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Autor Tópico: Pré-amplificador do SLO100 funcionaria satisfatoriamente sem V3 e V4?  (Lida 22440 vezes)
xandeguarah
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« Responder #30 : 08 de Março de 2013, as 11:09:26 »

Bom dia Eduardo!

Minutos antes de você postar eu estava relendo o meu post e reparei que daria confusão na maneira como me expressei.  Tongue
Aproveitando e aprendendo como sempre, gostaria de uma dica das possibilidades neste caso.

Quando você menciona que ativando o segundo triodo da 12AX7 no esquema, a transcondutância muda, quer dizer que a corrente de placa vai aumentar, correto? Qual é o efeito deste resultado no som?
Implementando um pot de volume neste ponto do circuito, neste caso, não ajudaria a chegar neste resultado?

Um forte abraço

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Ok ok

Pra não ficar tão maçante eu pergunto: E se fizesse algo parecido com o que existe no Soldano Atomic 16?
Ele tem um controle na primeira 12AX7, de "preamp", e o volume master fica logo após o tonestack, como disse o Kem.

Segue abaixo os esqumáticos:



Eu chamaria o atual controle de volume do TSB como "preamp" e, depois do tonestack, colocaria um resistor (de 150k??) em paralelo com o pot de 1M (volume master), ligados em série com um outro resistor (470k??) que por sua vez seria ligado ao pot dos "agudos", igual ao esquema do atomic 16. Isso daria certo??

Coloquei os valores com interrogação porque não sei como dimensionar isso.

Acredito que dessa forma eu conseguiria usar o máximo de saturação da 12AX7 e dosaria com o volume master (pós-tonestack).  Roqueiro

O que me dizem os mestres?
« Última modificação: 08 de Março de 2013, as 15:57:47 por xandeguarah » Registrado

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« Responder #31 : 08 de Março de 2013, as 18:55:02 »

Oi Xandeguarah

Quando você menciona que ativando o segundo triodo da 12AX7 no esquema, a transcondutância muda, quer dizer que a corrente de placa vai aumentar, correto?

É mais que isso. A transcondutância é o quociente da variação de corrente de placa para uma variação na tensão de grade. Não apenas a corrente de placa muda, mas a forma como ela varia também muda.

Citar
Qual é o efeito deste resultado no som?

Difícil de dizer. Depende muito do circuito.

Citar
Implementando um pot de volume neste ponto do circuito, neste caso, não ajudaria a chegar neste resultado?

Que ponto? Qual resultado você quer obter? Para onde estamos indo? Eu não sei ler seu pensamento! Você precisa desenhar o circuito, definir o que quer dele e então pode ser que alguém possa te ajudar!

Citar
E se fizesse algo parecido com o que existe no Soldano Atomic 16?
Ele tem um controle na primeira 12AX7, de "preamp", e o volume master fica logo após o tonestack, como disse o Kem.
Eu chamaria o atual controle de volume do TSB como "preamp" e, depois do tonestack, colocaria um resistor (de 150k??) em paralelo com o pot de 1M (volume master), ligados em série com um outro resistor (470k??) que por sua vez seria ligado ao pot dos "agudos", igual ao esquema do atomic 16. Isso daria certo??

Huh?Huh?Huh? Resistor em parelelo com o potenciômetro de volume?Huh? Pra que? Está muito confuso o que você quer descrever. Por favor, desenhe!!!!

Citar
Acredito que dessa forma eu conseguiria usar o máximo de saturação da 12AX7 e dosaria com o volume master (pós-tonestack). 

No máximo da saturação, qualquer dispositivo amplificador vai produzir uma onda quadrada, que é um som pavoroso. O som do Atari e do Odsei eram ondas quadradas. Ninguém quer isso! Novamente você precisa definir o que está buscando.

Desenhe seu circuito e diga o que quer dele, de forma clara! Amplificador não é Lego!

Abraços

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« Responder #32 : 09 de Março de 2013, as 00:10:10 »

Perfeitamente Eduardo

Tenho noção de que não basta sair encaixando componentes em um circuito (Lego). Não sou engenheiro da área e por isso peço ajuda aqui.

Na realidade o que me inspirou a buscar implementar o master foi o Bassman 50 SIlverface:


Não consegui encontrar o esquemático dele para comparar com o do TSB, mas encontrei este que pode traduzir o que gostaria de implementar.


Ele utiliza as mesmas válvulas que o TSB.
Nele você pode observar que existe, além dos pots de volume de cada canal, um volume master colocado antes da inversora 12AT7.
Sim, você vai me dizer que este circuito utiliza os duplo-triodos por completo, e que essa é a diferença neste caso, correto?

Teria alguma chance de implementar esse master? ou é melhor montar um do zero (segunda hipótese  inviável no momento)?

Agradeço a atenção e a paciência.

Um forte abraço
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« Responder #33 : 09 de Março de 2013, as 07:04:18 »

Oi Xandeguarah

Se o que você quer é só colocar um volume master, a solução é muito simples. Você tira o resistor de grade da entrada da inversora e coloca lá um potenciômetro log de mesmo valor. Os terminais laterais vão onde antes era o resistor e o sinal do pré entra no terminal central.

Super fácil e não precisa de mais nada.

Apenas tenha em mente que este master só vai cortar sinal. Na maior parte do tempo ele vai ficar no máximo.

Abraços

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« Responder #34 : 09 de Março de 2013, as 10:38:25 »

Apenas tenha em mente que este master só vai cortar sinal. Na maior parte do tempo ele vai ficar no máximo.

Abraços

Eduardo

Obrigado Eduardo

Entendi, ele vai cortar o sinal do pré para o power.
Putz, não era bem isso que eu imaginava  Batendo Cabeça

Eu pensei que implementando este pot de master, eu conseguiria controlar o sinal do pré, e dosar ele para o power, com o objetivo de saturar o som natural da válvula.
Desculpe pela minha cabeça dura.

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« Responder #35 : 10 de Março de 2013, as 11:21:04 »

Oi Xandeguarah

É um conceito que muita gente entende mal. O potenciômetro só corta coisas. Quem amplifica é válvula. Um controle Master não vai fazer nada saturar mais. Para que isso ocorresse você precisaria colocar outro triodo depois dele para recuperar o sinal perdido e conseguir ainda mais.

Abraços

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« Responder #36 : 10 de Março de 2013, as 13:59:43 »

...Eu pensei que implementando este pot de master, eu conseguiria controlar o sinal do pré, e dosar ele para o power, com o objetivo de saturar o som natural da válvula...
Você consegue isso, mas como o Eduardo ja disse, o pot no maximo vai ser exatamente o que você tem hoje. O que você vai conseguir é ter volumes menores.
Para conseguir mais volume, somente com mais valvula (ou transistor/FET ou OP AMP - mas ai é heresia...  Cheesy ).
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« Responder #37 : 10 de Março de 2013, as 15:53:19 »

Você consegue isso, mas como o Eduardo ja disse, o pot no maximo vai ser exatamente o que você tem hoje. O que você vai conseguir é ter volumes menores.

Há quem diga que mesmo com o pot. no máximo ele ainda exerça um pouco de resistência.
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« Responder #38 : 11 de Março de 2013, as 09:07:20 »

Oi Xandeguarah

É um conceito que muita gente entende mal. O potenciômetro só corta coisas. Quem amplifica é válvula. Um controle Master não vai fazer nada saturar mais. Para que isso ocorresse você precisaria colocar outro triodo depois dele para recuperar o sinal perdido e conseguir ainda mais.

Abraços

Eduardo

Perfeitamente Mestre

O implementar este segundo tríodo é que vejo dificuldade, dentro do meus parcos conhecimentos.

Analisando friamente:
1- Não sei se o transformador do power suportaria mais uma válvula no circuito (dimensionamento do transformador);
2 - O que exatamente seria necessário adicionar/subrair para implementar o segundo triodo (este da v1 mesmo)? Isso ainda está além dos meus conhecimentos;
3 - Estruturar a área física para guarnecer os novos componentes a adicionar ao circuito.

Um fato muito interessante é que o pot de volume dele estava "chiando". Era ainda o original Constanta de 1967.

