Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
24 de Novembro de 2024, as 17:43:28
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
UPGRADE de Captadores Cerâmicos
Páginas:
1
2
3
4
5
6
1
[
2
]
3
4
...
6
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: UPGRADE de Captadores Cerâmicos (Lida 39697 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
Re: UPGRADE de Captadores Cerâmicos
«
Responder #15 :
14 de Abril de 2011, as 15:01:46 »
Só pra lembrar: com Alnico V no lugar da barra magnética de material cerâmico, a força do campo magnético será menor, porém mais focada. Nem sempre o que queremos é um elemento magnetizado fortemente. Por isso outros tipos de Alnico também são apreciados, como os tipo II e III. Normalmente mais focados ainda, com um som mais claro e brilho definido, bom ataque, sem preder em graves e médios.
Minha Giannini Supersonic se tornou a piloto de provas de minhas experimentações em termos de combinaçõs de hardware, parte elétrica e
pickups
. Logo que chegarem os
pole pieces
de Alnico postarei os resultados aqui. Pena não ter conseguido de Alnico II e III aqui no Brasil, mas se a experiência for interessante, quero experimentar esses outros mateirais também. Por isso já achei alguma coisa no ebay, encomendei alguns de Alnico III, mas só devem chegar de Hong Kong daqui a um bom tempo.
«
Última modificação: 14 de Abril de 2011, as 15:03:36 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #16 :
22 de Abril de 2011, as 22:30:43 »
Alex, eu comprei pinos de alnico no Ebay t
b
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
, mas de um vendedor dos estados unidos...
De uma olhada nesse artigo... Trocar os pinos é bem simples...
http://guitarra99.blogspot.com/2010/05/como-modificar-um-captador-single-coil.html
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #17 :
22 de Abril de 2011, as 23:09:38 »
Ótimo o artigo, mas eu achei o video mais fácil de seguir. Voce comprou quais pole pieces? Lembra do link? Alnico 3 ou 5?
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #18 :
23 de Abril de 2011, as 15:27:01 »
Citação de: Alex Frias em 22 de Abril de 2011, as 23:09:38
Ótimo o artigo, mas eu achei o video mais fácil de seguir. Voce comprou quais pole pieces? Lembra do link? Alnico 3 ou 5?
Comprei alnico 2,3 e 5...
O vendedor é esse aqui:
http://myworld.ebay.com/addiction-fx/?_trksid=p4340.l2559
Muito gente boa.
Passa o link do que vc comprou t
b
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
pra comparar...
[]s.
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #19 :
23 de Abril de 2011, as 18:58:53 »
Então, me enganei, é do addiction-fx mesmo...rs O ching-ling é um outro item, um captador pronto...
Pagão e feliz!!
designermx2
Visitante
«
Responder #20 :
27 de Dezembro de 2011, as 14:44:18 »
Então pessoal, andei pensando em algumas coisas e queria modificar o som do meu captador antes de trocar para alnico.
Li os posts aqui e entendi umas coisas, mas fiquei em dúvida de outras... vamos por partes:
Captadores: Quanto maior a quantidade de fio usado na bobina , menos agudos terá.
Material magnético: Alnico, por ter menos magnetismo que o cerâmico, tem menos agudo (nunca juntar os alnico com bobinas de 9k ou mais).
Ímã de Ferrite: Pinos oxidáveis, maior magnetismo, som mais seco o brilhante.
Neodymium: Deve deixar agudo pracas...
Imaginei a seguinte situação (não quero ter uma ferrari, mas um fusquinha com ar-condicionado já é uma boa hein?):
Estou bem incomodado com o brilho de meu captador da ponte na strato. Neste caso eu teria duas opções óbvias: Aumentar a bobina ou trocar por alnico.
Mas supondo que eu queria usar uma terceira opção. Alguém saberia calcular?
Imaginemos que o Alnico tenha 35 Oe(por pino) e o cerâmico tenha 75 Oe (por barra).
Se eu reduzir o tamanho do Ímã ou aumentar sua distância dos pinos (uma folha de papel já reduz um pouco), será que o som ficaria menos brilhante e um pouquinho mais cremoso?
Alguém sabe como medir quantos oersted tem um ímã cerâmico?
daí pra frente seria apenas regra de 3 (em teroria).
Vou começar a medir o resultado com duas folhas de 120g/m3 entre o ímã e os pinos para ver o resultado, mas gostaria de saber se alguém já fez o teste de algo do tipo.
Referência :
http://guitarra99.blogspot.com/2011/08/captadores-parte-ii-imas.html
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #21 :
27 de Dezembro de 2011, as 15:22:52 »
designermx2, uma grande diferença entre usar alnico e ceramico é que enquanto que no ceramico a barra fica embaixo dos captadores, com o magnetismo sendo "distribuido" para a bobina por pinos de metal, no caso do alnico os proprios pinos são o imã, então a ação dos imãs nos 2 casos é bem diferente.
«
Última modificação: 27 de Dezembro de 2011, as 15:33:23 por kem
»
I want to diode!
Chris
Handmaker
Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
«
Responder #22 :
27 de Dezembro de 2011, as 15:53:45 »
Citação de: designermx2 em 27 de Dezembro de 2011, as 14:44:18
Estou bem incomodado com o brilho de meu captador da ponte na strato. Neste caso eu teria duas opções óbvias: Aumentar a bobina ou trocar por alnico.
ligue o captador em paralelo, o ganho vai diminuir um pouco mas vai ficar com som bem aberto
com mais brilho.
designermx2
Visitante
«
Responder #23 :
27 de Dezembro de 2011, as 15:59:49 »
Mas este é o problema. Queria um pouco menos de brilho. Acho que 10 a 15% menos seria muito bom. Outra coisa é que queria manter o controle das cinco chaves e o som do single coil. Neste caso, acho que não tenho muitas opções.
Ou troco os captadores, ou mudo para alnico ou mexo nas bobinas ou no ímã. Teria como colocar um capacitor maior também no controle de tom, mas seria bem chato ter que mudar de captador (uso muito a chave seletora) e precisar abrir o tom novamente nos timbres mais graves para não perder tanta frequência e dinâmica.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #24 :
27 de Dezembro de 2011, as 16:22:07 »
designermx2
desculpe, eu pensei que você queria mais brilho
entendi ao contrario
deve ser a
antes de trocar imã, fio etc
por que não tenta colocar um capacitor ceramico de valor baixo de 10 a 470p em paralelo com o captador?
designermx2
Visitante
«
Responder #25 :
27 de Dezembro de 2011, as 17:54:59 »
Só o capacitor não teria perda de dinâmica não?
Tipo: Se eu vou baixando o volume, o resistor (potenciômetro) vai modificando aos poucos e vai reduzindo inclusive as frequências no todo. Se eu colocar um capacitor, acho que vai cortar as frequências e perder a dinâmica, não?
Se eu estiver enganado pode falar, já que eu ainda não testei.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175
«
Responder #26 :
27 de Dezembro de 2011, as 18:19:04 »
A maioria do pessoal aí parece que quer piorar o captador pra ver se aparece um timbre novo!
Eu penso que o melhor é "ativar o som", depois meter num equalizador e ficar brincando.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3105.msg63999#msg63999
T+
«
Última modificação: 27 de Dezembro de 2011, as 18:33:06 por Patines
»
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #27 :
27 de Dezembro de 2011, as 19:42:37 »
Existem duas coisas bem diferentes: o catador ter um som brilhante e ser agudo, sem corpo, magrelo...
Não creio que suas afirmativas sejam precisas, por exemplo, como assim usar polés de Alnico ira retirar as freqüências agudas?
Pagão e feliz!!
Chris
Handmaker
Obrigado
«
Responder #28 :
27 de Dezembro de 2011, as 20:15:37 »
designermx2
como o capacitor tem valor pequeno, eu não acho que va mudar a dinamica do captador.
de 470p pra cima é bem provavel que aconteça o que você disse.
designermx2
Visitante
«
Responder #29 :
27 de Dezembro de 2011, as 20:23:01 »
Na verdade errei. O som não fica tão brilhante e me expressei de forma simplificada. Quando você usa Alnico, você tem um certo ganho de médios, definição de agudos e graves (de certa forma perde se for imaginar isso com compensação), mas o "volume" fica menor do que um cerâmico,este por sinal fica estridente , estalado e muito mais forte, porém com menos dinâmica por não possuir um campo "focado" em cada corda.
