Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 20:47:32

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: LM 386 artigo.  (Lida 14855 vezes)
anaksun
Visitante
« : 31 de Março de 2011, as 15:32:43 »

LM386 - Amplificador de Áudio      
O LM386 é um amplificador de áudio de potência média (1W máx), cuja utilização exige poucos componentes. O seu consumo muito fraco permite-lhe ser utilizado em aplicações alimentadas a pilhas.

Generalidades

O LM386 é um amplificador de potência média, destinado a aplicações de grande publico, em baixa tensão. É particularmente adequado para os casos em que a fonte de alimentação é uma pilha, porque o seu consumo é muito fraco, de apenas 24 mW para uma alimentação de 6V.

As suas entradas estão referenciadas em relação à massa, e a sua saída é polarizada, automaticamente a metade da tensão de alimentação, o que permite um excursão máxima da tensão de saída.

A amplificação em tensão, cujo esquema mínimo está representado na figura 1, é fixada em 20 pela sua estrutura interna, mas se forem ligados, em série, entre os terminais 1 e 8, uma resistência e um condensador, o novo ganho assim estabelecido pode atingir 200 (fig2).

Esquema do amplificador de ganho 20
Este circuito integrado beneficia duma margem de alimentação importante, 4 a 12V (5 a 18V para a versão LM386-4), e duma fraca distorção, o que permite ser usado em numerosas aplicações, tais como, amplificadores de rádio, amplificadores de gravadores de cassetes portátil, som de TV, driver do circuito de linhas e pequenos servo motores, conversores de potência, etc.

Para mais, o seu volume é reduzido, sendo apresentado em invólucro de 8 terminais, cuja identificação dos terminais consta na figura 3.

Características máximas

A tensão de entrada máxima é de +-4V. Nas versões LM386-1 e LM386-3, a tensão de alimentação máxima é de 15V e pode atingir 22V na versão LM386-4.

A dissipação é 1.25W no Lm386-4 e de 0.73W nas outras versões. Se a temperatura ambiente ultrapassar 25ºC, então, para uma solicitação máxima do circuito integrado, deve ser prevista uma dissipação térmica tendo em conta uma temperatura de junção máxima de 150ºC e uma resistência térmica junção-invólucro  de 80ºC/W para o invólucro DIL8 e de 170ºC/W para invólucro SMD.

A temperatura de armazenamento é de -65ºC a +150ºC, enquanto que a temperatura de utilização é de 0ºC a +70ºC.

Utilização

Controle de ganho

Para que o LM386 seja polivalente, foram previstos dois terminais para modificar o ganho da amplificação. De facto, entre estes dois terminais 1 e 8, deixados livres, uma resistência interna de (fig4) de 1.35K fixa o ganho em 20, ou seja, 46dB.

Esquema do amplificador de ganho 200

Fig. 2
Esquema do amplificador de ganho 200
Se for montada uma resistência em série com o condensador, o ganho tomará um valor, compreendido entre 20 e 200, conforme o valor da resistência. A figura 5 apresenta o caso de um amplificador cujo ganho é de 50.

Esquema interno do amplificador LM 386

Um outro modo de controlar o ganho é ligar uma resistência (ou um FET) entre a massa e o terminal 1, por um acoplamento capacitivo (condensador em série com a resistência ou o FET, para não perturbar a polarização estática dos diferentes andares internos do LM386).

Podem ser montados componentes externos em paralelo com a resistência interna de 1.35K para adaptar o ganho e a resposta de frequência do amplificador a uma aplicação particular.

Por exemplo (fig 6), para uma altifalante fraco nos graves, a malha de realimentação do amplificador é modificada em frequência, de modo a reforçar os graves.

Fig. 5
Amplificador de ganho 50
Uma tal correcção, é obtida com uma rede RC série entre a saída do terminal 5 e um ponto de realimentação no terminal 1, ou em paralelo com a resistência interna de 15K. Para uma elevação do nível dos graves de 6 dB, a resistência r da rede RC deve ter um valor próximo de 15K.

