de 2012, as 18:01:00 »

Boa sorte então, espero que consiga chegar lá. O Kem é um que está bem dentro desse assunto de enrolar, no bom sentido, claro...rs Eu apenas fiz uma experiência que felizmente deu certo, mas como saber sem experimentar...

Não sei se aplicando essa nodificação a outros pups cerâmicos terá um resultado tão ou mais positivo. Uma coisa que me chamou a atenção em guitarras Squier, as mais baratas ao menos, é que elas vem com esses singles cerâmicos que apresentam mais agudo do que brilho nas altas e tentam compensar de alguma forma usando potenciômetros de 500K ao invés de 250K. Tanto nessa, quanto na outra 51 que tenho, usei um resistor de 820K em paralelo com o pot de volume, único pot nelas, e o som ficou mais do meu agrado também. Ou seja na guitarra todos os elementos vão ter seu grau de importância.
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #44 : 26 de Fevereiro de 2012, as 18:09:22 »

Como prometido, voltei para dar minha opinião sobre o som do pup legado a um bom amp valvulado e com ajustes clean e crunch. depois meti um booster pra obter um pouco mais de compressão e sustain na distorção do amp e... passou com louvor no teste. Ele ficou diferente, bastante até diria, dos outros singles que tenho aqui. É ao mesmo tempo suave e encorpado, com bastante brilho, aquele tal do ~bell sound~. Feliz... agora deixa voltar pra tocar mais um pouco.

Bela criança!!   Legal! Legal! Legal!

Alex, quando quero mudar a polaridade de um captador, apenas inverto os fios, é bem mais fácil.
Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: