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Autor Tópico: Boss DC-2 Dimension C (bem mais que um Chorus)  (Lida 73023 vezes)
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« Responder #75 : 05 de Outubro de 2011, as 17:50:11 »

...cada um tem um gosto. Isso nao se discute...

Porem apenas discordo em um ponto.
O DC2 nao é nescessario  ligar a 2 amps distintos, para trabalhar no proposito criado.
Digo isso porque ja estive com um.
Quando usado apenas uma das saidas (a saida A) os dois canais sao mesclados.
E quando inserido um plug na saida B, os canais ficam individuais.

Isso pode ser percebido no esquema:
Observe que o jack de saida "B" é estereo, quando colocado um plug aterra um dos terminais, que faz um FET (Q3) cortar a mistuda dos dois canais.
PS. nesta parte entra R1, R2, C2 e D3 no circuito.
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Tiarlei Crist
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« Responder #76 : 05 de Outubro de 2011, as 17:58:25 »

Sim.
Os sinais são mixados e acontece o que falei.
É o som do pedais que falei que uso em série.
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« Responder #77 : 05 de Outubro de 2011, as 18:20:59 »

Só se ambos tiverem mods.
O CE3 é uma versao stereo do CE2.

A unica forma de usar dois chorus juntos e terem a mesma (ou proxima) sonoridade do DC2, é se ambos tiverem osciladores semelhantes, e ajustar com uma pequena difenca de rate.

Ja fiz algo semelhante, usando 2 CE2, um com mod do capacitor do oscilador
Um deles tinha o cap de 100nF e o outro um de 56nF.
Ja usei, e as vezes uso o CH1 em paralelo com o CE2 (mencionei isso no post anterior).
O CH1 tem um oscilador bem diferente do CE2, por isso o som nao se aproxima da textura criada com o DC2.
Algumas vezes usei o SC10 em paralelo com o CH1 e CE2, em nenhum dos casos se assemelha a textura do DC.
Isso porque cada um destes tem osciladores diferentes.

Na verdade, o DC 2 nao tem "rate" diferente em cada canal.
O rate é gerado no IC7, e  é o mesmo nos dois controles a frente.
Um dos op.amp, aumenta a intensidade deste sinal, o que faz um dos MN atuar como se tivesse maior intensidade / predominancia.

Para conseguir esta parte, usando 2 chorus, seria nescesario pelo menos um deles ter um controle de level.

Obs.Nao estou criticando o projeto, só estou expicando como é o pedal em sua funcao original.
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Tiarlei Crist
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« Responder #78 : 05 de Outubro de 2011, as 22:38:33 »

Só se ambos tiverem mods.

Foi o que falei: CE-3 com alguma mod e Velho Coral Chorus.

O CE3 é uma versao stereo do CE2.

Não vejo tão simples assim.
O fato de usarem mn's diferentes não faz toda diferença?

A unica forma de usar dois chorus juntos e terem a mesma (ou proxima) sonoridade do DC2, é se ambos tiverem osciladores semelhantes, e ajustar com uma pequena difenca de rate.

O projetos dos osciladores são distintos mas percebo que oscilam de maneira semelhante (Velho Coral, CE-3)


Para conseguir esta parte, usando 2 chorus, seria nescesario pelo menos um deles ter um controle de level.

Por que isso seria necessário já que o level pode ser(e é) pré ajustado?
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« Responder #79 : 06 de Outubro de 2011, as 02:38:27 »

O CE3 é uma versao stereo do CE2.

Não vejo tão simples assim.
O fato de usarem mn's diferentes não faz toda diferença?
Muitos dizem que nao tem diferença, alguns dizem que tem.
É um pouco complexo explicar na integra, entao resumirei e falarei bem por cima:
O tempo menor de retardo em um é a metade do outro, mas o tempo maximo é igual em ambos.
Isso nao seria tao diferencial, porque podemos ajustar o tempo no controle de rate...
Tem uma questao de timbre. O MN3007 tem um timbre melhor (na minha opniao), o timbre é mais aberto.
Nem todos conseguem perceber esta diferença sonora. Outro detalhe, esta diferença se percebe melhor em
captadores  single, ou hambuck vintage.
Compare o CS-9 (Ibanez) que usa MN3207, com o CE-2 que usa MN3007.
Ambos tem som semelhante.

Uma coisa que faz  grande diferença no CE-3 para o CE-2, é que ele tem um pouco mais de grave, isso da a impressao que tem um pouco mais de profundidade.
Isso de deve a um capacitor de 68nF no CE-3 (C21), que no CE-2 o mesmo capacitor é de 33nF (C14).
Uma coisa sobre profundidade: Se o que se refere como profundidade for por exemplo, quando grita em um tambor vazio, e grita em um tambor com agua pela metade, o MN3007 é o tambor vazio, e o MN3207 é o tambor com agua pela metade.
Acho que deu para entender o que quiz dizer.
Um outra coisinha, repare no oscilador do CE-3 e CS-9 (ambos mn3207), no CI tem um capacitor de 10nF (,01) na entrada "-" do op.amp, que nao costuma ter nos chorus que usam MN3007 (esse capacitor é mais comum em flangers).
Isso ajuda um pouquinho a parecer ter mais profundidade, mas nao é essa a funcao de tal capacitor.
Um resumidissimo detalhe e por cima:
O MN3007 tem levemente um som meio metalizado, puxando para vintage.
O MN3207 tem levemente um som moderno.


A unica forma de usar dois chorus juntos e terem a mesma (ou proxima) sonoridade do DC2, é se ambos tiverem
osciladores semelhantes, e ajustar com uma pequena difenca de rate.

O projetos dos osciladores são distintos mas percebo que oscilam de maneira semelhante (Velho Coral, CE-3)
Na verdade, a parte do LFO sao bem semelhantes (salvo os valores de alguns capacitores) tanto para chorus quanto para flanger, mas a forma que sao desenhados "camuflam" um pouco isso...
Alem da parte do LFO, que é o conjunto do CI (op.amp), os transistores que vao ao MN3101 e MN3102, fazem uma grande diferença.


Para conseguir esta parte, usando 2 chorus, seria nescesario pelo menos um deles ter um controle de level.

Por que isso seria necessário já que o level pode ser(e é) pré ajustado?

Para dar a impressao de que um dos chorus é mais forte e predominante.
Se usar 2 chorus com level pre ajustado, identico, com rate pouco diferente, o som podera soar meio embolado.
Isso se estiverem em paralelo.
Ja se estiverem em modo estereo, cada chorus indo para um amp separado, ai nao faz diferença.
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Tiarlei Crist
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« Responder #80 : 06 de Outubro de 2011, as 06:35:43 »

Se entendi bem você concordou com tudo que falei.
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« Responder #81 : 06 de Outubro de 2011, as 13:47:10 »

Nem tao exatamente!
Veja bem, voce vai entender melhor desta forma:
Voce tem o CE-3, que é estereo, certo?
Eu tenho 4 chorus estereo, sao eles CS-9, SC-10 (Ibanez), CH-1 (Boss), SCH-1 (Arion).
O CH1 é um estereo meio furado, nao é tao exatamente estereo, os 2 Ibanez o estereo sao identicos, e sao semelhantes ao CE3, uma saida é invertida.
O SCH-1 tem uma chave que muda a saida 2, ela pode ser som Dry (sem modulacao) ou saida invertida.

Qualquer um desses, exceto o CH1, se for pego as duas saidas e unificadas, nao sera 2 variacoes (mesmo que pouca)? tendo rate, depht e level iguais?
Mas a textura ainda sera bem diferente do DC2.

Em posts anteriores, eu citei que o controle "rate" deve ser pouco diferente para criar a textura do DC2, na verdade nao é o rate, e sim o "depht".

Obvio, que se usar dois chorus em paralelo tera uma textura diferente, em varias ocasioes sao bem legais.
Mas ainda sera diferente da textura criada pelo DC2.
A menos que seja colocado os controles de forma semelhante como funciona o DC.
Mas o sincronismo, sera igual?
Isso podera mudar a textura, porque o DC2, os 2 canais sao sincronizados, tendo como diferença a profundidade.
Ja 2 chorus em paralelo, pode ser dificil sincroniza-los.

Mas ai fica como eu falei no outro post, vai do gosto de cada um.
Eu gosto de usar chorus em paralelo com reverb ou delay, tambem, e cria texturas diferentes.
Da mesma forma gosto da textura criada por 2 chorus diferentes.
Mas geralmente neste caso, costumo usar o CH1 ou SC10 como chorus de fundo.

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visioncb
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« Responder #82 : 06 de Outubro de 2011, as 15:00:11 »

complementando a idéia do CE-3 ter o stereo a fase invertida...

no tonepad tem um mod desse para o small stone chorus... uma vez eu adaptei para o ce-2, ficou muito bom...

os próximos da minha lista são esse DC-2 e o electric mistress com 3007
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LuizFeijo
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« Responder #83 : 19 de Novembro de 2014, as 12:33:58 »

Esse último esquema está corrigido e devidamente testado e modificado para funcionar mais adequadamente com potenciômetros , já que aquele do topopiccione a atuação dos mesmos é sutil e não linear. Sendo, nesse caso, dispensável as chaves. Porque a atuação dos potenciômetros é plena e alcança todas os sons das chaves, e vai além.

Mas ainda assim se quiser montar esse esquema com as chaves, aí vai:

tiarlei, o teu projeto é o mesmo da tonepad, ou no final o timbre é diferente?
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