Eu tinha um Alpha de 1MA sobrando em casa e resolvi substitui-lo. Incrível foi o resultado na simples troca deste componente.
Além de aumentar a sensibilidade do controle, tenho a impressão de que a potência "aumentou"  Grin
Bem possível de se explicar, sendo que, na minha humilde opinião, deveria dar muita fuga de sinal com esse pot velhinho.

Um forte abraço

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« Responder #39 : 12 de Março de 2013, as 08:11:52 »

Analisando friamente:
1- Não sei se o transformador do power suportaria mais uma válvula no circuito (dimensionamento do transformador);

Se o triodo já está lá, então o transformador vai aguentar. O que mais gasta numa 12AX7 é o filamento. O circuito de placa gasta muito pouco.

Citar
2 - O que exatamente seria necessário adicionar/subrair para implementar o segundo triodo (este da v1 mesmo)? Isso ainda está além dos meus conhecimentos;

Você vai precisar colocar mais dois resistores de 1/8W, o potenciômetro master e uns 2 ou 3 capacitores. O maior problema é onde colocar o potenciômetro no painel.

Citar
3 - Estruturar a área física para guarnecer os novos componentes a adicionar ao circuito.

Aí só olhando mesmo.

Citar
Um fato muito interessante é que o pot de volume dele estava "chiando". Era ainda o original Constanta de 1967. Eu tinha um Alpha de 1MA sobrando em casa e resolvi substitui-lo. Incrível foi o resultado na simples troca deste componente.

Potenciômetro da Constanta é ruim mesmo. Mesmo que fosse novo, iria chiar e dar outros problemas. Use sempre Alpha ou Alps em coisas de gente grande. Constanta é para brincar apenas.

Abraços

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« Responder #40 : 12 de Março de 2013, as 12:48:16 »

Se o triodo já está lá, então o transformador vai aguentar. O que mais gasta numa 12AX7 é o filamento. O circuito de placa gasta muito pouco.

Sabe que eu me amarro nos teus posts né Eduardo?! Tu me incita a não perder a esperança e experimentar   Cheesy
agora mesmo que eu não "desgarro" a ideia de tentar.

Você vai precisar colocar mais dois resistores de 1/8W, o potenciômetro master e uns 2 ou 3 capacitores. O maior problema é onde colocar o potenciômetro no painel.

Não se preocupe quanto ao espaço no painel  Grin
Eu já pensei em tudo e refarei o faceplate, incluindo o master, guardarei com cuidado o original, e refurarei os novos locais dos pots, switches e jacks no chassi (que ainda me permite fazer isso).

Não é bacana ter algo exclusivo? Então...

Agora o que pega é saber do circuito: quais os valores do resistor de 1/8 watt, resistores e capacitores que precisarei, e mais, como se disporão no circuito??

Potenciômetro da Constanta é ruim mesmo. Mesmo que fosse novo, iria chiar e dar outros problemas. Use sempre Alpha ou Alps em coisas de gente grande. Constanta é para brincar apenas.

Abraços

Eduardo

De fato, tenho usado alpha ou CTS, que pelo que vejo na maioria são as melhores marcas. Não conhecia a Alps. Anotada a sugestão.

Como diz o Marcel, "ô Xande pidão", hehehe. Lá vou eu de novo pedir ajuda pra redesenhar o circuito. Wink

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« Responder #41 : 12 de Março de 2013, as 13:14:34 »

Manda o circuito original que eu boto o que falta nele.
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« Responder #42 : 12 de Março de 2013, as 16:56:49 »

Manda o circuito original que eu boto o que falta nele.

Muito obrigado Mestre! Palmas

Segue abaixo:


Se você quiser te envio em MP.

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« Responder #43 : 13 de Março de 2013, as 13:20:58 »

Não precisa mandar por MP. Eu me viro com este mesmo. Espere dois dias. Se eu não responder, cobre.
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« Responder #44 : 18 de Março de 2013, as 16:42:24 »

Não precisa mandar por MP. Eu me viro com este mesmo. Espere dois dias. Se eu não responder, cobre.

Então mestre, conseguiu fazer o esquemático do circuito?

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