Analogia simples: Imagine um som de carro. Se você usar uma boca de grave, um twitter você terá muito grave e muito agudo, mas pouco médio. Quando você coloca duas cornetas, pode ficar mais médio do que agudo e grave e ai você precisará ou tirar uma corneta ou equalizar melhor aumentando um pouco o agudo e grave. A grosso modo é isso que acontece.
Nos captadores, quando você enrola, até a tensão, afastamento, bobina do fio, quantidade de voltas , altura dos pinos, uniformidade, isolamento e outras coisas que acontecem na hora do enrolamento influenciam no som. Isso é fato! Você altera coisas como impedâncias, capacitâncias , resistências, etc...
Com captadores ativo, o processo é contrário. Você limita a faixa de frequência e apenas dá ganho a elas usando um sistema pré amplificado. Isso sim que é perder qualidade (ao meu ver muito ruim o som), mas isso é gosto e questão para outra discursão. Mas o Google pode ajudar mais com artigos completos sobre ambos os casos. Apenas coloquei a coisa meio simples e grosseira pensando na galera que já entenderia o que eu estava falando sem perder muito tempo explicando, mas errei e peço desculpas.
Quando me expressei (mal), quis dizer que meu captador está muito magro. Tem muito pouco corpo (falo só o da ponte em relação a outros no mesmo estado). Uma guitarra Michael (muito simples e feita com sobras de madeira, captador genérico e etc, tem no mesmo teste muito mais definição no captador da ponte do que no resto. No restante a minha ganha, mas na ponte está muito ruim. Estou querendo mudar tudo para alnico V.
Mas antes de montar eles, queria colocar ele em testes com os próprios cerâmicos, já que vou comprar os pinos daqui a uns 3 meses mais ou menos. Hoje estarei desmontando ela para blindar e vou ter uma percepção ainda mais clara do som magro do captador (menos ruído, mais noção do som no geral) . Vou ver como posso fazer. Minha pergunta era apenas para ver se alguém já teria feito isso antes.
Crhis, vou fazer o teste para conferir e posto aqui o resultado.
Obrigado pela sugestão.
-----
Muito discrente fiz umas coisas que ajudaram muito no som.
Primeiro (e discrente), inverti o lado dos capacitores, li num artigo que isso modificava o som. Não acreditava porque capacitor para guitarra é capacitor para guitarra e isso não tem polaridade, mas o som mudou um pouco. Aproveitei e adicionei um capacitor de poliester em série com dois capacitores cerâmicos (um para cada tom). O de poliéster liga os potenciômetros entre si. O som ficou muito cremoso e doce. Nem parece cerâmica, que falando nisso, vi que eles economizaram em algumas coisas e arregaçaram em outras. Tinha muita cola entre o Ímã e os bastonetes. Removi tudo e apliquei uma super leve camada de cola de contato (vulgo sapateiro).
O som está maravilhosamente doce e com suas frequências equilibradas.
Uma coisa eu estranei: O captador da ponte tem 5.9k, mas os do meio e do braço estão medindo 3.1k ambos! Na hora de tocar a coisa parece um canhão. Estão muito fortes em relação ao da ponte. Vou compensar isso aumentando a distância entre esses captadores e as cordas. O som cremoso também está nos outros dois e ficaram razoavelmente encorpados (mais que o normal).
No total o som melhorou uns 70% na compensação de agudos e uns 90% com os ruídos. blindei os captadores também segundo alguém aqui do fórum que teve bons resultados. Resolvi testar e gostei. É um pouco trabalhoso mas vale a pena, apenas tomem cuidado para não fechar curto com os terminais.
«
Última modificação: 18 de Julho de 2013, as 07:38:21 por designermx2
»
1
2
3
4
5
6
1
[
2
]
3
4
...
6
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...