Com o terminal 8 livre, o valor mínimo de R, para um funcionamento estável é de 10K.

Porém, se os terminais 1 e 8 forem desacoplados por um condensador de 10uF, o valor da resistência R pode descer a 2K, esta restrição é devido ao facto do amplificador não ser compensado em anel fechado senão para ganhos superiores a 8.

Polarização da entrada

O esquema da estrutura interna mostra que uma resistência de 50K polariza à massa cada entrada.

Fig. 7

Traçado do circuito impresso

Fig. 8

COm acentuação de graves

Não coloquei o restante do artigo , que e um pouco maior devido estar postado na area de iniciantes, portanto demais explicações podem ser inseridas pelos Grandes User dos forum.

« Última modificação: 31 de Março de 2011, as 15:34:35 por anaksun » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #1 : 01 de Abril de 2011, as 07:33:18 »

Muito bom! Belo artigo! Só falta mencionar as fontes que você consultou!
« Última modificação: 01 de Abril de 2011, as 10:53:55 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bec2010
Visitante
« Responder #2 : 01 de Abril de 2011, as 09:06:44 »

aff... por esses dias já vi isso em algum lugar:

http://www.radioamadores.net/lm386.htm

http://www.biltek.tubitak.gov.tr/gelisim/elektronik/dosyalar/6/LM386.pdf

Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #3 : 01 de Setembro de 2012, as 08:41:04 »

Saudações,

Ressuscitando o tópico para não abrir um novo... Encontrei um esquema na net onde o 386 é utilizado para gerar distorção. Bom a questão é sobre uma de suas entradas (-) pino 2, que diferente da maioria dos esquemas que vejo circulando pela net, não está conectada a nada. Como na maioria dos circuitos de distorção vejo essa entrada conectada ao terra, tenho dúvida em qual a influência que isso irá causar no circuito.

Abraço a todos
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
FRED
Visitante
« Responder #4 : 01 de Setembro de 2012, as 10:42:37 »

Em uma tentativa de responder à pergunta anterior: Em alguns testes de bancada que fiz, quando se começa a colocar capacitores em determinados pontos do circuito, o 386 tende a oscilar e ficar bastante ruidoso. Ás vezes isso melhora quando deixamos o pino 2 flutuando. Por acaso esse circuito leva um capacitor entre os pinos 5 e 7? Tem como linkar esse esquema?
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #5 : 01 de Setembro de 2012, as 13:13:27 »

Saudações,

Esse circuito que mencionei possui apenas um capacitor na entrada (pino 3), um na saída (pino 5), um capacitor de 10u entre os pinos 1 e 8 (faria diferença aqui um bipolar ou eletrolítico?), o pino 6 conectado ao V+, o pino 4 conectado ao gnd e os pinos 2 e 7 não conectados. Minha dúvida era se o pino 2 seria aterrado para evitar problemas mas nesse caso, seria melhor seguir esse esquema? Vou procurar o link e posto aqui.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
FRED
Visitante
« Responder #6 : 01 de Setembro de 2012, as 14:25:59 »

Geralmente, a ligação do pino 2 ao terra reduz os ruídos do LM386, mas nem sempre isso ocorre. Não sei a exata razão disso ocorrer, mas não custa experimentar. Ás vezes melhora, outras vezes piora.
Visitante
« Responder #7 : 20 de Dezembro de 2012, as 17:47:41 »

Opa, Pessoal! Tudo bom ?

Venho compartilhar com v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) o êxito que tive hoje com um lm386.
A muito tempo venho planejando começar o hobby do diy, mas só algumas noites atrás que peguei firme e vi que realmente tentar, errar, tentar... uma hora vc acerta.
Um amigo emprestou uma protoboard e alguns componentes avulsos, já que ele faz faculdade na area de informática e t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) não saca muito de pedais, amps e etc.
Fui tentar fazer o mini fuzz, mais por conta de nenhum transistor que tinha ter um bom fator de amplificação acabou não dando certo. Com isso fui ver o que daria pra fazer o LM... pesquisei e vi que ele é um CI de amplificação, vi que tinha os valores dos capacitores e resolvi espetar tudo na proto. Foram umas 2 noites quebrando a cabeça até que agora a pouco consegui colocar pra funcionar, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ... dai comecei testar valores diferentes de ponteciometros e percebi que valores mais altos o som fica mais alto e mais agudo.
p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) isso acontece ?
é tipo uma filtragem ?

