Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 17:34:55

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré-amplificador do SLO100 funcionaria satisfatoriamente sem V3 e V4?  (Lida 22421 vezes)
jplavareda
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 34

« : 27 de Março de 2011, as 23:36:53 »

Boa noite, pessoal!

1- Será que o preamp do slo100 funcionaria deste jeito que estou postando?
2- Teria nível de saída suficiente para excitar um power?
3- O canal overdrive teria um ganho "descente", se aproximando do original?

Vou anexar também o esquema completo do sloclone para comparações.

Quero fazer um amp híbrido deste pré com um power tda7294 que já tenho. Será que funciona?
Sugestões são muito bem vindas, pois pretendo fazer um layout nos mesmos moldes do preamp twin reverb que fiz alguns anos atrás.

Obrigado!
Belo Horizonte - MG
ricardo rk
Visitante
« Responder #1 : 30 de Março de 2011, as 19:39:29 »

não funcionaria assim. ele precisa da v3, (seguidor de catodo). vc deve colocar o tonestack e volume depois dela (v3). e é justamente na v3 que está o drive, ali vale a pena usar uma válvula de boa qualidade (Mullard, Winged C, por exemplo), o resultado vai te surpreender!
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #2 : 30 de Março de 2011, as 21:09:43 »

Oi Pessoal

Concordo com o Ricardo. Precisa de um seguidor de catodo depois do tonestack.

Uma Svetlana Winged C é sem dúvida uma ótima válvula. As Mullard inglesas também eram! O problema é que as Mullard encontradas hoje no mercado são peças chinesas que a New Sensor vende com o logotipo da Mullard. A New Sensor comprou os direitos das marcas Tung-Sol e Mullard e está fazendo mal uso delas. A mesma New Sensor é dona da marca Svetlada Winged S e Electro Harmonix.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #3 : 30 de Março de 2011, as 21:46:19 »

Parece brincadeira, mas a maioria dos prés usam pares inteiros de triodos em suas arquitetura. Para o pessoal que necessita um buffer após o tonestack, segue umas sugestões do grande mestre:

http://www.geofex.com/Article_Folders/mosfet_folly/mosfetfolly.htm

É isso mesmo, usar um MOSFET como seguidor de source alimentando com alta-tensão e tudo. Olha que tem circuito industrial que usa!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #4 : 30 de Março de 2011, as 22:12:26 »

Oi Haroldo

Mas que heresia é esta?!?! Pode usar perfeitamente uma EC900 como seguidora! Um ótimo triodo para fazer seguidor de catodo! Dá para comprar por menos de R$10,00 e é bem fácil de achar por aí em seletores de canal de TV preto e branco!

Abraços

Eduardo
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #5 : 30 de Março de 2011, as 22:16:11 »

Oi Haroldo

Mas que heresia é esta?!?! Pode usar perfeitamente uma EC900 como seguidora! Um ótimo triodo para fazer seguidor de catodo! Dá para comprar por menos de R$10,00 e é bem fácil de achar por aí em seletores de canal de TV preto e branco!

Abraços

Eduardo

Smiley

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
jplavareda
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 34

« Responder #6 : 01 de Abril de 2011, as 14:09:49 »

não funcionaria assim. ele precisa da v3, (seguidor de catodo). vc deve colocar o tonestack e volume depois dela (v3). e é justamente na v3 que está o drive, ali vale a pena usar uma válvula de boa qualidade (Mullard, Winged C, por exemplo), o resultado vai te surpreender!

Obrigado Ricardo, Eduardo e Gamal.

Visto que não funcionaria do modo que propus, resolvi fazer um amp todo solid state mesmo (power tda7294 + marshall 8001 do scorpion).

Vou reservar minha válvulas para fazer um clone slo completo mesmo.

Valeu!
Belo Horizonte - MG
xandeguarah
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17

« Responder #7 : 02 de Março de 2012, as 16:41:02 »

Li este post e vou aproveitar para sanar minha dúvida a respeito do controle de gain dos valvulados.
Pelo que percebi o controle de ganho está atrelado ao controle da grade das válvulas do pré. Correto?? Roll Eyes
Em tese, se eu ligar um potenciômetro na grade da 12AX7 do meu Giannini Thunder Bass consigo obter um controle de ganho e alcançar drives mais poderosos nele??? Tongue

Um forte abraço

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #8 : 02 de Março de 2012, as 23:24:03 »

Li este post e vou aproveitar para sanar minha dúvida a respeito do controle de gain dos valvulados.
Pelo que percebi o controle de ganho está atrelado ao controle da grade das válvulas do pré. Correto?? Roll Eyes
Em tese, se eu ligar um potenciômetro na grade da 12AX7 do meu Giannini Thunder Bass consigo obter um controle de ganho e alcançar drives mais poderosos nele??? Tongue

Um forte abraço

Sem um esquema e uma explicação melhor dessa ligação, fica difícil dizer.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
xandeguarah
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17

« Responder #9 : 03 de Março de 2012, as 08:43:03 »

Sem um esquema e uma explicação melhor dessa ligação, fica difícil dizer.

Segue o esquema do meu amplificador. Tendo essa análise, o que posso fazer para ter o tão almejado controle de ganho?

Um forte abraço
temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #10 : 03 de Março de 2012, as 19:13:03 »

Na verdade você ja tem um controle de ganho, que no seu ampli é chamado de volume. O que você pode incrementar ai é um controle de volume master, logo depois do tone stack.
Mas pelo esquema da primeria valvula só é utilizada metade. O que você pode tengtar fazer é utilizar a outra metade para conseguir mais ganho. Se a montagem é PTP, não é muito dificil incluir.
Pode começar experimentando uma configuração similar ao primeiro estagio, ou em cascata, ou ainda em parelelo, como aqui : http://mhuss.com/18watt/schematics/18wattLite2b.gif . Assim você não precisa acrescentar nenhum componente, só ligações com o outro triodo da primeira valvula (imaginando ser um duplo triodo), e pode refazer a entrada para usar simples (do jeito que esta) ou paralelo, também como esta no esquema que passei.
« Última modificação: 03 de Março de 2012, as 19:30:45 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #11 : 04 de Março de 2012, as 08:52:30 »

Oi Kem

Na verdade, para ter um controle de ganho precisa ter mais um estágio de ganho que não está no circuito. Perceba que tem metade de uma 12AX7 sem uso. Seria necessário implementar esta outra metade e aí sim aplicar um controle de ganho na entrada deste.

Provavelmente o estágio foi removido pela Giannini.

Abraços

Eduardo
Albuquerque
Visitante
« Responder #12 : 04 de Março de 2012, as 11:42:48 »

Oi Kem

Na verdade, para ter um controle de ganho precisa ter mais um estágio de ganho que não está no circuito. Perceba que tem metade de uma 12AX7 sem uso. Seria necessário implementar esta outra metade e aí sim aplicar um controle de ganho na entrada deste.

(Entrando de gaiato mas é para aprender!  Wink) Só pra ver se eu entendi, sem mais esta metade da 12AX7 o controle seria apenas do sinal limpo com amplificação unitária. Com a outra metade, o que seria duas vezes amplificado, resultaria no ganho. Correto?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #13 : 04 de Março de 2012, as 18:42:56 »

É possível colocar um controle de ganho rudimentar no primeiro triodo da V2, ligando um potenciometro de uns 10k em série com o capacitor de 25uF/25V que está em paralelo com o resistor de catodo de 820 ohm. Esse capacitor de bypass aumenta o ganho em AC e colocando um potenciometro em série se pode dosar o ganho.

Outra alternativa seria variar um pouco o valor da resistência de feedback de 22k usando uma combinação de potenciometro + resistor (tipo 15k fixo + 10k variável).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #14 : 04 de Março de 2012, as 20:41:38 »

Eduardo e xformer...
Algo contra os 2 triodos da primeira valvula em paralelo? Pergunto por curiosidade mesmo. Me pareceu a opção mais facil.
[]s.
I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: