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Autor Tópico: UPGRADE de Captadores Cerâmicos  (Lida 39767 vezes)
Alex Frias
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« Responder #75 : 11 de Agosto de 2012, as 09:05:03 »

E foi essa idéia defendida por nosso colega! Legal!

Eu não gosto de restringir nada de maneira genérica. Os Lace Sensor Gold, até onde sei, tem o elemento magnético cerâmico, no entanto são pups que me agradam bastante.

Realmente perde-se nível de sinal quando se faz a troca dos pole pieces de cerâmicos para os de Alnico. E concoro que o ideal é ter pups de 6k pra cima. Os cerâmicos que achei mais interessantes não renderam bem com essa mudança justamente por terem uma resistência DC baixa, mas com a barra cerâmica timbravam bem até. Mas a dinâmica e articulação são menores, sem dúvida.
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« Responder #76 : 19 de Julho de 2013, as 12:48:36 »

Um bom tempo se passou e resolvi postar os resultados.

1- O cara mandou os ímãs errados, mandou 13 pinos no lugar dos 18 que pedi e mandou alnico 3.

Fiz diversos testes, coloquei primeiro no captador da ponte e do meio (já que não dava pra os 3), só eles ficou muito diferente. Um som melhor, mas o ganho ficou bem abaixo do que eu esperava, logo, adicionei o ímã de cerâmico para dar mais força e a coisa melhorou com relação a própria guitarra.

Sempre que trocava de guitarra (tagima ou lespaul), a guitarra parecia bem mais fraquinha do que essas duas (bem mais mesmo).

Então resolvi ontem mexer novamente. Desmontei os captadores e coloquei o alnico no braço e na ponte e deixei o meio cerâmico respeitando suas polaridades, claro. O som ficou outro. Deu muita vida ao som e ficou algo cremoso. Não ficou estridente no agudo e nem com grave muito agressivo como estava antes. Agora os 3 ligados (chave no meio) ficou bem forte (captador do meio no mínimo da altura) e os outros dois no máximo possível. Som super equilibrado.

Só para deixar aqui o que notei. Pena não ter gravado o som de antes como estava. Agora não adianta colocar só o som dela como ficou...
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Alex Frias
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« Responder #77 : 19 de Julho de 2013, as 13:07:45 »

Eu andei experimentando com muitos captadores meia boca e tive resultados (poucos) ótimos, bons e ruins.

Depois que o Félix me arrumou um par de imãs de Neodimio muuuuuuito fortes pude então experimentar com a magnetização das peças de Alnico. Isso aumentou bastante o índice de sucesso com os captadores "beneficiados".

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« Responder #78 : 19 de Julho de 2013, as 16:42:11 »

Eu tenho uma dúvida sobre a montagem de captadores, em relação não ao ímã, mas ao fio de bobina. se usarmos um fio de espessura bem maior que a comumente usada, e claro, tendo o espaço físico para acomodar o número de voltas, qual seria o resultado? Alguém tem alguma ideia?
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« Responder #79 : 19 de Julho de 2013, as 17:09:02 »

darkislanio

O captador passivo com fio mais grosso que conheço é o que era usado no violão do Charlie Christian, usa fio 38 awg, procura no youtube. Alguns captadores de contrabaixo usam fio mais grosso também mas são ativos.
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Alex Frias
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« Responder #80 : 19 de Julho de 2013, as 17:47:13 »

E tem muito a ver com fatores como altura e largura das bobinas, como os imãs são dispostos em relação a elas e muitas outras coisas. Se você tiver tempo e disposição vale a pena exerimentar na medida em que seu bolso suportar e pesquisar na rede.

Procure nos sites do Seymour Duncan e do Jason Lollar como eles desmembraram esses captaores no estilo do Charlie Christian e as versões que eles criaram! No u2b vai achar algumas amostras desses captadores.
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, as 17:50:15 por Alex Frias » Registrado

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