A muito tempo que não posto nada, então se falei alguma besteira me perdoem, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
Abçs!
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2

« Responder #8 : 20 de Dezembro de 2012, as 22:16:16 »

Eu estive olhando o datasheet deste CI nesses tempos. Minha ideia era usar ele (com no máximo uns 200 ou 300mW) para empurrar fones de ouvido Philips (aqueles grandes como o SHP1900).
Estou montando um combo baseado em TSW e LM3886 e preciso de uma alternativa pra poder tocar com fones.
Alguém viu algum projeto com este CI pra esta finalidade?

-----
Senhores peço desculpas, encontrei alguns tópicos.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, as 22:21:35 por Schaefer » Registrado
gilbertgawan
Visitante
« Responder #9 : 21 de Dezembro de 2012, as 07:48:42 »

Schaefer

Estava olhando esse tópico:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4738.0

E esse esquema do ruby parece ser relativamente facil, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ... além do 386 também é usado um FET. Vou tentar montar ele em breve e retorno um feedback.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69

« Responder #10 : 21 de Dezembro de 2012, as 12:10:26 »

Eu estive olhando o datasheet deste CI nesses tempos. Minha ideia era usar ele (com no máximo uns 200 ou 300mW) para empurrar fones de ouvido Philips (aqueles grandes como o SHP1900).
Estou montando um combo baseado em TSW e LM3886 e preciso de uma alternativa pra poder tocar com fones.
Alguém viu algum projeto com este CI pra esta finalidade?

-----
Senhores peço desculpas, encontrei alguns tópicos.

Buenas

Eu montei este.
Funciona muito bem.
Para seu uso específico, monte o circuito após C16, mas sem C17, D1, S1 e S2.
Caso queira um controle de volume independente, você deve montar a partir de P5 e sem C17, D1, S1 e S2.

http://www.4shared.com/office/5KwGK9xP/Amplificador_para_Fones.html

Espero ter ajudado

Abraço
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2

« Responder #11 : 23 de Dezembro de 2012, as 10:24:37 »

Valeu rapaziada!
Visitante
« Responder #12 : 15 de Janeiro de 2013, as 21:37:28 »

Opa, pessoal! b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum) ? é o seguinte. Eu montei aqueles kits 1w com lm386. Ta saindo som, só que muito baixo. Estou em dúvida se o som baixo é em razão da alimentação ser com bateria de 9v ou se o ci pode ter queimado. Já que no manual fala pra não conectar ou desconectar nada sem ele estar desligado, porem como esta na proto, infelizmente aconteceu um acidente e o fio do jack de saida saiu com ele ligado, mas até então eu ainda não tinha escutado nada saindo.

Será que com 12v o som sai mais alto ? ou já era o ci ? estou com dois lm's e os dois estão saindo baixinho.

desde já, obrigado.

abçs!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #13 : 15 de Janeiro de 2013, as 22:14:41 »

Se os dois estão com o volume iguais; é provável que o problema não tenha sido este, e sim algum erro cometido na montagem.  Como está na protoboard; desmonta e monta de novo.

Porquê você não escolhe um projeto sabidamente funcional?  Desta forma não tem como errar, pois o circuito já foi depurado.

Boa sorte,
Alfredo
gilbertgawan
Visitante
« Responder #14 : 16 de Janeiro de 2013, as 05:48:45 »

Vou desmontar e montar tudo outra vez e além disso alimentar com 12v.
Caso não de certo, vou partir pra esse projeto acima.

Obrigado, Alfredo.
  Imprimir  

Ir para: