Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 15:22:50

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: UPGRADE de Captadores Cerâmicos  (Lida 39645 vezes)
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« : 04 de Abril de 2011, as 12:35:01 »

Essa maluquice DIY que nos deixa inquietos há tempos vem me aparecendo ultimamente com a idéia de experimentar com a parte decaptação de guitarras. Além das possibilidades a mim apresentadas por amigos como o Roberto Alves, de chegar ao ponto de produzir seus próprios captadores do zero ,o que ainda me assusta um pouco, existe a idéia de melhorar ou simplesmente mudar a performance de capatadores baratinhos descartados de alguns instrumentos. Um videozinho no youtube me deixou com as mãos coçando...rs

http://www.youtube.com/watch?v=LmwpvDd8zU0&feature=player_embedded
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Jairo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #1 : 04 de Abril de 2011, as 13:16:53 »

Os magnetos de alnico estão por 3,15 na

www.captadores.com.br

É bem tentador e aparentemente bem fácil. Tenho 3 pups yamaha aqui no estilo desse captador do meio que aparece no vídeo
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #2 : 04 de Abril de 2011, as 14:11:01 »

Então, Jairo, mas veja lá se eles não tem um som legal mesmo se cerâmicos... pois a mudança não é garantia de chegar a um timbre mais a seu gosto. A proposta aqui é experimentar, mas faço votos que a maioria consiga bosn resultados, eu garanto que vou tentar!

E obrigado pelo link!
« Última modificação: 04 de Abril de 2011, as 14:14:13 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
Matth
Visitante
« Responder #3 : 04 de Abril de 2011, as 14:12:49 »

No fórum antigo sempre surgia o assunto "captador handmade", é bem interessante esse tipo de alternativa, agente está tão acostumado a modificar amplificadores e pedais que acaba colocando esse tipo de modificação como assustadora, apesar de também não ser nada simples.

Vi a algum tempo num forum inglês uma discussão sobre captadores, e o pessoal estava comentando bem sobre um livro de Dave Hunter, se alguém se interessar tem na Amazon e no Ebay:

http://www.amazon.com/Guitar-Pickups-Handbook-Dave-Hunter/dp/0879309318

http://cgi.ebay.com/Guitar-Pickup-Handbook-Dave-Hunter-2009-Oth-/280653522416

Nesse site tem um material interessante também:

http://www.300guitars.com/articles/

DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #4 : 04 de Abril de 2011, as 14:26:54 »

Excelente, Matth! Um fórum que eu gosto muito de olhar é o da Seymour Duncan, apesar de lá ser um pouco "saco de gatos", pode-se aproveitar muita coisa.

http://www.seymourduncan.com/forum/showthread.php?t=209045

http://www.seymourduncan.com/forum/showthread.php?t=209044
« Última modificação: 05 de Abril de 2011, as 19:30:00 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
Matth
Visitante
« Responder #5 : 04 de Abril de 2011, as 14:33:52 »

Muito legal esse "saco de gatos" também  Ui

Achei isso lá, no vídeo que você postou eles modificaram um single, a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) o cara mudou o magneto de um hambucker.

http://www.projectguitar.com/tut/barmagswap.htm
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #6 : 05 de Abril de 2011, as 19:56:57 »

Preciosismo que me atrai...rs Batendo Cabeça

http://www.youtube.com/watch?v=zCR4w4hAtRo&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=iCqrGyEJFqc&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=144MHgNrKb8&NR=1
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #7 : 05 de Abril de 2011, as 21:19:43 »

Oi Pessoal

Pessoalmente eu não acredito em upgrades. Melhor comprar a coisa de fato. Pegar uma guitarra chulé e querer torna-la uma Fender é tão difícil e caro quanto transformar um FIAT 147 em um Testa Rossa.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #8 : 05 de Abril de 2011, as 21:53:04 »

Na verdade essa nào é a proposta do tópico, a idéia é começar a mexer com a parte de captação das guitarras, conhecer e testar outros mateirais e entender como interagem. Para isso, nada melhor que começar com materiais fáceis e baratos.

Para pessoas que se dedicam ao DIY, mas ainda engantinham sobre construçào básica de captadores, como eu, não perece uma idéia muito ruim... Usar um captador barato e tentar ver como a substituiçào do magneto ou dos pole pieces pode alterar as características dos mesmos.

Seria assim como comprar um captador de R$ 26,00 e usá-lo como base para alterações domésticas. Sei que nào é uma boa analogia, mas nào é mesmo o meu forte...rs
Pagão e feliz!!
Jairo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #9 : 05 de Abril de 2011, as 21:56:44 »

Eu acredito em upgrades... Smiley
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #10 : 05 de Abril de 2011, as 22:02:13 »

Eu, pessoalmente, acredito em experimentar, afinal, apesar de minha formaçào acadêmica em eletrônica, consegui os melhores resultados em minha vida aliando conhecimento teórico a uma certa prática desregrada e um empirismo marginal...rs

Só pra lembrar, nós guitarristas somos aqueles esquisitos que adoram distorção harmônica.
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #11 : 06 de Abril de 2011, as 00:05:26 »

Oi Alex

Acredito que o que de fato vai trazer uma mudança na qualidade e sonoridade de um captador é o enrolamento da bobina. Aumentando o fator Q dela melhora bem a resposta em frequência. Magnetos mais fortes apenas farão tocar mais alto o mesmo som flácido e borrado, característico de captadores magnéticos ruins e cápsulas fonográficas baratinhas.

Tente começar pelo fio de cobre. Para mim faz mais sentido que pelo imã.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
sabadini69
Visitante
« Responder #12 : 06 de Abril de 2011, as 00:25:15 »

Fisicamente, ambos fatores são importantes, tanto a força do campo magnetico, como a quantidade de fio...
A questão é a bobina junto com o capacitor do tone, formam um filtro LC.. que por sua vez vai ter uma frenquencia maior com um L menor, porem terá um ganho menor, pois o campo ira passar por menos espiras... se a questão é somente do magneto, basta aumentar a força do campo para um captador com poucas voltas.. o som saira bem mais rico... Agora se o cap, naturalmente tem um som cheio, ai só trocando as espiras, para algumas com fio mais fino e com menos voltas, pois ai eu concordo com o Eduardo, o som ficara borrado... Sabia que fazer fisica um dia iria servir para alguma coisa  Grin
Visitante
« Responder #13 : 06 de Abril de 2011, as 00:41:48 »

eu totalmente aberta a experimentações eletrônicas, afinal não vivo de música e posso me dar ao luxo de 3 guitarras mais baratas, nas quais posso alterar todas as peças, afinal se uma delas ficar 1 mês parada, não tem problema, não é minha ferramente de trabalho... diferente do meu computador, se ele parar, fico preocupado...haha

achei legal as idéias sobre os captadores, mas como o eduardo disse, mudanças drásticas no som, só alterando as espiras
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #14 : 06 de Abril de 2011, as 09:32:06 »

Segundo os fabricantes de captadores, com produçào em série ou com pequenas produções manufaturadas, todos os elementos que envolvem a construção do próprio somam no resultado final. Concordo com o Eduardo que o material, calibre, forma de enrolar e principalmente o número de espiras é determinante no resultado final. Um exemplo é o caso de se usar um fio mais fino do que o de costume, que é 42, pode-se obter mais resistência DC com menos voltas. Com os P-90, nào apenas o número de espiras, mas como elas são mais sobrepostas e a altura física da bobina é mais achatada, cria outro tipo de resposta. Assim, com tantas possíveis combinações, não é tào fácil prever os resultados sonoros como se imagina.

Os materiais e a forma como se imanta os pole pieces é um fator que traz mudanças significativas, sim. Positivas ou não. O Alnico tem sido um material bem utilizado, porém encarece a produçào. O captador que imaginei testar a mudança proposta é um Designed by Kent Armstrong cerâmico que, apesar do custo insignificante, oferece resistencia na faixa dos 5.6K, feito com fio 42 e construção aceitável. Apesar do baixo número de espiras, o que é comum para um single coil tradicional, o uso de duas barras magnéticas cerâmicas fazem com que tenha uma saída mais alta e uma resposta de frequencias mais achatada, com o Q mais baixo do que o esperado.

Mesmo nào esperando uma Ferrari dos captadores, tenho a curiosidade de saber até que ponto o som final deste pickup fusquinha irá chegar. E creio que soluções, mesmo que paleativas, as pessoas que tem muita dificuldade de ter instrumentos e captação de melhor qualidade, por conta do custo, poderiam se beneficiar bastante desse tipo de "prseudo-upgrade". aso menos na fase das vacas magras. Sem falar na diversào do empirismo DIY...
« Última modificação: 06 de Abril de 2011, as 09:37:41 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: